x
Convex Datacenter

Resultados da Enquete: Qual dos modelos se aproxima mais da frase "Todo terreno"??

Votantes
8. Você não pode votar nesta enquete
  • Nissan Xterra 2005

5 62.50%
  • Mitsubishi Pajero Sport 2005

0 0%
  • Kia Sorrento 2007

0 0%
  • Land Rover Freelander 2005

0 0%
  • Chevrolet Tracker 2009

1 12.50%
  • Ford Ranger 2008

1 12.50%
  • Toyota Hilux pick up 2005

1 12.50%
Enquete de Múltipla Escolha.
    Usuário
    Entrada
    19/12/2007
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 0

Exclamation Vamos por partes !

Amigo Degolado (que nominho hein?), a marca do óelo não é tão importante quanto suas especificações determinadas no manual: Viscosidade 15/40 ou 20/50 e a classificação SAE. O que eu sei é que estes numeros da viscosidade são de manutenção da viscosidade a estas temperaturas e no SAE quanto mais alta a letra melhor a qualidade, tipo SJ é melhor que SH.
    Levei na oficina e me cobraram 40 reais de mão de obra para a troca de óle mais filtros. Depois que ele trocou o filtro de combustível, tentou ligar o carro e ele não funcionou, ele ficou mexendo no parafuso em cima do filtro enquanto outro dava a partida e depois de várias tentativas, ele disse que ia abrir os bicos pra sangrar o ar, ele abriu os bicos, mandou o outro ligar o carro e ele finalmente pegou. Está correto esse procedimento? ou ele fez alguma coisa errada?
    Fez errado sim, deveria ter enchido o filtro com diesel, assim evitaria a entrada de ar no sistema, acho que poderia ter sangrado o ar pela bomba, não? Se não tem de ser pelos bicos mesmos.
    Isso vem bem explicado no manual, pois esse procedimento deve ser realizado quando falta diesel no tanque, a famosa pane seca.
    Depois da troca do filtro percebi que quando giro a chave na posição intermediária, a luz de água no filtro se acende juntamente com as outras, depois que ligo o carro ela apaga(antes de trocar filtro já estava assim, achei que trocando o filtro ia mudar) É normal? Ou ela não deveria acender nem na posição intermediária?
    As luzes de advertencia acendem para que o motora confira se estão em funcionamento, assim qualquer problema para os quais elas servem de alerta, podem ser notados assim que aconteçam evitando danos ao motor e passageiros.
    Depois da troca do filtro, já com o motor funcionando, percebi um barulho estranho, questionei o mecanico e ele disse que não tinha nada a ver com a troca, que provavelmente eram os rolamentos do alternador, quando ele ligou o ar, o barulho sumiu, quando desligou voltou, mas é quase imperceptível. O que vocês acham? Pode ter algo a ver com ele ter aberto os bicos?
    Nada a ver com bicos, verifica o ruido dos rolamentos com uma chave de fenda, se rodar com barulho troca imediatamente.
    O ar condicionado realmente é muito fraco e só funciona bem quando aperto o botão de recirculação, vou providenciar aqule ventilador que já descreveram aqui.
    Além desse ventilador, que na realidade só ajuda no transito engarrafado, manda verificar o gas e se não há vazamentos, só o ventilador não adianta.
    Pra finalizar, conheci o problema da arrancada em subida que já tinha visto gente aqui reclamando, deixei o carro morrer no sinal mesmo pisando fundo. Alguma manha pra evitar isso?
    Quando recebi a minha, não subia a lomba da minha garagem só em reduzida.
    Sei que é um caso extremo, mas mandei verificar bomba e bicos e fazem 3 anos.
    Nunca mais mechi, regulagem original, rodo com aros 20" e pneus 265.50. Arranca normal e olha que aqui em POA tem muita subida.
    Espero ter te ajudado.
    Abraço,
    Baadia

Usuário Avatar de fpandur
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Agradecimentos: 7
    Degolado, vou comentar algumas coisas:

