x
Convex Datacenter

Citação Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    Os mitsubishis geralmente tem um sistema de acoplamento da tração dentro do diferencial diant., por isso não se vê o sistema de roda livre no cubo.
    Eles são acionados a vácuo e por isso das luzes e solenóides quando dão defeitos e o veículo fica sem tração ou com as luzes do painel piscando enquanto não desacopla.

[]s
    Leo,
    A informaçãoque eu tenho é que o sistema a vacuo deixa a Roda Livre DESACOPLADA
    Então, caso haja algum problema no sistema ela fica ACOPLADA
    Sempre soube que é assim, o que é inteligente, pois é melhor ficar 100% do tempo com a RL acoplada do que não ter a tração quando precisa
    Marcelo Belo - SP
    JEEP - CJ-5 1966 (Chapolim) | JEEP WK Grand Cherokee 5.7 Overland (Fúria)

Citação Postado originalmente por amithai Ver Post
    Leo, alguma dica sobre o dif central da minha tr4 q nao bloqueia? Fica so piscando....
    A luz no painel não necessariamente indica o que está acontecendo de fato com o sistema
    Você pode fazer um teste (em terreno de baixa aderência) e ver se está ou não bloqueando
    Provavelmente está e o sistema de indicação (luz no painel) que não está funcionando adequadamente
    Marcelo Belo - SP

Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por reybelo Ver Post
    Leo,
    A informaçãoque eu tenho é que o sistema a vacuo deixa a Roda Livre DESACOPLADA
    Então, caso haja algum problema no sistema ela fica ACOPLADA
    Sempre soube que é assim, o que é inteligente, pois é melhor ficar 100% do tempo com a RL acoplada do que não ter a tração quando precisa

Sim está informação está correta, na ausência de vácuo o sistema mantem a roda livre acoplada. Relendo minha postagem realmente deu a entender o contrário, perfeita sua correção.

A luz no painel não necessariamente indica o que está acontecendo de fato com o sistema
    Você pode fazer um teste (em terreno de baixa aderência) e ver se está ou não bloqueando
    Provavelmente está e o sistema de indicação (luz no painel) que não está funcionando adequadamente
    Exatamente.
    1º passo é realmente testar se o bloqueio está ou não funcionando corretamente, pois pode ser apenas falha nas luzes ou sensores.

Eu sugiro erguer o carro num elevador e testar se o bloqueio está bloqueando 100%, ou seja mandando rotação igual para ambos eixos ou não.

Depois de constatado onde está o defeito, sim partir para uma solução (desmontar t-case, trocar sensores, solenóides, etc...).

[]s
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

Usuário Avatar de vitor_grotmann
    Entrada
    18/11/2008
    Local
    Balneário Camboriu/SC
    Agradecimentos: 0
    a minha pajero esta com as luzes piscando a quase 4 anos, levantei o carro no elevador e as rodas estão girando normal, quando eu engato a traçãogiram as quatro, quando desengato ( a luz continua piscando) só giram as rodas traseiras, meu mecanico disse que ta tudo certo e que posso rodar com ela assim, só se eu sentir a tração engatando pra levar lá para trocar a solenoide,ja li aqui no forum sobre a solenoide do gol que daria certo e que sairia bem mais barato, alguem ja trocou?

como ficou?
    funciona bem até hoje?

abraços
    Vitor
    4X4 Brasil
    Desatolo Ecosport por R$ 10,00.
    PAJERO GLS B
    2800 TURBO INTERCOOLER 1999
    "PAJEROSCA"

Usuário Avatar de amithai
    Entrada
    03/04/2004
    Local
    São José dos campos/SP
    Vamos la, faz de conta que sou leigo(é que agora me deu um branco) .

Eu ergo o caro e ligo o bloqueio, todas as rodas giram, certo?
    Eu ergo o carro e ligo so a tracao, só uma roda gira ou uma na frente e uma atras?

