
Postado originalmente por
Jera
Majoritário da Mitsubishi Preso.
Kazuhiko Kawasoe é acusado de negligência por causa de defeito que provocou acidente com uma morte
TÓQUIO - Ex-presidente da montadora japonesa Mitsubishi Motors, Kazuhiko Kawasoe foi detido ontem, acusado de negligência por causa de acidente ocorrido com um dos veículos fabricados pela empresa em 2002, informaram as autoridades.
A detenção de Kawasoe, de 67 anos, faz parte da investigação de um acidente com morte ocorrido em novembro de 2002 em Yamaguchi, no Sudoeste do Japão. A causa do acidente seria um defeito de fabricação na embreagem de um caminhão da Mitsubishi Fuso, divisão de veículos comerciais que até o ano passado fazia parte da Mitsubishi Motors.
Segundo fontes oficiais, a Mitsubishi decidiu consertar os veículos com defeito sem notificar as autoridades, e não fez recalls para revisão geral, apesar de em maio de 1996 ter concluído que o defeito poderia produzir acidentes graves.
As autoridades acham que Kawasoe compartilha a responsabilidade com outros seis executivos, sobre os quais também pesa uma ordem de detenção.
O acidente de Yamaguchi ocorreu em novembro de 2002, quando um motorista perdeu o controle do caminhão de nove toneladas devido, aparentemente, ao mau funcionamento da embreagem, que cortou os freios.
A Mitsubishi Fuso não fez o recall dos caminhões até o mês passado, 112 mil no total, pouco antes da ordem de detenção de sete ex-diretores da companhia por negligência profissional que resultou em morte.
As autoridades acreditam que Kawasoe divide a responsabilidade com os outros seis executivos que trabalhavam em postos-chave da empresa na época dos acidentes.
Entre eles, está Takashi Usami, vice-presidente da empresa até abril, que também está na lista de detenções emitida ontem.
A Mitsubishi Fuso não havia solicitado a revisão dos 112 mil caminhões até o mês passado. O recall só foi anunciado pouco antes da expedição da ordem de prisão do ex-presidente.
A detenção de Kawasoe coincide com a crise de confiança envolvendo a Mitsubishi Motors e seu sócio majoritário, a montadora DaimlerChrysler. A empresa teuto-americana suspendeu seu planejado aumento de injeção de capital na empresa japonesa. A DaimlerChrysler possui 37% do capital da Mitsubishi.
A noticia retrata como se ele Fosse EX-PRESIDENTE da empresa,o que não deixa de ser verdade,por depois dele ter sido preso a empresa ter passado para o filho.
acho que esse Kazuhiko Kawasoe deve ta dando pitaco aki no brasil tb!! hehehehe