- esse procedimento que fizeram de trocar o filtro me parece de gente que nunca fez isso nesse tipo de motor, a oficina que você levou é especializada em diesel ? Se fôr, me estranha o ocorrido. Eu estava acostumado com os motores diesel mais antigos, como o S4T da D20, esses tem uma bomba manual para tirar o ar. No MWM 2.8 não existe isso e na minha 1ª troca aconteceu exatamente isso que você comentou. Por isso que digo que o fato ocorrido me parece de alguém sem experiência nesses motores. Bem, segundo dicas aqui mesmo do tópico, NÃO se deve abrir o parafuso superior do filtro pois vai entrar mais ar ainda e aí que o motor afoga mesmo. O certo é encher o quer o filtro novo de diesel, aperta todas as mangueiras e dá a partida, que o motor mesmo se encarrega de eliminar o pouco de ar que sobrou no filtro. Isso nas mecânicas, nas eletrônicas basta deixar a bomba elétrica fazer esse serviço antes de dar a partida.
    - luz da água do filtro é assim mesmo, está correto
    - o barulho em princípio não tem nada a ver com sangrar os bicos. O que pode ter acontecido (pure chute meu, a distância), é de repente o rolamento já estava meia-boca e com os trancos e chacoalhos do motor engasgando pelo ar que entrou ter agravado o barulho, mas o fato de ter aberto os bicos não pode ter provocado o problema em si.
    - ar-condicionado: ventoinha ajuda, mas veja se o radidador do ar não está sujo, o meu estava cheio de poeira tampando quase metade dele, daí o rendimento não era bom. O simples fato de limpar com água melhorou bastante, mesmo assim coloquei 2 ventoinhas, mas 1 só dá conta, tanto que vou tirar a outra.
    - a 1ª marcha do carro é longa mesmo, aliado ao torque mais forte do motor que só entra em cerca de 1800 RPM, ou aperta mais o acelerador e "queima" um pouco a embreagem ou abre um pouco o débito de diesel da bomba e ameniza quase que por completo o problema (a minha está assim)

Usuário Avatar de fpandur
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Agradecimentos: 7
    Uops, optou pelo aro 20 mesmo Badia ? Quando possível, coloca umas fotos aqui pra gente ver como ficou, além das suas impressões com essas novas rodas / pneus.

Usuário
    Entrada
    02/03/2011
    Citação Postado originalmente por BADIA Ver Post
    Amigo Degolado (que nominho hein?), a marca do óelo não é tão importante quanto suas especificações determinadas no manual: Viscosidade 15/40 ou 20/50 e a classificação SAE. O que eu sei é que estes numeros da viscosidade são de manutenção da viscosidade a estas temperaturas e no SAE quanto mais alta a letra melhor a qualidade, tipo SJ é melhor que SH.
    Levei na oficina e me cobraram 40 reais de mão de obra para a troca de óle mais filtros. Depois que ele trocou o filtro de combustível, tentou ligar o carro e ele não funcionou, ele ficou mexendo no parafuso em cima do filtro enquanto outro dava a partida e depois de várias tentativas, ele disse que ia abrir os bicos pra sangrar o ar, ele abriu os bicos, mandou o outro ligar o carro e ele finalmente pegou. Está correto esse procedimento? ou ele fez alguma coisa errada?
    Fez errado sim, deveria ter enchido o filtro com diesel, assim evitaria a entrada de ar no sistema, acho que poderia ter sangrado o ar pela bomba, não? Se não tem de ser pelos bicos mesmos.
    Isso vem bem explicado no manual, pois esse procedimento deve ser realizado quando falta diesel no tanque, a famosa pane seca.
    Depois da troca do filtro percebi que quando giro a chave na posição intermediária, a luz de água no filtro se acende juntamente com as outras, depois que ligo o carro ela apaga(antes de trocar filtro já estava assim, achei que trocando o filtro ia mudar) É normal? Ou ela não deveria acender nem na posição intermediária?
    As luzes de advertencia acendem para que o motora confira se estão em funcionamento, assim qualquer problema para os quais elas servem de alerta, podem ser notados assim que aconteçam evitando danos ao motor e passageiros.
    Depois da troca do filtro, já com o motor funcionando, percebi um barulho estranho, questionei o mecanico e ele disse que não tinha nada a ver com a troca, que provavelmente eram os rolamentos do alternador, quando ele ligou o ar, o barulho sumiu, quando desligou voltou, mas é quase imperceptível. O que vocês acham? Pode ter algo a ver com ele ter aberto os bicos?
    Nada a ver com bicos, verifica o ruido dos rolamentos com uma chave de fenda, se rodar com barulho troca imediatamente.
    O ar condicionado realmente é muito fraco e só funciona bem quando aperto o botão de recirculação, vou providenciar aqule ventilador que já descreveram aqui.
    Além desse ventilador, que na realidade só ajuda no transito engarrafado, manda verificar o gas e se não há vazamentos, só o ventilador não adianta.
    Pra finalizar, conheci o problema da arrancada em subida que já tinha visto gente aqui reclamando, deixei o carro morrer no sinal mesmo pisando fundo. Alguma manha pra evitar isso?
    Quando recebi a minha, não subia a lomba da minha garagem só em reduzida.
    Sei que é um caso extremo, mas mandei verificar bomba e bicos e fazem 3 anos.
    Nunca mais mechi, regulagem original, rodo com aros 20" e pneus 265.50. Arranca normal e olha que aqui em POA tem muita subida.
    Espero ter te ajudado.
    Abraço,
    Baadia
    Amigo Badia, o nome é só um trocadilho com a minha profissão: delegado x degolado

