Rodovia BR-040 - Incêndio
Ontem, voltando de Itaipava (RJ), auxiliei a apagar um incêndio num caminhão que descia a serra. Depois envei a correspondência abaixo para a ANTT, em repúdio à postura da concessionária CONCER.:x
================================================== ======
Agência Nacional de Transportes Terrestres-ANTT
Brasília (DF)
Diretor Geral
Sr. Bernardo Figueiredo,
Rodovia BR-040 - Trecho Petrópolis/Rio de Janeiro – Acidente
No dia 16.07.2009, por volta das 17:30 hs., rodovia BR-040, trecho da serra sentido Petrópolis/Rio de janeiro, na altura do km.95, um caminhão repleto de mercadoria começou a pegar fogo nas rodas traseiras, fruto - talvez – da forte fricção das lonas de freio traseiras, esforço efetuado face à inclinação natural da rodovia que ocorre na descida da serra.
O motorista do caminhão parou o veículo no acostamento, saltou e despejou todo o extintor de incêndio no local do fogo, não logrando êxito em apagá-lo. Após essa manobra, foi para o centro da estrada e solicitou auxílio. Assim que vi a situação, parei minha camionete e despejei o meu extintor de incêndio no local do fogo, que também não foi totalmente extinto. O motorista começou a jogar terra nos pneus e nas peças do veículo.
Foi quando me lembrei que a citada estrada federal contava com serviços gratuitos de socorro, abastecido pelo polpudo contrato celebrado com o governo federal e, óbvio, pelo extorsivo pedágio cobrado ao contribuinte. Tentei, então, entrar em contato com o telefone da CONCER (08002820040), divulgado ao longo de toda a rodovia.
Mas uma baita surpresa me aguardava: o tal telefone 0800 da CONCER não aceita ligação de telefone celular! Isso é de uma estupidez sem tamanho. O motorista precisando de um auxílio urgente e a concessionária da rodovia só disponibiliza um único telefone, que não atende chamadas de celulares! Como se ao longo da estrada estivessem disponíveis milhares de telefones públicos..............seria risível, se não fosse trágico, estúpido e, talvez, até criminoso!
Mas a coisa, como é sabido através das “Leis de Murphy” (dentre elas a fatídica “Se alguma coisa pode dar errado, dará. E mais, dará errado da pior
maneira, no pior momento e de modo que cause o maior dano possível.”), só iria piorar: sem poder fazer muito mais, já que tínhamos descarregado dois extintores de incêndio nas rodas traseiras do caminhão e o fogo não parecia debelado e, ainda, a comunicação telefônica com a CONCER era impossível, tratei de tentar acalmar o caminhoneiro dizendo que continuaria com a minha viagem e passaria no posto da concessionária localizado no km.104 (onde existe o pedágio) para avisar do ocorrido e pedir auxílio.
Continuei a viagem e minutos depois estava diante do posto da CONCER. Mas o raio do posto é do outro lado da pista dupla, sentido subida da serra para Petrópolis. Tive que estacionar a minha camionete no acostamento e enfrentar, a pé, correndo risco de morte por atropelamento, as pistas de descida e subida da rodovia até conseguir falar com um encarregado da concessionária, que mandou ao local um carro-socorro.
Que maravilha esse atendimento da CONCER, não é mesmo? Além de não atender ligações telefônicas emergenciais de celular (como se as rodovias estivessem repletas de telefones públicos disponíveis), coloca em risco a vida daqueles que se dispõe a alertar pessoalmente casos urgentes, uma vez que não dispõe de posto de atendimento do lado de descida da serra, na altura do km.104/pedágio. E na propaganda da CONCER a concessionária afirma que efetuou não sei quantos salvamentos e socorros ao longo dos quase 15 anos que presta serviços ao público. Até que ponto tudo isso é verdade?
Imaginem quantos atendimentos a concessionária deixou de efetuar por conta da mesquinharia de não atender chamadas de emergências de telefones celulares! Imaginem quantas pessoas podem ter sido prejudicadas com a destruição do patrimônio ou até mesmo ter morrido por conta de demora no atendimento, uma vez que a CONCER pratica uma política ridícula de não atender a chamadas de emergência através de telefones celulares! Mas morto não reclama, não faz carta e sequer deixa depoimento para dizer que a eventual demora de um socorro foi que propiciou a morte. Assim a CONCER pode exibir suas estatísticas sem maiores questionamentos.
Quero deixar clara a minha TOTAL INDIGNAÇÃO com a atitude desrespeitosa da CONCER, que cobra exorbitantes R$ 7,20 de cada carro por cada trecho de meros 100 kms. de estrada e, em contrapartida, não aceita telefonema emergencial partido de um celular, cujo custo médio é de irrelevantes R$ 0,70/minuto, telefonema esse que pode salvar uma vida, que pode salvar um patrimônio de toda uma vida! É uma vergonha, uma lástima. E tem gente que acredita que apenas os políticos ferram esse Brasil, como se empresários gananciosos não fossem também responsáveis pelas mazelas do nosso país.
Atenciosamente,
Wagner
================================================== =====