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Convex Datacenter
  • #1621
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    Alguém de Cuiabá poderia indicar uma oficina independente e de confiança para manutenção na TR4 ?, sei que a TR não tem muitos "segredos" mas uma oficina especializada 4x4 ou onde o mecânico conheça a TR4 acredito que seria bem melhor !

  • #1622
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    Skandeer,

    Desculpe te desanimar, mas o que você comentou tá errado...

    1o A gasolina é volátil, mas o % de gasolina volatilizada no espaço livre do tanque tem um limite, e a quantidade de gasolina necessária pra preencher esse espaço é mínimo, coisa de mL ou seja não é perceptivel com nossos sistemas de medição.

    2o em todos os carros forma-se espaço livre no tanque, isso nao afeta o consumo de nenhum, pois o consumo não é definido pela volatilidade da gasolina

    3o até onde sei a TR4 não tem ladrão, se voce encher demais o tanque ele vai transbordar! Esse sistema de filtro de carvao ativado funciona para minimizar que os vapores da gasolina sejam liberados, retornando eles ao tanque, não na admissão. Não há sistema que puxe vapor do tanque e o injete na admissão, muito menos filtre esse bafo em carvão antes de injetar na admissão, isso não faz o menor sentido.

    Inclusive se voce encher o tanque mais do que a posição onde o bico desarma, voce vai saturar o sistema de carvao ativado, destruindo ele.

    Repare que não dá pra medir o consumo observando o ponteiro do tanque, ele tem uma ESCALA desigual, o primeiro quarto não é do mesmo tamanho que os outros quartos... Além de ser muito impreciso (procure ver a quantidade de topicos onde se fala sobre isso) temos 2 tanques, duas boias, etc. Então a medição é falha.

    Veja, não há milagre pro consumo além de aliviar o pé. O carro não bebe 2km/L a menos só por que não há ar no tanque! Por você não esvaziar mais o tanque provavelmente tá tendo algum erro de medida, afinal a sua seria a única a fazer 9km/L numa cidade com transito e ladeiras, isso não lhe soa estranho?

    Citação Postado originalmente por Skandeer Ver Post
    Consumo TR4... acho que descobri o vilão, ou melhor, a quadrilha!

    Prezados, acho que as únicas coisas que deixam os proprietários de TR4 menos felizes são o alto consumo (até então...) e os preços exorbitantes de manutenções e itens diversos se comprados nas concessionárias ai ai...

    Bem, sempre tive dúvidas quanto ao marcador de combustível na minha TR4/Auto/2005/Gasolina. Fiz testes sempre rodando com 2000~2500 giros e abastecendo no mesmo posto. Achava estranho a menina custar para descer o ponteiro ao 1º quarto do marcador e depois a coisa seguir em disparada (para meu desespero...). O último quarto então devia todo ser considerado como "reserva". Achava até que o marcador era projetado para nos enganar num primeiro momento como recurso de marketing. Dessa forma, rodei várias vezes até acender a luz da reserva e abastecia 40~42 litros numa média de 7,5~8Km/Litro. Vamos lembrar que é um carro de 1500Kg, com aerodinâmica de jipe e com 3 diferenciais, caixa de redução etc. até que não é lá tão ruim aqui dentro da cidade. Mas, pasmem... resolvi rodar até o ponteiro atingir a marca entre o primeiro e o segundo quarto do tanque: abasteci 13,48 litros tendo rodado 130,5 Km = 9,68Km/Litro dentro da cidade! (20% do tempo com ar condicionado)

    Ou seja, temos alguns vilões, um ladrão e uma quadrilha! hehe:

    1º A gasolina muito volátil evapora-se com facilidade... quando há espaço e ventilação para tal.
    2º O espaço vai-se formando à medida que o tanque esvazia. Portanto, não deixe seu tanque esvaziar muito para reabastecer.
    3º Já não bastasse o ladrão (que não deixa seu tanque encher demais senão vaza) que permite a entrada de ar no tanque à medida que a gasolina vai baixando o nível, temos uma quadrilha inteira, que é um sistema que descobri lendo o manual de serviço do TR4/IO: é um sistema que "chupa" o ar interno do tanque e através de um filtro de carvão joga este "bafo" na admissão. Agora imaginem: a gasolina volátil, balançando dentro do tanque, o espaço vai aumentando na medida do consumo, permitindo que entre mais ar para ser saturado pelo vapor da gasolina e ainda algo que aspira fortemente este "bafo dos infernos" e joga pra dentro do motor. Não sou o dono da verdade, mas façam experiências e tirem suas conclusões.

