Desculpe te desanimar, mas o que você comentou tá errado...
1o A gasolina é volátil, mas o % de gasolina volatilizada no espaço livre do tanque tem um limite, e a quantidade de gasolina necessária pra preencher esse espaço é mínimo, coisa de mL ou seja não é perceptivel com nossos sistemas de medição.
2o em todos os carros forma-se espaço livre no tanque, isso nao afeta o consumo de nenhum, pois o consumo não é definido pela volatilidade da gasolina
3o até onde sei a TR4 não tem ladrão, se voce encher demais o tanque ele vai transbordar! Esse sistema de filtro de carvao ativado funciona para minimizar que os vapores da gasolina sejam liberados, retornando eles ao tanque, não na admissão. Não há sistema que puxe vapor do tanque e o injete na admissão, muito menos filtre esse bafo em carvão antes de injetar na admissão, isso não faz o menor sentido.
Inclusive se voce encher o tanque mais do que a posição onde o bico desarma, voce vai saturar o sistema de carvao ativado, destruindo ele.
Repare que não dá pra medir o consumo observando o ponteiro do tanque, ele tem uma ESCALA desigual, o primeiro quarto não é do mesmo tamanho que os outros quartos... Além de ser muito impreciso (procure ver a quantidade de topicos onde se fala sobre isso) temos 2 tanques, duas boias, etc. Então a medição é falha.
Veja, não há milagre pro consumo além de aliviar o pé. O carro não bebe 2km/L a menos só por que não há ar no tanque! Por você não esvaziar mais o tanque provavelmente tá tendo algum erro de medida, afinal a sua seria a única a fazer 9km/L numa cidade com transito e ladeiras, isso não lhe soa estranho?