O melhor aditivo de arrefecimento sem dúvida é o original C 470 vendido pela MIT.
custa em média R$ 32,00 o litro .
Versão Imprimível
O melhor aditivo de arrefecimento sem dúvida é o original C 470 vendido pela MIT.
custa em média R$ 32,00 o litro .
Esse aditivo da Mitsubishi... 32 reais o litro... é pra ser diluído né?
è para ser diluido na proporção em 45% / 55%
Estou usando um anti-corrosivo da MWM, muito bom e barato. Não tem propriedades "anti-fervurais", mas como não tenho problemas com temperatura, pra mim tem servido perfeitamente bem. R$ 14,00 o litro pra ser diluído em até 30 litros de água no sistema.
Uso 600ml e guardo o resto pra repor quando necessário.
Olha Marcelo...
nao consegui achar esse tipo y.. ai vi que o tempra tem um tipo t
duas derivaçoes tamanho da boca do radiador e uma menor no meio tamanho da do reservatorio.. vou tentar com ela mesmo..
como nao fiz a tampa , usei a saida ja existente, vou tentar com isso, caso nao haja resultado ai vou tentar fazer a tampa e o y...
Fala Ricardo ;
Seria está a conexão T usada no tempra ?? se sim o bocal de cima parece ser de maior Ø do que a mangueira que sai do vaso expansor ,
Depois de tudo pronto , por favor não esqueça de postar as fotos com o projeto e os materiais usados .
Abração .
Fala Marcelao...
Pode deixar que estou documentando tudo pra colocar aqui...
deixa eu te contar a nova.. hoje conclui e comecei a fase de testes...
ahh antes disso, disculpa, sobre a conexao.. nao e a do tempra e sim do opala.. tanto o joelho da tampa como o t que coloca na mangueira do radiador...
mas voltado ao assunto, hoje terminando o serviço, achei a tal abertura que precisava aumentar , ela fica entre a valvula termostatica e a bomba dagua... coloquei tambem uma valvula nova de 76 graus como o sapo disse.. e tambem , com medo dei dois furos nela..
bom, sai pra testar ... o carro demorou para subir a temperatura ate o meio.. ai botei 4 pessoas no carro e liguei o ar.. e pisei fundo... cheguei a dar umas voltas e tudo bem.. mas de uma hora pra outra o ponteiro começou a subir .. como ja estava chegando na oficina , levantei o capo
agua estava jorrando pela tampa.. sei lah ate parar , chegou a jorar 2 litros de arrefecimento.. observamos.. e costatamos que era ar no sistema, tinha uma strada adveture parada na oficina, pegamos a tampa dela, pra nao dizer que nao testamos a tampa, colocamos no reservatorio e completamos, apesar que tava tao quente que nao deu pra colocar muito liquido... fomos testar denovo.. nao vazou, mas a temperatura começou a subir como antes... so que nao fiquei convencido, pois jorrou muita agua e nao foi recolocado a mesma quantidade.. entao acho que o sistema nao esta com a capacidade normal de liquido.. mas andando normal ela nem mexe o ponteiro.. vou deixar ela esfriar de um dia para o outro para colocar e fazer novo teste..
agora duvidas:
apos toda montagem.. observei que a agua so vai para o recipiente apos o carro estar quente e acelerando? pois pensei que a troca ia ser constante mesmo com o carro em parado em macha lenta..
meu mecanico ta temando comigo que e culpa das magueiras que coloquei muito longas.. e tambem porque nao coloquei aquele joelho na tampa e sim aproveitei a saida antiga, somente alarguei ela com uma broca ,
na montagem falei para ele abusar nas magueiras e dar a volta pela lataria para caber mais agua.. deduzi, mais magueira mais agua, ja que o recipiente so cabe 1,5l ,ele agora ta querendo cortar elas... diminuir a distancia...
estou acreditando que amanha apos ela estar fria, tomara que o recipiente esta vazio , porque ai e so completar com o carro ligado para tirar o ar todo e fazer novo teste..
ficou ate legalzinho o negocio... parecendo de concessionaria..
estando concluido tudo posto as fotos
referencias das peças
to querendo chamar esse quit de "kit sofrimento" rsrsr
abraço
Ola Pedro...
Sera que vc nao poderia compartilhar com fotos o seu kit gelo?
e perguntando, funcionou? resolveu o problema de aquecimento?
Fala Pedro !! Rapaz ontem fiquei procurando seus posts´s aqui no forum , querendo saber informações a algumas fotos do seu Kit gelo .
Se for possível ,manda umas fotos do seu kit .
Abração .
Fala Ricardo, eu acho que é por aí mesmo , a água só vaí para o reservatório , se a temperatura e a pressão no radiador forem altas. alguém me corrija se estiver errado .
Quanto a vc estar usando a saída lateral do radiador , isso não tem anda haver, visto que as saídas são próximas no caso de vc usar o joelho na tampa .
vc tem que se certificar se o líquido do reservatório de expansão também está descendo para a bomba d´água. nesse caso uma mangueira muito comprida seria um empecilho .
Vamos conversando .
Abs
Ola Marcelo...
completando o post anterior: de manha vi que faltava 750ml de liquido, completei. fiz teste apos isso, subindo a serra com ar ligado, conclusão.:
apos a instalação do kit.. o carro melhorou 70%, mas ainda aquece, agora descobrimos umas coisas... a valvula tesmostatica que o sapo disse.. estava fazendo o teste com ela, mas depois observando a capsula onde ela se encaixa... nao e a mesma.. onde quando ela abre.. como ela e mais curta a trazeira dela nao tapa a circulação do bloco, para ficar somente no radiador..
e pior de tudo.. como tinha pegado ela e testado com ela fria.. achava que ela nao tinha essa funçao de tampar quando abri-se.. o que fiz..
abri mais um pouco a saida onde ela encosta "onde eu achava que tinha que alargar que o alexandre disse que tinha que alargar algo na bomba"... sendo que agora nem com a termostatica original ta tapando direito... vou ter que tirar a peça fazer uma solda de aluminio para voltar ao normal..
ai fazer novo teste para ver... a cirulação ta legal.. funcionando bem..
nao ta jorrando nada de agua...
Duas coisas agora que esto pensando em fazer...
1- Trocar a helice para de 11 pas
ou
2- Duplicar o radiador.
o que observei, ao olhar a temperatura das maqueiras de entrada e saida do radiador.. estao praticamente com mesma temperatura, parecendo que a o radiador nao esta fazendo seu papel como deveria..
Relação de Peças:
1-Reservatorio da Strada, Palio
2-Conexão em t do Opala
3-conexão Joelho, vem na bomba de combustivel do opala
4-Magueiras e braçadeiras...
5-Suporte pequeno de aço..
desculpe, as fotos estao meio embaçadas.. celular e foda!
marcelo.. com o voce disse do y, acho que optaram por ele para facilitar na hora de mexer com a mangueira que vai para o recipiente...
pois nao deve fazer muita diferença do t ..
sapo bomba ... concluindo sua curiosidade, com a termostatica da quadradinha, nao funciona.. pois ela aberta nao consegue tapar a saida para circulaçao do bloco... fiz o teste com ela e ficou a mesma coisa que sem termostatica..
abraço