    Minha TR4 está com quase 110 mil rodada, usa óleo 5w40 e agora usando a técnica do abastecimento no primeiro quarto está dando mais de 9Km/litro aqui em BH que é cheio de morro.

    Outra coisa: vou dar um jeito de minimizar essa aspiração (do capeta!!) para tentar diminuir a volatilidade da gasolina e assim, fazer novos testes. Acho que a Pajeirinho pode chegar aos 10Km/litros aqui em BH. Já pensaram que coisa fantástica!

    Aguardo novas experiências e relatos!

    Abcs
    Pajero TR4 2008 Flex AT
    Pajero Full 2008 HPE 3.8 Gasolina
    PU7VNV

  • #1623
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    Concordo plenamente.

    Lembrando que estamos falando de um carro, com motor 2.0 16v, pesado e com a aerodinâmica de caixa de sapato.

    A propósito, a minha esta fazendo:

    Etanol: 4 ~ 4,5 km/l
    Gasolina: 6 ~ 6,5 km/l

    Citação Postado originalmente por nicotr4 Ver Post
    Skandeer,

    Desculpe te desanimar, mas o que você comentou tá errado...

    1o A gasolina é volátil, mas o % de gasolina volatilizada no espaço livre do tanque tem um limite, e a quantidade de gasolina necessária pra preencher esse espaço é mínimo, coisa de mL ou seja não é perceptivel com nossos sistemas de medição.

    2o em todos os carros forma-se espaço livre no tanque, isso nao afeta o consumo de nenhum, pois o consumo não é definido pela volatilidade da gasolina

    3o até onde sei a TR4 não tem ladrão, se voce encher demais o tanque ele vai transbordar! Esse sistema de filtro de carvao ativado funciona para minimizar que os vapores da gasolina sejam liberados, retornando eles ao tanque, não na admissão. Não há sistema que puxe vapor do tanque e o injete na admissão, muito menos filtre esse bafo em carvão antes de injetar na admissão, isso não faz o menor sentido.

    Inclusive se voce encher o tanque mais do que a posição onde o bico desarma, voce vai saturar o sistema de carvao ativado, destruindo ele.

    Repare que não dá pra medir o consumo observando o ponteiro do tanque, ele tem uma ESCALA desigual, o primeiro quarto não é do mesmo tamanho que os outros quartos... Além de ser muito impreciso (procure ver a quantidade de topicos onde se fala sobre isso) temos 2 tanques, duas boias, etc. Então a medição é falha.

    Veja, não há milagre pro consumo além de aliviar o pé. O carro não bebe 2km/L a menos só por que não há ar no tanque! Por você não esvaziar mais o tanque provavelmente tá tendo algum erro de medida, afinal a sua seria a única a fazer 9km/L numa cidade com transito e ladeiras, isso não lhe soa estranho?
    PU7-MEU
    TR4R - Em mutação!

  • #1624
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    Citação Postado originalmente por AirtonLieuthier Ver Post
    Possivelmente é coisa dos sensores ... as vezes, uma limpeza resolveria...
    Em último caso, sua substituição...
    Procure com mais calma no fórum que vai encontrar a solução
    Obrigado Airton ...
    vou verificar a solenoide , vi alguns comentários aqui de 4X4 .. uma limpeza ou ate trocar ..

  • #1625
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    Citação Postado originalmente por MARCIOBIBI Ver Post
    Obrigado Airton ...
    vou verificar a solenoide , vi alguns comentários aqui de 4X4 .. uma limpeza ou ate trocar ..
    Exato...eu ia falar solenoide, mas me deu um "branco" no momento e falei sensores...rsss
    Abraço e boa sorte
    ASX AWD 11/12 (Tutuzin)
    Ex - Outlander 10/11 GT 3.0 -
    TUTU (Barão) Branco

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  • #1626
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    Citação Postado originalmente por AirtonLieuthier Ver Post
    Exato...eu ia falar solenoide, mas me deu um "branco" no momento e falei sensores...rsss
    Abraço e boa sorte
    Valeu amigão ..
    Quando quiser fazer umas trilhas leves aqui por joanopolis ate são Francisco .. so vir .. show o lugar ...
    Abracos

  • #1627
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    Citação Postado originalmente por nicotr4 Ver Post
    Skandeer,

    Desculpe te desanimar, mas o que você comentou tá errado...

