- esse procedimento que fizeram de trocar o filtro me parece de gente que nunca fez isso nesse tipo de motor, a oficina que você levou é especializada em diesel ? Se fôr, me estranha o ocorrido. Eu estava acostumado com os motores diesel mais antigos, como o S4T da D20, esses tem uma bomba manual para tirar o ar. No MWM 2.8 não existe isso e na minha 1ª troca aconteceu exatamente isso que você comentou. Por isso que digo que o fato ocorrido me parece de alguém sem experiência nesses motores. Bem, segundo dicas aqui mesmo do tópico, NÃO se deve abrir o parafuso superior do filtro pois vai entrar mais ar ainda e aí que o motor afoga mesmo. O certo é encher o quer o filtro novo de diesel, aperta todas as mangueiras e dá a partida, que o motor mesmo se encarrega de eliminar o pouco de ar que sobrou no filtro. Isso nas mecânicas, nas eletrônicas basta deixar a bomba elétrica fazer esse serviço antes de dar a partida.
- luz da água do filtro é assim mesmo, está correto
- o barulho em princípio não tem nada a ver com sangrar os bicos. O que pode ter acontecido (pure chute meu, a distância), é de repente o rolamento já estava meia-boca e com os trancos e chacoalhos do motor engasgando pelo ar que entrou ter agravado o barulho, mas o fato de ter aberto os bicos não pode ter provocado o problema em si.
- ar-condicionado: ventoinha ajuda, mas veja se o radidador do ar não está sujo, o meu estava cheio de poeira tampando quase metade dele, daí o rendimento não era bom. O simples fato de limpar com água melhorou bastante, mesmo assim coloquei 2 ventoinhas, mas 1 só dá conta, tanto que vou tirar a outra.
- a 1ª marcha do carro é longa mesmo, aliado ao torque mais forte do motor que só entra em cerca de 1800 RPM, ou aperta mais o acelerador e "queima" um pouco a embreagem ou abre um pouco o débito de diesel da bomba e ameniza quase que por completo o problema (a minha está assim)