Verifiquei pela net que o óleo é superior ao recomendado, pois o recomendado é CG4 e eu coloquei o CI4, Também é recomendado E2, esse que eu pus é E7 (É utilizado em caminhões e "promete" maior durabilidade a veículos usados em condições severas) Fiquei mais tranquilo quanto ao óleo colocado.

Quando o mecânico trocou o filtro, ele colocou o diesel que estava no filtro antigo dentro do novo, eu acompanhei ele fazendo, mas mesmo assim não funcionou o motor.

As luzes de advertência, eu só estranhei porque no manual diz que apenas as luzes de óleo, bateria e freio devem acender e as de abs e airbag devem acender e apagar, não mencionando em nenhum momento que a luz de água no filtro deva acender, mas se nas vtrs de vocês acontece o mesmo, fico mais tranquilo.8-)

Vou verificar em breve os bicos e a bomba, e também dar uma geral no ar condicionado.

Obrigado pela atenção.

Usuário
    Entrada
    02/03/2011

Valeu

Citação Postado originalmente por fpandur Ver Post
    Degolado, vou comentar algumas coisas:

- esse procedimento que fizeram de trocar o filtro me parece de gente que nunca fez isso nesse tipo de motor, a oficina que você levou é especializada em diesel ? Se fôr, me estranha o ocorrido. Eu estava acostumado com os motores diesel mais antigos, como o S4T da D20, esses tem uma bomba manual para tirar o ar. No MWM 2.8 não existe isso e na minha 1ª troca aconteceu exatamente isso que você comentou. Por isso que digo que o fato ocorrido me parece de alguém sem experiência nesses motores. Bem, segundo dicas aqui mesmo do tópico, NÃO se deve abrir o parafuso superior do filtro pois vai entrar mais ar ainda e aí que o motor afoga mesmo. O certo é encher o quer o filtro novo de diesel, aperta todas as mangueiras e dá a partida, que o motor mesmo se encarrega de eliminar o pouco de ar que sobrou no filtro. Isso nas mecânicas, nas eletrônicas basta deixar a bomba elétrica fazer esse serviço antes de dar a partida.
    - luz da água do filtro é assim mesmo, está correto
    - o barulho em princípio não tem nada a ver com sangrar os bicos. O que pode ter acontecido (pure chute meu, a distância), é de repente o rolamento já estava meia-boca e com os trancos e chacoalhos do motor engasgando pelo ar que entrou ter agravado o barulho, mas o fato de ter aberto os bicos não pode ter provocado o problema em si.
    - ar-condicionado: ventoinha ajuda, mas veja se o radidador do ar não está sujo, o meu estava cheio de poeira tampando quase metade dele, daí o rendimento não era bom. O simples fato de limpar com água melhorou bastante, mesmo assim coloquei 2 ventoinhas, mas 1 só dá conta, tanto que vou tirar a outra.
    - a 1ª marcha do carro é longa mesmo, aliado ao torque mais forte do motor que só entra em cerca de 1800 RPM, ou aperta mais o acelerador e "queima" um pouco a embreagem ou abre um pouco o débito de diesel da bomba e ameniza quase que por completo o problema (a minha está assim)

Fpandur, realmente não era uma oficina especializada em diesel, bem que eu tentei, mas depois de procurar algumas pra fazer a troca e não conseguir porque estavam lotadas, parei nessa mesmo e fiz a troca, afinal pensei que seria tão simples quanto a troca de óleo e filtros de um carro a gasolina, já aprendi mais uma!
    Sim e me lembrei agora que como eu não tinha, ele não trocou a ruela, o mecânico disse que não era necessário, que ela estava boa, embora o manual diga que sempre deve trocar, o que acham?
    Essa do parafuso eu não sabia, pois ele fez isso logo que colocou no lugar..

