Relato da adaptação do rolamento do cardan do toyota bandeirante
Olá amigos foristas.
Busquei a viatura da oficina com a adaptação do rolamento do cardan da toyota bandeirante.
Ficou o máximo. Não trepida nadinha e não ficou nehuma folga.
Na verdade, a camionete tá rodando mais lizinha e firme, e parece que com mais potência, pois o cardan não ficou com aquela folga que ficava com os rolamentos paralelos que imitavam o original. Cheguei a trocar uns 5 desses em 2 anos. A borracha do rolamento se rasgava toda e deixava todo o sistema com folga e barulhos desconfortáveis.
Antes com o outro rolamento genérico, mesmo ele novo ficava com folga. Com esse de agora a coisa tá justinha.
Estou relatando isso porque para alguns a daptação deu certo e para outros deu errado. Tem um amigo forista que tentou fazer e disse que ficou pior, que trepidava mais do que antes. E para outro, que foi o primeiro a relatar esta adaptação deu certo. Inclusive acho que foi ele que teve a idéia original.
Acho que sei onde está o segredo, pois acompanhei todo o precesso com o mecânico.
Não é simplesmente comprar e colocar lá. Leva uma manhã inteira para fazer.
Em primeiro lugar tem que achar um mecânico bom e que tenha boa vontade, paciência e experiência. Aqui na minha cidade tem um desses.
Tem que comprar o rolamento do toyota bandeirante junto com o suporte de ferro da marca REI. Outra marca não serve.
Agora vem o segredo. O mecânico. Ele tem que colocar outros parafusos, calsos e etc. Colocar no torno e tal, ou seja, adaptações diversas. Dá uma trabalheira do cão. Depois o mecânico tem que saber montar o cardan, alinhar e tal. Pois pasmem, já peguei mecânico que dizia saber mexer com cardan e não sabia nem montar o mesmo. Ae trepida tudo mesmo. Não é simplesmente pegar ele e parafusar lá. Tem toda uma questão de ângulo e alinhamento. Pois se não acontece o que aconteceu, provavelmente, com o nosso amigo que não deu certo a adaptação. Fica pior do que tava e começa a trepidar mais do que britadeira.
Espero ter ajudado com este relato e qualquer coisa estamos ae para tirar dúvidas.
Abraços.