Já até troquei a caixa de marchas pela da GLS 2003 ( que por sinal é mais macia ), mas não resolveu meu problema de alta rotação em velocidades acima de 100km/h.
Já vi uma caixa de L200 inteiramente desmontada, e no caso não dá pra alterar as engrenagens, pois elas são usinadas numa peça só, o eixo-piloto ( ou carretão, como chamam tb ).
Na Galloper a 100km/h, o conta-giros marca 3100RPM mais ou menos ( o que é alto pra chuchu num motor diesel ), enquanto a L200 GLS 2003 de um amigo meu a 120km/h marca entre 2800/2900RPM, usando o mesmo motor e caixa.
O segredo todo está nos diferenciais, os quais pretendo trocar assim que conseguir encontrar algum ( e que tb aceite os meus à base de troca, obviamente ). Lembrando que os DOIS diferenciais devem ser trocados, devem ser iguais. Não adianta colocar apenas o traseiro ( salvo que o carro em questão seja 4X2 ), na hora que ligar a tração vai travar tudo.
Andei conversando com o amigo BLUE BUS em outro tópico e sugeri uma consulta sobre esses diferenciais com o pessoal da SAPINHO CÂMBIOS ( http://www.sapinhocambios.com.br/ ), talvez eles possam ter uma solução diferente, pensei até na alteração do próprio eixo-piloto pra alongar apenas a quinta marcha ( não sei se é possível ).
Enfim, pelo menos como consolo eu sei que meu carro mesmo sendo mais pesado que a L200 e tendo a mesma mecânica, arranca melhor do que ela até a 3ª ou 4ª marcha ( justamente por ser mais curto o diferencial )