Vou verificar o radiador do ar, e quanto ao barulho, o ROAD THEC me repondeu no tópico xterraclub que pode ser a polia "louca" do compressor de ar, vou verificar também.

Obrigado pela ajuda!

Usuário Avatar de amorajr
    Entrada
    31/12/2010
    Local
    Natal/RN
    Citação Postado originalmente por Degolado Ver Post
    Bom pessoal, peguei a viatura hoje e fui fazer as primeiras trocas, Comprei na representante MWM daqui 8 litros de óleo YPF XV 300(acho que é isso) 15/40, filtro de óleo e filtro de combustível. O total ficou 188,00. Alguém usa esse óleo? Devo usar outro?
    No mais, é só alegria, muito bom dirigir o carro, conforto, sensação de segurança, falando em segurança, vou colocar um alarme com sensor de presença e fazer um seguro apenas para terceiros, porque pra mim ficou enviável o seguro total .

Um grande abraço e espero que possam me ajudar com as dúvidas.
    Degolado, só para constar... o ar-condicionado da minha XTerra gela muito bem aqui em Natal. Eu geralmente só uso sem o recirculador e no mínimo, só quando tem mais gente no carro que eu aumento. Agora, já aconteceu de quando eu estar viajando, na estrada, o ar parar de gelar, aí eu desligo ele um pouco e volto a ligar, aí volta ao normal.
    Com relação a perda de potência em subida a minha não acontece. Acho que ela está com a bomba aberta, tem uma força grande.

Um abraço.
    José Maria

Usuário
    Entrada
    19/12/2007
    Local
    Porto Alegre/RS

Thumbs up Aros 20"

fpandur, ficou ducarai, só rodei na cidade e as primeiras impressões:
    - Visualmente mudou o carro;
    - Ficou mais duro nos buracos;
    - Ficou mais estavel nas curva e manobras em média velocidade;
    - Acabou o balanço da carroçaria aos 140/150, mesmo sem a barra estabilizadora na traseira;
    - Ainda não sei do consumo, mas como tem mais arrasto pela banda de rodagem, acredito q vai queimar mais diesel;
    - Acabou o ruido dos pneus; silêncio.
    Quando estiver em POA tiro e posto fotos.
    Abraço,
    Badia
    Citação Postado originalmente por fpandur Ver Post
    Uops, optou pelo aro 20 mesmo Badia ? Quando possível, coloca umas fotos aqui pra gente ver como ficou, além das suas impressões com essas novas rodas / pneus.

Usuário Avatar de LôôK
    Entrada
    08/06/2008
    Local
    Macaé/RJ

O que ver na compra de um XTerra?

Pessoal, estou em vistas de fechar negócio com um XTerra usado 2006 com apenas 50 mil Km. Será?
    A lataria do carro está perfeita e aparentemente o carro foi pouco usado.
    Mas aí vem a dúvida, o que olhar no XTerra para saber que tipo de uso teve?
    Kilometragem baixa nem sempre corresponde a realidade, tem outra forma de saber se o carro rodou muito?
    Alguma particularidade do XTerra que deva ser olhada/verificada?
    Alguem pode me dar alguma dica?
    Obrigado pessoal!

Usuário Avatar de BETUCAGARCIA
    Entrada
    11/08/2006
    Local
    Salvador/BA

Sempre de olho!!!

Senhores,

Ando sumido em função do trabalho mas sempre que posso dou uma espiadinha(estava a trabalho no Rio de Janeiro mais uma vêz e cheguei a Salvador ontem dia 16/3), ver e ler este tópico me faz bem, pois aprendo cada vêz mais, aquí em Salvador ainda não têm uma pessoa que tenha uma X para trocarmos ideias enquantos isto vou fazendo amigos pelo Brasil.
    O meu último acesso antes do Carnaval havia colocado minha relação de serviços executados e a executar na X inclusive com fotos.

