Caro caporto.
No meu entendimento, sim, essa é a forma correta.
Vou lhe passar os procedimentos que julgo ser correto. OK?
Ao estacionar o veículo com câmbio automático:
1. Evidentemente, pisar no freio para parar o veículo;
2. Colocar a alavanca do câmbio em “N”;
3. Puxar o freio de mão;
4. Tirar o pé do freio.
Aqui está a grande sacada, que muitos desconhecem!!!! Com este procedimento todo o peso do veículo recairá sobre o freio de estacionamento. Se você estiver estacionando em rampa (aclive ou declive) você vai sentir o veículo “
descansar” seu peso sobre o freio de estacionamento (você sente aquela "
balançada" do veículo);
5. Colocar a alavanca do câmbio em “P”;
6. Desligar o veículo. Nota: Se o veículo for diesel, esperar de 30 a 45 segundos antes de desligar (procedimento para preservação da turbina – vide
http://www.clubedodiesel.com.br/?p=123 ).
Esta é outra grande sacada que também muitos desconhecem!. Aí a turbina vai logo "
pro saco" e a pessoa não sabe porque.
Dessa forma, quando você for sair com o veículo, não haverá tranco algum e seu câmbio durará por muitos e muitos anos.
O que normalmente o pessoal menos experiente (e os relaxados mesmo) faz, erroneamente ao estacionar o veículo, é o seguinte:
1. Pisa no freio para parar o veículo;
2. Coloca a alavanca diretamente em “P”;
3. Tira o pé do freio e desliga o veículo. Dessa forma, ao tirar o pé do freio, todo o peso do veículo é descarregado diretamente sobre a trava do câmbio (e
é aí que reside o perigo, principalmente se o veículo estiver em rampa, onde o peso descarregado será maior);
4. Puxa o freio de mão.
Dessa forma, quando for sair com o veículo haverá necessidade de um esforço grande para tirar a alavanca de "P" e o resultado será um tranco enorme, contribuindo para reduzir a vida útil do câmbio.
Ao sair com o veículo com câmbio automático:
1. Dar partida, com a alavanca em “P”;
2. Se for diesel, alguns recomendam esperar de 30 a 45 segundos com o veículo em marcha lenta, sem acelerá-lo (procedimento para preservação da turbina – vide
http://www.clubedodiesel.com.br/?p=123 );
3. Colocar a alavanca do câmbio em “R” ou “D”, de acordo com a conveniência;
4. Descer o freio de mão;
5. Sair com o veículo.
Abs.