    1o A gasolina é volátil, mas o % de gasolina volatilizada no espaço livre do tanque tem um limite, e a quantidade de gasolina necessária pra preencher esse espaço é mínimo, coisa de mL ou seja não é perceptivel com nossos sistemas de medição.

    2o em todos os carros forma-se espaço livre no tanque, isso nao afeta o consumo de nenhum, pois o consumo não é definido pela volatilidade da gasolina

    3o até onde sei a TR4 não tem ladrão, se voce encher demais o tanque ele vai transbordar! Esse sistema de filtro de carvao ativado funciona para minimizar que os vapores da gasolina sejam liberados, retornando eles ao tanque, não na admissão. Não há sistema que puxe vapor do tanque e o injete na admissão, muito menos filtre esse bafo em carvão antes de injetar na admissão, isso não faz o menor sentido.

    Inclusive se voce encher o tanque mais do que a posição onde o bico desarma, voce vai saturar o sistema de carvao ativado, destruindo ele.

    Repare que não dá pra medir o consumo observando o ponteiro do tanque, ele tem uma ESCALA desigual, o primeiro quarto não é do mesmo tamanho que os outros quartos... Além de ser muito impreciso (procure ver a quantidade de topicos onde se fala sobre isso) temos 2 tanques, duas boias, etc. Então a medição é falha.

    Veja, não há milagre pro consumo além de aliviar o pé. O carro não bebe 2km/L a menos só por que não há ar no tanque! Por você não esvaziar mais o tanque provavelmente tá tendo algum erro de medida, afinal a sua seria a única a fazer 9km/L numa cidade com transito e ladeiras, isso não lhe soa estranho?
    Eu imaginei o que vc falou várias e várias vezes. Mas não me sinto desanimado amigo. Pelo contrário! . repito que minha média de 8Km/litro passou para 9,5 simplesmente abastecendo no primeiro quarto. E... sim, o primeiro quarto bate 12,5 litros (processo medido várias e várias vezes com hodômetro/litros abastecidos). Pode até ser que a partir do segundo quarto a coisa mude de figura... mas como eu disse, contra fatos é difícil argumentar. Minha viatura está dando 9,5Km/litro aqui em BH depois da técnica de abastecer no primeiro quarto... pra quem quiser testar, fica a dica.

  • #1628
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    Citação Postado originalmente por MARCIOBIBI Ver Post
    Valeu amigão ..
    Quando quiser fazer umas trilhas leves aqui por joanopolis ate são Francisco .. so vir .. show o lugar ...
    Abracos
    Opa...valeu...agradeço o convite
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  • #1629
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    Este seu teste faz sentido, mas o complicado é ficar abastecendo a cada 12,5l


    Citação Postado originalmente por Skandeer Ver Post
    Eu imaginei o que vc falou várias e várias vezes. Mas não me sinto desanimado amigo. Pelo contrário! . repito que minha média de 8Km/litro passou para 9,5 simplesmente abastecendo no primeiro quarto. E... sim, o primeiro quarto bate 12,5 litros (processo medido várias e várias vezes com hodômetro/litros abastecidos). Pode até ser que a partir do segundo quarto a coisa mude de figura... mas como eu disse, contra fatos é difícil argumentar. Minha viatura está dando 9,5Km/litro aqui em BH depois da técnica de abastecer no primeiro quarto... pra quem quiser testar, fica a dica.

  • #1630
    Pelo sim pelo não, vou fazer um teste. Vai que dá um azar de ser econômico mesmo, seja pelo motivo que for, rs.

    Citação Postado originalmente por rdassis Ver Post
    Este seu teste faz sentido, mas o complicado é ficar abastecendo a cada 12,5l
    TR4 2010 MT Lift 2”/Proteções/Rancho RS9000XL/Mangels Trópico/BF KM2/AVM/Totem/Garmin 60CSX
    Equiped by 4WD Brasil Powered by SFI Chips

  • #1631
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    Alguém usa ou usou buchas de suspensão em PU? Se existir algum tópico sobre este assunto, por favor me indiquem qual, pois os preços de um jogo completo da suspensão dianteira é de 480 dilmas e na CC me pediram 1050 dilmas.

  • #1632
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    Salve amigos, comprei uma TR4 2010/10 e estou querendo fazer umas trilhas leves e uma expedição para o chile.
    Gostaria de fazer alguns up´s na TR4.
    O que vocês me indicam, marcas modelos e acessórios.
    Forte Abraço

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