Não pode ser apenas um fio solto ou oxidado?
    Obrigado

Eu ergo o carro e ligo so a tracao, só uma roda gira ou uma na frente e uma atras?

Obrigado
    Não entendi muito bem...
    Mas vamos lá

Ergue o carro (4 rodas no ar)
    4x2 - As 2 rodas traseiras Giram (se travar uma a outra continua)
    4x4H - As 4 rodas giram (mas é possivel "travar" 3 que toda a potência vai para a que está solta)
    4x4HLc - As 4 rodas giram, mas 50% em cada eixo o máximo que vc vai conseguir "travar" é uma na dianteira e uma na traseira

segue o post mais reciclados que eu ja fiz... Kkkkk Já postei no 4x4Brasil umas 5x, já mandei por e-mail para uns 10 amigos e já foi compartilhado como Off Topic em foruns de motos e até de escalada, FaceBook etc...

Espero que ajude
    Segue
    ================================================== ==

Diferencial
    Não é muito simples entender como o diferencial funciona (e tbém não é fácil de explicar)

Quem tem duvida, veja esse vídeo que é excelente, impossível não entender (no começo parece que não tem nada a ver, mas é a melhor explicaçãoque eu ja vi)
    Around the Corner - Around the Corner - YouTube

Agora vamos ao uso prático e uma explicação simples:

Se o eixo do carro fosse rigido, ligando uma roda à outra, sempre que fizessemos uma curva ele iria torcer (pq a roda do lado de dentro da curva gira menos do que a de fora)

Nos carros 4x2 o diferencial funciona apenas no eixo da tração, dividindo a força entre a roda direita e esquerda.
    Um teste prático é levantar o carro no macaco (levantar 1 das rodas da tração) e acelerar. Vc vai perceber que só a roda que está no ar gira e o carro não anda* !!! Isso pq o diferencial entende que a roda mais "presa" (a que está no chão) está do lado de dentro da curva e a + "solta" (do lado de fora, está fazendo a curva, então joga toda a tração p lá).

Em carros 4x4 vc tem esse mesmo mecanismo nas rodas da tração (que no caso da TR4 é traseira), então no uso 4x2 o diferencial vai distribuindo a força entre a direita e esquerda dependendo da necessidade na curva.

Quando vc aciona o 4x4H (Desbloqueado) o que acontece é que além do diferencial direita esquerda vc também tem o central funcionando**
    Nesse caso o diferencial dianteiro distribui a força direita / esquerda, o traseiro a mesma coisa e o central distribui frente e trás.
    Só que nesse sistema, se vc tirar apenas 1 roda do ar toda a tração será disponibilizada nesta roda e mesmo com as outras 3 no chão, o carro ficaria parado

Nesse caso, bloquenado o dif central vc separa a tração dianteira da traseira
    Imagine que a roda dianteira esquerda está no ar
    A tração dianteira será jogada p esta roda, mas a traseira (nesse caso de estar bloqueada) irá funcionar normalmente.

* Alguns carros 4x4 tem o que chamam de bloqueio parcial deslisante, que é um tipo de embreagem, que segura um pouco a tração na roda + "pesada". Nesse caso, se vc levantar o carro no macaco e acelerar ele provavelmente vai cair.
    Mas se ela estiver encostada em uma guia, esse disco vai sentir a dificuldade em avançar e vai disponibilizar a força p a roda no ar
    (deu p entender ?)

** Quanto ao diferencial central
    Muitas marcas vendem esse peixe como se fosse algo espetacular. Na verdade a maioria dos 4x4 não bloqueia o dif central simplesmente porque não precisam. Como assim não precisam ?
    Simples, eles não tem diferencial central, então qdo vc engata a 4x4 é como se ele ja estivesse bloqueado.
    Qual a vantagem do dif central então ? é justamente poder usar a 4x4 em qq terreno, mesmo em asfalto (na chuva por exemplo)
    A maior parte dos 4x4 (ranger, S10...) como não tem o dif central só podem engatar a 4x4 em terrenos lisos, pois em uma curva (qdo a dianteira faz um raio diferente da traseira) as rodas vão derrapar e não vão torcer o eixo de tração.

