
Postado originalmente por
leobnaval
Exato, o motor consome menos com rotaçação mais baixa (independente da rotação ou faixa de torque máximo).
Na rotação ou faixa de torque máximo o motor tem sua maior eficiência, pois ele estará trabalhando com sua máxima força. Porém em rotações mais baixas ele terá menor consumo de comsbustível.
Cut-off é um sistema que permite consumo 0 (zero) de combustível quando se usa a(s) redução(ões) de marcha. Nos veículos com injeção eletrônica eu sei que a ECU (módulo) lê a posição do pedal que deve estar em repouso (sem aceleração) e o motor em rotação maior que a de marcha lenta, devido a redução de marcha e o carro estar embalado ou em uma descida. Nestas condições a ECU corta a alimentação de combustivel dos bicos injetores qu deixam de funcionar, fazendo com que o consumo seja zero e o motor trabalha adimitindo somente ar, além de permiter a desaceleração do veículo poupando o sistema de freio.
Li em um outro forum que este sistema também existe nas BI (bombas injetoras) mecânicas no diesel, que o governador que comanda o débito de combustível e se o pedal não estiver acionado tambem faz o cut-off, mais essa informação não é precisa, teria que confirmar com alguém que conheça ou com experiência em BI.
Na verdade nos otto com IE (injeção eletrônica) consomem menos quando se alivia o pé mantendo a velocidade devido ele não tentar aumentar a rotação, se manter o pé pressionado e não conseguir ganhar velocidade o motor irá aumentar o débito de combustível e atuar de várias formas para tentar subir a rotação, nesse ponto ele vai trabalhar com uma mistura rica (mais quantidade de comb. p/ mesma quant. de ar) e mesmo assim pode ser inútil trabalhar dessa forma se não tiver torque suficiente para o ganho de velocidade, aí só reduzindo marcha. Por isso quando se alivia o pé a ECU entende que você está na velocidade desejada e tenta deixar o motor o mais econômico possível.
Usar o cut-off
Usar sempre a marcha mais alta possível, desde que o motor não começe a vibrar devido a falta de torque.
Manter o motor e veículo sempre em boas condições:
Pneus calibrados, alinhados e balanceados;
Troca de óleo e filtros nos prazos e especificações corretas;
Combustivel de boa qualidade;
Evitar carregar peso desnecessários;
Tem mais inúmeros como: vidros fechados, desligar o máximo de componentes elétricos, entre outros que considero desprezivéis, já que vai acabar comprometendo o conforto...
Dirigir de forma a prever os movimentos dos veículos e transito a sua volta, tipo prever uma mudança de faixa de um veículo a sua frente, que o semáforo irá fechar, etc.
Dessa forma você acelera menos, antecipa as frenagens (usando redução de marcha = cut-off) e poupa o consumo e o veículo, pois freia menos, troca menos de marcha, etc.
[]s