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2° Encontro de Pajeros TR4/iO-RJ/SP...

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  • 17/11/2009, 12:41
    Ricardo Piovan
    5 Anexo(s)
    Fala Márcio, blz ??

    Fiz no sistema mola original + calço de 2", prolongamento das bieletas e dos amortecedores.

    Não quis colocar a mola da Courrie. A sua também dá fim de curso, com aquela batida seca ????

    Pode deixar que as próximas dúvidas serão postadas na Comunidade Mitsubishi !!!

    Abração
  • 17/11/2009, 13:11
    Marcio Medina
    Citação:

    Postado originalmente por Ricardo Piovan Ver Post
    Fala Márcio, blz ??

    Fiz no sistema mola original + calço de 2", prolongamento das bieletas e dos amortecedores.

    Não quis colocar a mola da Courrie. A sua também dá fim de curso, com aquela batida seca ????

    Pode deixar que as próximas dúvidas serão postadas na Comunidade Mitsubishi !!!

    Abração

    Falae, Ricardo!

    Seguinte: colocando mola+calço na traseira (no meu carro tb fiz assim) vc comprime a mola no seu regime original. Da mesma forma que o calço "empurra" a carroceria para cima, o carro "empurra" o calço para baixo.

    Como o calço é rígido e a mola é comprimível, a mesma acaba trabalhando em um estado de compressão constante. Assim, quando vc passa numa lombada ou coisa do tipo, a pressão da mola é maior (por estar comprimida) e acaba jogando a carroceria pra cima com mais força que o normal. Aí vem a "batida seca" do conjunto de suspensão. Tente reparar que, se passar rápido na lombada, a traseira do carro vai dar uma "quicada" e tlvz, até tirar um pouco do contato do pneu com o solo. Essa quicada é por força excessiva causada pela compressão da mola.

    Sinceramente isso não me incomoda. De toda forma, já vi relatos que, trocando o conjunto mola+calço por molas do Escort Zetec 16V com ar diant. (e eliminando os calços), essas batidas param. Se pensar, realmente faz sentido pois a mola trabalharia em seu regime original e não comprimida. Assim não "empurraria" a carroceria para cima com tanto impacto.

    Qqr coisa, posta aí!

    Abs,
  • 17/11/2009, 14:38
    Ricardo Piovan
    Fala Márcio, blz ???

    O que vc falou realmente faz sentido !! Mas eu acho que a batida seca é oriunda dos amortecedores chegando em fim de curso devido ao problema que vc explicou !!! A mola empura mais por estar mais comprimida e como os amortecedores não foram dimensionados para essa compressão e maior curso, acabam então sofrendo o fim de curso com mais facilidade !!! Eu até tentei instalar os prolongadores nos amortecedores, como mostrei nas fotos, mas não melhorou muito !!
    Eu acho que a solução é mesmo as molas do Escort ou os Ranchos 999118, que alias podem ser regulados em diferentes pressões, facilitando um set up ideal !!

    Abração
  • 17/11/2009, 14:54
    Marcio Medina
    Citação:

    Postado originalmente por Ricardo Piovan Ver Post
    Fala Márcio, blz ???

    O que vc falou realmente faz sentido !! Mas eu acho que a batida seca é oriunda dos amortecedores chegando em fim de curso devido ao problema que vc explicou !!! A mola empura mais por estar mais comprimida e como os amortecedores não foram dimensionados para essa compressão e maior curso, acabam então sofrendo o fim de curso com mais facilidade !!! Eu até tentei instalar os prolongadores nos amortecedores, como mostrei nas fotos, mas não melhorou muito !!
    Eu acho que a solução é mesmo as molas do Escort ou os Ranchos 999118, que alias podem ser regulados em diferentes pressões, facilitando um set up ideal !!

    Abração

    Olá, Ricardo!

    É isso mesmo que eu tentei te dizer. Quando me referi a "conjunto de suspensão", é pq td ajuda a fazer barulho com esse impacto, porém, ele é causado por um "limitador" do conjunto, neste caso, o amortecedor. Quando o curso é maior (como é no seu caso), a batida diminui, porém ainda existe.

    A saída realmente é tentar uma compressão mais fraca na mola, ou seja, eliminar os calços e usar molas maiores. Entenda que uma mola comprimida tem mto mais força e velocidade de impulsão do que uma que trabalha em regime normal, por isso seu prolongadores foram em vão...