Sobre um bloqueio direita esquerda, este seria o bloqueio 100%
    Isso existe é o "must" do 4x4 (um 4x4 100% bloqueado cotra um 4x4 sem bloqueio é o mesmo que um 4x4 contra um 4x2, a diferença é MUITO grande)

Aqui + um vídeo bem legal...
    Mostra a falta que faz o bloqueio direita / esquerda
    1º mostra em 4x2 e depois em 4x4 (que perdendo a tração em 2 rodas, snedo 1 na dianteira e 1 na traseira) fica PARADO* !!!

No final mostra o carro equipado com o diferencial parcial deslisante, que em casos não extremos já resolve bem o problema
    Eaton Locking Differential Demonstration - Eaton Locking Differential Demonstration - YouTube

* Na trilha é uma situação até que comum, em terrenos com erosão, quando vc pega um "X", o carro dá aquela torcida e normalmente ve perde a tração em 1 roda dianteira e em uma traseira do lado oposto. Mesmo na 4x4 o caro simplesmente não sai do lugar. Nesse caso a opção é voltar, acelerar e passar no embalo

Para quem curte usar 4x4 na terra (aliás, louco é quem compra para ir ao shopping recomendo o Livro "Técnica 4x4" do João Roberto
    Curso Técnica 4x4
    É um livro barato, simples e didático que com muitas figuras, fotos e esquemas explica os pormenores do funcionamento dos veículos 4x4 e dá dicas de condução.

escrevi muita coisa e de maneira rápida e não muito ordenada, espero que tenha ficado claro

PS: MAis um vídeo bem legal http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...duvidas-7.html (TR4 - Dúvidas)
    Marcelo Belo - SP

Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP

Obrigado
    Erga o carro com câmbio em N (ponto morto), e deixe as rodas livres (sem acionar o freio de mão). As 4 rodas devem estar livres para que possam girar.
    Ela em 4x4 desbloqueado o cardã que vai para o eixo diant. e o cardã que vai para o eixo tras. podem atingir rotações diferentes tente simular esta situação. Depois coloque a tração em 4x4 bloqueado os cardãn diant. e tras. tem que rodar na mesma rotação.

Se as luzes realmente estiverem com problema, pode ser mal contato, fiação, terminais, solenoides, etc...

[]s

Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    reybelo, esclarecendo que o dif. central da TR4 não é simplesmente dif. aberto ou bloqueado, pois ele mesmo estando desbloqueado conta com uma divisão de torque via acoplamento viscoso. O que não deixa apenas uma roda receber torque caso ela perca a aderência (menor atrito com o solo).
    TRAÇÃO
    DENOMINAÇÃO CAIXA DE TRANSFERÊNCIA SUPER SELECT 4WD-I (SS4-I)
    CARACTERÍSTICAS POSSIBILIDADE DE ENGATE 2H - 4H - 4HLC A ATÉ 100KM/H
    DIFERENCIAL CENTRAL COM ACOPLAMENTO VISCOSO (VCU)
    DISTRIBUIÇÃO VARIÁVEL DE TORQUE ENTRE OS EIXOS
    OPÇÕES DE ACOPLAMENTO 2H = TRAÇÃO 4X2 TRASEIRA
    4H= TRAÇÃO 4X4 COM DIFERENCIAL CENTRAL DE ACOPLAMENTO VISCOSO VARIÁVEL (VCU) ATUANTE
    4HLC = TRAÇÃO 4X4 COM DIFERENCIAL CENTRAL(VCU) BLOQUEADO
    4LLC = TRAÇÃO 4X4 COM DIFERENCIAL CENTRAL (VCU) BLOQUEADO E REDUZIDA
    RELAÇÕES DE TRANSFERÊNCIA NORMAL: 1,000
    REDUZIDA: 1,548

