Postado originalmente por
Marcio Medina
Olá, Roberto!
Acho que td isso depende da capacidade de carga das molas. Não disse que com calço a mola não sobe, disse apenas que, a mesma força que a mola faz para subir, a carroceria faz para descer. Lembre-se que a mola tem um limite de altura e força.
Para esclarecer ainda mais, quando colocamos um calço, não estamos "aumentando" a mola e sim aumentando, teoricamente, uma parte da carroceria. E para entender isso é simples: o calço é rígido, logo não tem nenhuma capacidade de absorção/impulsão. Desta forma, ele pode ser entendido como um complemento da carroceria e não do sistema de suspensão. É como se, na parte que vai o calço, a carroceria tivesse um incremento de aço. Resumindo, o calço faz o papel de um "suporte maior" que a carroceria possui. E, se a carroceria ganhou um "suporte maior" que o original, consequentemente comprimiu (em parte) a eficiência da mola.
Aumentar a mola seria realmente colocar uma mola maior, essa sim com maior capacidade de absorção e impulsão. As 2" que vc ganha com um calço rígido, vc ganharia em "elos" que ajudariam a absorver mais os impactos e tornar o carro mais confortável. Assim vc preservaria a distância original entre a carroceria e o eixo mas colocaria uma mola maior, com mais capacidade de impulsão/absorção. Isso levantaria o carro pelo próprio efeito da mola, e não da carroceria.
Na prática, o que pudemos ver nas TRs que colocaram calço foi isso que mencionei.
Mas, como vc mesmo disse, vamos ver o que os especialistas dizem a respeito...
Grande abraço,