Postado originalmente por
Tchiari
Nem um pouco, deste mercado a Triton/Dakar é a que tem manutenção preventiva mais barata. As revisões ordinárias (maioria delas) como filtros, óleo de motor, fluídos e hidráulicos saem por cerca de R$ 450-500 ou pouco mais se preferir alinhar e balancear com a CCS mesmo. Óleo de câmbio e diferencial troca-se apenas em 80.000 e é pesado, a revisão total pelo manual sai perto dos R$ 1.200,00
Manutenção corretiva leve como pastilhas, amortecedores estão na média de preço de mercado e talvez um pouco abaixo para componentes mais simples e com substituição mais frequente (pastilhas, discos), a Triton já esta na estrada desde 2006 no mundo e 2008 no Brasil, a oferta e demanda de peças já está equilibrada e a Mitsubishi não negligencia tanto o mercado de paralelas para não não perder clientes, é lógico que a diferença existe mas não é tão bizarra como nas outras montadoras que chegamos a ver o dobro e triplo do preço. Manutenções mais sérias é que são complicadas, pois são componentes de um veículo de seus R$ 120-130 mil novo, não interessa se é usada, obviamente carro usado não recebe peça usada quando vai pro pau.
Consumo, na minha opinião é o ponto fraco, novamente, são projetos de 2006 de motor e câmbio. O AT de 5 marchas salvo engano veio em 2008 na Australia e Tailândia (isso se já não era empregado antes nas Full) e não tem como comparar tecnologia com S10/Trailblazer, Nova Ranger e até a Amarok que recebeu o AT depois de lançada.. com Hilux /SW4 é parelha. Isso falando de tecnologia para melhorar autonomia, resistência é outra pauta.
Problemas crônicos? Desta geração não estou sabendo de nada. Nas primeiras teve aquela questão com o tanque de combustível mas foi resolvido, a minha que é 2010 nunca apresentou nenhum sintoma. Acho que a chegada do S50 e S10 também ajudou por serem menos abrasivos. Obviamente, não tem como falar que nenhuma travou o motor, atropelou o câmbio, quebrou o 4x4, travou bomba de alta, deu pau no common-rail.. Mas considerando-se que a maioria das pessoas vem justamente atrás de um fórum para procurar ajuda com um problema, a incidência é baixíssima, é um projeto extremamente robusto e confiável mesmo desprovido de tecnologias básicas de controle de estabilidade e distribuição de freio.
Minha única queixa grave da Triton é o seguro. Talvez por ter o visual mais arrojado e apelo de aventuras proporcionado pela Mitsubishi, possivelmente a faixa etária de proprietários seja mais baixa e consequentemente maior índice de sinistros, não sei, mera especulação. Este é meu ponto de vista, pode ser isolado mas sou classe de bônus 10 ao tempo que meu CEP é um agravante.
Em termos de custo, gasto menos com ela do que gastava com meu ex corolla 2005, a única coisa que paguei mais caro foi amortecedor de resto foi tudo mais barato ou muito próximo, isso sempre levando ambos em concessionária e sem comparar medidas (litros de óleo do motor por exemplo). Pneu também é bem mais caro mas ja era o esperado e ainda não troquei, estão com 80 mil os originais mas suspeito que o dono anterior passou um tempo com rodas/pneus OEM. O consumo se colocar na ponta do lápis considerando o mínimo de inflação, gasto a mesma coisa que gastava com o Toyota, consumo maior mas o Diesel é mais barato que a gasolina intermediária.
Minha recomendação se vai comprar um seminovo é procurar um na faixa de 50 mil km e não 10, 20 mil km, por maior que seja a tentação de ser "quase zero", o risco é maior de ter alguma batida mas lata e suspensão, pode demorar mas qualquer um conserta, mecânica não. Se foi único dono dificilmente alguém teria aturado tanto tempo com um problema crônico/sério. Exclua da lista as que não tiverem as revisões carimbadas no manual ou se o vendedor não tiver interesse em manifestar que possui as notas fiscais se os serviços foram feitos por fora, o que é bem normal, não pelo preço das peças mas pelo custo da mão de obra/hora.
Espero ter ajudado a elucidar os principais pontos. Outro conselho, não procure por opiniões no Reclame Aqui, em revistas, forums como eu fiz quando procurei a minha senão você não compra carro nenhum, é que nem procurar sintoma de doença no google, já estaríamos todos mortos. Mas sim converse com proprietários! Chame no transito, vá na Mitsubishi, pare no shopping/supermercado se ver alguém entrando ou saindo de uma, etc.