Seguinte: colocando mola+calço na traseira (no meu carro tb fiz assim) vc comprime a mola no seu regime original. Da mesma forma que o calço "empurra" a carroceria para cima, o carro "empurra" o calço para baixo.
Como o calço é rígido e a mola é comprimível, a mesma acaba trabalhando em um estado de compressão constante. Assim, quando vc passa numa lombada ou coisa do tipo, a pressão da mola é maior (por estar comprimida) e acaba jogando a carroceria pra cima com mais força que o normal. Aí vem a "batida seca" do conjunto de suspensão. Tente reparar que, se passar rápido na lombada, a traseira do carro vai dar uma "quicada" e tlvz, até tirar um pouco do contato do pneu com o solo. Essa quicada é por força excessiva causada pela compressão da mola.
Sinceramente isso não me incomoda. De toda forma, já vi relatos que, trocando o conjunto mola+calço por molas do Escort Zetec 16V com ar diant. (e eliminando os calços), essas batidas param. Se pensar, realmente faz sentido pois a mola trabalharia em seu regime original e não comprimida. Assim não "empurraria" a carroceria para cima com tanto impacto.
Qqr coisa, posta aí!
Abs,