O seu estava entupido?
O meu retiro um vez por ano e deixo de molho no querosene, sai a sujeira toda.
Valeu
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Beleza mram, grato pela informação, não sabia que tinha esse nome. Em trocas de óleo intervaladas (uma sim e outra não) retiro essa peça e a válvula PCV para uma limpeza
Gente, esse "elemento separador de óleo" e essa "válvula PCV" tem na frontier 2.8 MWM? Pela foto postada por "mram29", não consegui identificar no meu motor. Muito menos a "válvula PCV" citada por "fpandur". Alguém tem essa informação precisa para me fornecer?
Desde já agradeço.
Também não fazia a menor idéia, mas com o advento do Google onde na natureza tudo se copia e cola:
Válvula de ventilação positiva do Carter (PCV)
Devido as altas pressões encontradas no interior do motor durante o processo de combustão, uma parte dos gases queimados escapam pelos anéis dos pistões indo em direção ao carter . Esses gases, que vazam para o carter, contém quantidade significativas de Hidrocarbonetos (HC) que além de aumentar sua pressão contribuem para a diluição do óleo e contaminação do meio ambiente, uma vez que, até à algum tempo eles eram lançados para a atmosfera, através do respiro , sem qualquer tratamento.
Desde 1968, nos EUA e mais recentemente aqui no Brasil a liberação desse vapores para a atmosfera foi proibida .Os gases ali contidos devem ser reaproveitados pelo motor, recirculando internamente, preservando, assim, o meio ambiente, diminuindo a contaminação do óleo e evitando a formação de borras .
Em marcha lenta, com a borboleta aceleradora fechada, o vácuo no coletor de admissão é intenso. Assim, a válvula PCV se mantém, parcialmente, aberta e a ação desse vácuo vai se fazer presente no interior da tampa de válvulas, provocando uma corrente que arrasta os vapores do carter, levando-o ao coletor de admissão onde se juntará a mistura ar/combustível para ser queimado no interior do motor.
Nos regimes de cargas mais altas do motor, quando a borboleta aceleradora está mais aberta, o vácuo no coletor diminui de intensidade. A válvula PCV nesse instante se abre totalmente permitindo um aumenta na recirculação dos gases do carter através dela. Quando a potência máxima do motor é alcançada o reaproveitamento dos vapores do carter é feito pela aspiração direta do filtro de ar, pois, como dissemos anteriormente existe uma ligação da tampa de válvulas com a parte interna do filtro. Assim, o fluxo intenso de ar no filtro, provocado pelo elevado regime de trabalho do motor, também promove intensa corrente no interior dele, removendo e reaproveitando os gases produzidos pela combustão.
O reaproveitamento dos gases é feito por meio de uma válvula -PCV- que instalada no coletor de admissão, funciona pela ação do vácuo, criado pelo motor, durante o funcionamento, promovendo sua ventilação, geralmente, pela tampa de válvulas. Esta tampa é ligada ao filtro de ar; e ao coletor de admissão através da válvula PCV.
fonte:http://sistemasautomotivos.blogspot....lvula-pcv.html
Válvula PCV é aquela que vai na mangueira de saída do filtro de ar, que segue para a turbina. Um lado dela é ligada nessa mangueira e o outro lado ao elemento separador de óleo, citado pelo mram.
Vi eles mexendo nela hoje.
Valeu Flavio.
Valeu mram29! Mas vou ter que "fussar" para compreender melhor...
Teoricamente se retirarmos a mangueira que sai da válvula PCV e entra na admissão e deixarmos livre para o ambiente, teremos um ganho no desempenho, certo?
Visto que estaríamos admitindo mais O2, pois não haveria a porção de gases vindas da PCV.
Claro que poluiria mais...
Será que este ganho é significativo?