    Abs e qqr dúvida, é só chamar!
  • 17/11/2009, 14:59
    Ricardo Piovan
    Tenho um amigo que comprou os Rancho 999118 para instalar na TR4 dele com lift de 2", mas tá esperando eles chegarem. Quando ele testar eu posto os comentários para dizer se vale a pena ou não !!

    Abração
  • 17/11/2009, 15:09
    Xcode Brasil
    Ricardo blz tenho uma tr com lift de 2"e nao tem fim de curso no amortecedor .
  • 17/11/2009, 15:10
    Marcio Medina
    Citação:

    Postado originalmente por Ricardo Piovan Ver Post
    Tenho um amigo que comprou os Rancho 999118 para instalar na TR4 dele com lift de 2", mas tá esperando eles chegarem. Quando ele testar eu posto os comentários para dizer se vale a pena ou não !!

    Abração

    Opa!

    Posta aí! Os Procomp tb são uma ótima pedida. Aliás, já existe até um modelo que cabe na TR4 e tem a haste maior, ideal para quem fez lift no carro.

    No aguardo das suas avaliações...

    Abs,
  • 17/11/2009, 15:27
    Ricardo Piovan
    Blz Medina !!!! Vou esperar ele instalar e aí eu aviso !!! Vc falou em Procomp ?? Qual modelo seria ???

    Xcode, sua TR4 tá com os amortecedores originais ???

    Abraços
  • 17/11/2009, 21:04
    General Lee
    Fala ae Galera,

    O que vai rolar neste feriado???

    Alguma dica???

    Abraços!
  • 17/11/2009, 21:51
    robertokbc
    "Como o calço é rígido e a mola é comprimível, a mesma acaba trabalhando em um estado de compressão constante. Assim, quando vc passa numa lombada ou coisa do tipo, a pressão da mola é maior (por estar comprimida) e acaba jogando a carroceria pra cima com mais força que o normal."

    Caro Medina
    Não sou especialista mas "acho" que isso não procede pois a compressão só iria aumentar se o peso na mola for maior ou se a distancia entre a carroceria e o eixo mantivesse constante e fosse introduzido o calço. Como quando se coloca 2" de calço o carro sobe 2", penso que a compressão continua a mesma.

    Vamos ver o que os especialistas dizem:concordo:

    Grande abraço
  • 17/11/2009, 23:12
    caio jose
    Citação:

    Postado originalmente por General Lee Ver Post
    Fala ae Galera,

    O que vai rolar neste feriado???

    Alguma dica???

    Abraços!

    Po Marião voce vai ser meu navegador sabado em campinas no mms, ou não ?
  • 18/11/2009, 12:01
    Marcio Medina
    Citação:

    Postado originalmente por robertokbc Ver Post
    ...mas "acho" que isso não procede pois a compressão só iria aumentar se o peso na mola for maior ou se a distancia entre a carroceria e o eixo mantivesse constante e fosse introduzido o calço...

    Olá, Roberto!

    Acho que td isso depende da capacidade de carga das molas. Não disse que com calço a mola não sobe, disse apenas que, a mesma força que a mola faz para subir, a carroceria faz para descer. Lembre-se que a mola tem um limite de altura e força.

    Para esclarecer ainda mais, quando colocamos um calço, não estamos "aumentando" a mola e sim aumentando, teoricamente, uma parte da carroceria. E para entender isso é simples: o calço é rígido, logo não tem nenhuma capacidade de absorção/impulsão. Desta forma, ele pode ser entendido como um complemento da carroceria e não do sistema de suspensão. É como se, na parte que vai o calço, a carroceria tivesse um incremento de aço. Resumindo, o calço faz o papel de um "suporte maior" que a carroceria possui. E, se a carroceria ganhou um "suporte maior" que o original, consequentemente comprimiu (em parte) a eficiência da mola.

    Aumentar a mola seria realmente colocar uma mola maior, essa sim com maior capacidade de absorção e impulsão. As 2" que vc ganha com um calço rígido, vc ganharia em "elos" que ajudariam a absorver mais os impactos e tornar o carro mais confortável. Assim vc preservaria a distância original entre a carroceria e o eixo mas colocaria uma mola maior, com mais capacidade de impulsão/absorção. Isso levantaria o carro pelo próprio efeito da mola, e não da carroceria.

    Na prática, o que pudemos ver nas TRs que colocaram calço foi isso que mencionei.

    Mas, como vc mesmo disse, vamos ver o que os especialistas dizem a respeito...

    Grande abraço,
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