Fonte: Mitsubishi Motors do Brasil

[]s

Citação Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    reybelo, esclarecendo que o dif. central da TR4 não é simplesmente dif. aberto ou bloqueado, pois ele mesmo estando desbloqueado conta com uma divisão de torque via acoplamento viscoso. O que não deixa apenas uma roda receber torque caso ela perca a aderência (menor atrito com o solo).
    TRAÇÃO
    DENOMINAÇÃO CAIXA DE TRANSFERÊNCIA SUPER SELECT 4WD-I (SS4-I)
    CARACTERÍSTICAS POSSIBILIDADE DE ENGATE 2H - 4H - 4HLC A ATÉ 100KM/H
    DIFERENCIAL CENTRAL COM ACOPLAMENTO VISCOSO (VCU)
    DISTRIBUIÇÃO VARIÁVEL DE TORQUE ENTRE OS EIXOS
    OPÇÕES DE ACOPLAMENTO 2H = TRAÇÃO 4X2 TRASEIRA
    4H= TRAÇÃO 4X4 COM DIFERENCIAL CENTRAL DE ACOPLAMENTO VISCOSO VARIÁVEL (VCU) ATUANTE
    4HLC = TRAÇÃO 4X4 COM DIFERENCIAL CENTRAL(VCU) BLOQUEADO
    4LLC = TRAÇÃO 4X4 COM DIFERENCIAL CENTRAL (VCU) BLOQUEADO E REDUZIDA
    RELAÇÕES DE TRANSFERÊNCIA NORMAL: 1,000
    REDUZIDA: 1,548

Fonte: Mitsubishi Motors do Brasil

[]s
    Sim, o central vai variando a tração 50/50, 40/60 etc.. de acordo com o momento
    Mas se o dif estiver livre (não bloqueado), o carro atolar com uma roda no ar, o peso do veículo é suficiente para "travar" as outras 3 e deixar o carro parado com a penas a roda no ar com tração
    A divisão de torque não bloqueia o suficiente para tranmitir força as rodas que estejam no solo
    Marcelo Belo - SP

Usuário Avatar de amithai
    Entrada
    03/04/2004
    Local
    São José dos campos/SP
    boa explicacao!

Mas da pra perceber a diferença de rotacao da diant para a traseira?

E no solo, andando num terreno, da pra saber se bloqueou ou nao?

Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Sim, o central vai variando a tração 50/50, 40/60 etc.. de acordo com o momento
    Mas se o dif estiver livre (não bloqueado), o carro atolar com uma roda no ar, o peso do veículo é suficiente para "travar" as outras 3 e deixar o carro parado com a penas a roda no ar com tração
    A divisão de torque não bloqueia o suficiente para tranmitir força as rodas que estejam no solo
    X2, em algumas situações o não estar bloqueado pode dificultar a saída do obstaculo ou mesmo não sair dele.

boa explicacao!

Mas da pra perceber a diferença de rotacao da diant para a traseira?

E no solo, andando num terreno, da pra saber se bloqueou ou nao?
    Quem nunca experimentou andar com o bloqueio livre x bloqueado talvez não perceba
    Mas em um terreno de BAIXO ATRITO basta fazer uma curva bem acentuada o o dif livre e depois a mesma curva c ele bloqueado. Vai sentir no bloqueado o carro mais preso (pela diferença de espaço percorrido entre a traseira x dianteira
    MAS ATENÇÃO !!! Não fazer este teste em asfalto ou pisos de boa aderência !

Se não conseguir perceber a diferença, um teste que eu imagino, mas não seria prático
    Levante 1 roda dianteira
    Calce a outra com um cepo de madeira, guia etc...
    Coloque em 4x4h e acelere (devagar). Só a roda no alto vai girar
    Bloqueie (4x4HLc) e faça novamente. As rodas traseiras vão empurrar o carro e derrubar do macaco
    Marcelo Belo - SP

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem