
Postado originalmente por
renzzoscalon
Olá, tenho uma SV Attack MT 10 anos 2013/2013, esta com 34.000 km, com 2000km apresentou problemas no sensor de temperatura da turbina, depois de andar uns 10 minutos na rodovia o sensor atuava e limitava a potência, levei na css e consertaram no mesmo dia, até agora sem nenhum problema.
Aos 10.000km fiz reprogramação da injeção na digipower, segundo eles vem 40cv a mais e 10kgfm de torque, depois de reprogramar, retirei o abafador (só liguei direto com um pedaço de cano ao escape original, continua saindo na traseira) e depois mandei ela no dinamômetro, medimos e vieram 242 pôneis a 3950rpm e 55,6kgfm a 2600rpm ( o dina começa a medir só a 2500rpm, acredito que o torque venha já a 2000rpm ), a maior vantagem que notei com a reprogramação foi nas retomadas e arrancadas. Tem uma ladeira em minha cidade que uso de teste para todos os carros, é uma avenida pouco movimentada com uns 500 metros de subida muito forte desde a ponte lá embaixo até uma faixa de pedestre lá no final da subida, antes de fazer a reprogramação ela passava no final da subida a 90km/h em 4ª marcha, depois da reprogramação ela passa a 110km/h já engatando a 5ª marcha(velocidades medidas com GPS), a diferença de força é muito grande, atualmente uso os BF Goodrich all-terrain 265/75 e de 1ª marcha hora que da 2000 rpm ela lixa os pneus no asfalto, espeta a segunda e lixa um pouco, enfim, o torque ficou muito bom, puxo meu JET na carretinha que juntos pesam uns 500kg e ela sobe praticamente qualquer subida a 140km/h. Já de final não fez muita diferença pois a 6ª marcha é muito curta e limita a final praticamente a 180km/h (4000rpm), essa 6ª bem que podia ser mais longa, dai daria pra empurrar uns 200 até uns 220km/h, mas esta bom, afinal é uma pick-up, não um esportivo. Quanto ao consumo não notei muita diferença, praticamente consome o mesmo tanto, se andar de boa de 100 a 120km/h faz de 10 a 11km/l, eu geralmente ando acelerado de 140 pra frente e ela faz na média de 8km/l.
O único inconveniente que o chip me gerou foi que se você andar na cidade pequenas distâncias, e isso se repetir várias vezes e o catalisador não atingir a temperatura de trabalho, depois de umas 10 partidas e paradas, acende uma luz no painel indicando sujeira no catalizador, segundo o pessoal da digipower isso é normal pois com a reprogramação a pressão do turbo sobe de 1.4Kg originais para 1.8kg e em certa faixa de rotação e carga o motor roda com a mistura pobre para economizar combustível, e isso acarreta excesso de monóxido no escape e suja mais facilmente o catalizador, mas é só pegar a pista e andar em velocidade constante que o catalizador atinge a temperatura de trabalho ideal e a luz apaga (queria mesmo era limpar esses catalizadores fora pra vir uns pôneis a mais).
Meu pai tem uma hilux 2013 SRV A/T e ela nunca conseguiu andar junto com a frontier, quando ainda era original ela passava na mesma subida a uns 80km/h, dai comprei um chip da Unichip com o Fábio da Nascarchips e colocamos nela, segundo o Fábio vem uns 50cv e uns 10kgfm a mais, se for real ela fica com uns 220cv e 46kgfm, o engraçado é que na hilux por ser automática, parece que a diferença com o chip é maior que na frontier pois ela espeta as marchas mais rápido, bom, o resultado foi que passou no fim da subida a 100km/h, mesmo com o chip anda menos que a frontier até os 180km/h, depois a hilux passa pois tem a relação mais longa, ela chega mais fácil aos 200km/h mas não passa muito disso também (atinge a rotação de potência máxima).
Quanto a suspensão, a minha também bate nos batentes, mas isso é normal nas frontier, suspensão mais baixa e com curso mais curto gera esse problema mas favorece em outros, como maciez e estabilidade, um amigo colocou uma mola a mais na traseira e praticamente eliminou os problemas, só que ficou bem mais dura, como eu praticamente não carrego peso na caçamba, no máximo meu labrador que ta bem gordinho mas não passa de 40kg esse problema não me incomoda, mas conforme citado acima, meu pai tem uma hilux 2013, ela tem a suspensão mais alta e robusta, só que cobra na maciez e na estabilidade que é bem pior que a frontier, temos as duas aqui em casa, traduzindo em miúdos, quer uma pick-up pra serviço e estrada de terra, pegue uma hilux, quer uma pick-up mais macia e com mais estabilidade, pegue a frontier.
Qualquer duvida é só perguntar
Renzzo Scalon