Segue aquí o que foi feito neste etapa o que foi executado com fotos:

FEITO DIA 26/2/2011
    ->TENSOR DA POLIA
    ->8 FEIXE DE MOLAS(4 LADO DIREITO E 4 ESQUERDO).
    ->BUCHAS DA BARRA ESTABILIZADORA TRASEIRA.
    ->MÃO-DE-OBRA MECÂNICO COM PEÇAS ACIMA R$ 300,00

Obs.: A borracha esquerda da barra estabilizadora havia caído de tão ruím que estavam, provavelmente nunca foram trocadas. Toda vez que passava em quebra-molas ouvia batidas secas de ferro com ferro no fundo do carro, após troca das borrachas e bieletas o carro ficou macio em lombadas e quebra-molas.
    Obs1.: Antes de trocar o TENSOR DA POLIA quando estava em trânsito congestionado ouvia um barulho de lata arrastando ou batendo e assim que liguei o carro após a substituíção do tensor da polia não ouví mais o barulho citado acima. Posso dizer que hoje o carro está ficando ao meu gosto, macio sem baulhos externos e aos poucos sendo preparado para a viagem de férias que faremos em Agosto deste ano e que provávelmente encontre-os pelo caminho de Salvador até Monte Verde(M.G.).
    Segue fotos de como ficaram após serem instalados e o que deu para fotografar quando foi substituído. Para saber o nome da peça coloque o mouse sob a foto que apareçerá.

Grande abraço a todos,
    Jony, contínuo sempre que posso arrumando nossa planilha de manutenção, hora dessas te enviarei para consertos e após repassá-la para este tópico.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Comprei um Xterra e... GOSTEI!!!-bieletas4.jpg   Comprei um Xterra e... GOSTEI!!!-bieletas.jpg   Comprei um Xterra e... GOSTEI!!!-tensor-da-polia.jpg   Comprei um Xterra e... GOSTEI!!!-tensor-da-polia1.jpg   Comprei um Xterra e... GOSTEI!!!-bucha-barra-estabilizadora.jpg  
    4X4 Brasil
    "A velocidade que empolga é a mesma que mata"
    "Ao convergir para direita ou para esquerda, utilize as setas de sinalização do veículo".

Entrada
    11/08/2006
    Local
    Salvador/BA

Sempre de olho!!!

Mais fotos:
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Comprei um Xterra e... GOSTEI!!!-bucha-feche-de-molas-1.jpg   Comprei um Xterra e... GOSTEI!!!-bucha-feche-de-molas-2.jpg   Comprei um Xterra e... GOSTEI!!!-bucha-feche-de-molas-3.jpg   Comprei um Xterra e... GOSTEI!!!-bucha-feche-de-molas-ruim.jpg   Comprei um Xterra e... GOSTEI!!!-bucha-feche-de-molas-ruim-2.jpg  
    "Ao convergir para direita ou para esquerda, utilize as setas de sinalização do veículo".

Entrada
    11/08/2006
    Local
    Salvador/BA

Sempre de olho!!!

Proximas etapas;
    ->correção dos arranhões do teto, área externa e outras areas do veículo e recomposição de area com ponto de ferrugem junto ao bagageiro situado no lado direito do fundo do carro.
    ->prender parachoques danteiro lado do carona.
    ->parabrisa preço médio encontrado r$ 500,00 à vista ou 523,00 / 3.

Usuário Avatar de Leandro Salgado
    Entrada
    06/06/2010
    Local
    Nova Friburgo/RJ
    FOTOS FOTOS FOTOS !!!

Citação Postado originalmente por BADIA Ver Post
    fpandur, ficou ducarai, só rodei na cidade e as primeiras impressões:
    - Visualmente mudou o carro;
    - Ficou mais duro nos buracos;
    - Ficou mais estavel nas curva e manobras em média velocidade;
    - Acabou o balanço da carroçaria aos 140/150, mesmo sem a barra estabilizadora na traseira;
    - Ainda não sei do consumo, mas como tem mais arrasto pela banda de rodagem, acredito q vai queimar mais diesel;
    - Acabou o ruido dos pneus; silêncio.
    Quando estiver em POA tiro e posto fotos.
    Abraço,
    Badia

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem