
Postado originalmente por
GALEGUITO
Parece que achei o tópico certo!!!
É por aqui que só falam de Pajero?
Então lá vai...
Estou na grande dúvida em que veículo comprar... então me bateu na cabeça que a Pajero sport seria uma boa opção... só que temos um problema...
Teria que comprar uma do ano 01 ou 02 dependendo do preço, aí eu pergunto 1) se seria uma boa compra em decorrência do ano... e logo aqui no meu estado... que tem muita maresia. A idéia veio por um seguinte, posso adquirir um veículo até 40 pilas... e queria a diesel... me restou nessa faixa a tracker 04 que encontrei uma boa de procedência por 38 (pra negócio ainda) e aí é exatamente por isso que vocês estão pensando agora... mas logo um tracker, famoso por problemas no motor, que pensei que poderia esticar mais um pouquinho e pegar a pajero 01 / 02... entenderam... mas em relação aos problemas do tracker diesel, já faz tempo que leio e tenho um amigo que resolve tudo sobre esse motor (ele tem um e manja mesmo), mas da pajero não conheço ninguém que tem e 2) quem me opina diz que o carro não é bom... a suspensão é problemática, já li por aqui que também esquenta (seria a 2.8)... e teve até um cara aí que disse que esses motores mais modernos não aguentam 100 mil kilômetros... então fico meio assim entenderam... por isso peço a opinião dos foristas... terei mais alegrias que tristezas ou não!!! Só lembrando que esse será o carro da patroa, da família, para passear em passeios organizados (temos um clube aqui), e que para coisas pesadas temos um CJ-3A... que inclusive, 3) a pajero é um bom carro para rebocar o CJ (de cambão).
Abração e espero sinceras opiniões!!!
Vamos lá!
Tive uma Sport SE A/T 2.8 TD 2002 tirada zero que o "dono" fez o favor de levar em 12 do corrente mês. Estava com pouco mais 160.000 km. Pagou o investimento.
1) Ano e alta quilometragem não são os verdadeiros problemas. Explico: se pegar uma rodada que fez manutenção preventiva e corretiva estará em excelente condição. Já vi carro chegar na autorizada com motor batido aos 35.000 km porque o dono não olhava óleo e água. Eu mesmo desconfio de um carro ano 2002 com menos de 100.000 km rodados, a não ser que conheça o dono e histórico completo dela.
Sobre a maresia: moro em Maceió e a minha nunca apresentou ponto de ferrugem. Fazia passeios pela praia e na segunda-feira mandava lavar, lubrificar os graxeiros e 01 vez a cada 02 meses mandava olhar os níveis de todos os óleos. Dava uns R$ 20,00 para o mecânico me dar o diagnóstico (custo baixíssimo pela tranquilidade) e, caso necessário, trocava o que precisava.
2) O carro é (foi) excelente enquanto possuí. De defeito tive uma junta de cabeçote queimada por causa da famigerada tampa do radiador. Só isso! O restante foi manutanção prevista no manual e eventuais peças de desgaste natural. O câmbio nunca deu problema e as molas e amortecedores foram trocados com 130.000 km, ou seja, suspensão sem defeitos.
Um forista postou problema com desgaste interno dos pneus dianteiros, mas isso não me aconteceu. Ainda bem!
3) Sobre rebocar jipe: rebocava buggy direto e já puxei muito carro da praia até a BR sem problema. Excelente desempenho se souber usar o câmbio.
Resumindo minha experiência com esse carro: não sei se fui abençoado ou se ele não apresentou problemas porque fiz as manutenções preventivas e corretivas no tempo certo, só sei que fui muito feliz com ele no dia-a-dia, nas viagens e passeios off-road. Respeitei os limites do carro e nunca fiz trilha pesada.
Sobre os custos de manutenção: foram altos até 2005 porque só realizava nas concessionárias. A partir daí diminuiu bastante em razão de surgirem muitas lojas importadoras, muitos carros em ferros-velhos e de eu ter aprendido a usar a internet a meu favor.
Espero ter clarificado alguma coisa e que esse relato tenha lhe ajudado, independentemente de você comprar a Pajero ou não.
Abraço.