Amigos,
Vou lançar uma pergunta, mais a título de curiosidade. Até agora ninguém soube me responder com precisão e certa lógica!
Vamos lá:
A pergunta versa sobre a verificação do óleo da transmissão no Pajero Full. A minha viatura é de uso na cidade e estrada. Quando for necessário vou mandar aferir o óleo na concessionária (nem que pague mais caro). Portanto, a dúvida é apenas de caráter técnico (apenas como curiosidade da minha parte).
Vejam:
No site do link http://www.doutorpecas.com.br/info/conserto-de-cambio eles preconizam:
“tire a vareta de óleo, limpe-a, retorne-a ao local, retire-a novamente e verifique o nível do óleo. Não esqueça que este procedimento deve ser realizado com o motor em funcionamento e a alavanca seletora na posição de Park (P).” Só lembrando: No Pajero Full a verificação não se dá através de vareta, mas, sim através de outro método, que não vou discorrer aqui, por não saber direito como funciona ...
Em contrapartida, no link http://www.manualdoautomovel.com.br/50perguntas.pdf a APPTA (Associação de Profissionais Técnicos em Transmissão Automática) preconiza:
“ ... a alavanca em PARK (P) (exceto os veículos DODGE e MITSUBISHI cuja alavanca deve permanecer em neutro com o freio de estacionamento aplicado) ...”
Agora ... a dúvida ... Tem alguma explicação técnica para tal diferenciação de procedimentos nos veículos Dodge e Mitsubishi? ... afinal, no Pajero Full a verificação do óleo da transmissão deverá ser feita com a alavanca do câmbio na posição "P" ou em "N"????
Abs.
E.T.:
Já li o manual "de cabo a rabo". Lá não orienta como fazer esta verificação e nem há quaisquer esclarecimentos a respeito.
Ah, sim!! ... mais uma coisa:
Na concessionária, onde adquiri o veículo, o chefe da manutenção disse-me que manda verificar com a alavanca em "P", informando-me que esse procedimento de verificar em "N" era adotado nos veículos mais antigos. Mas não soube me dar mais explicações, ou pelo menos não me recordo ou não entendi direito o "monte" de outras coisas a mais que ele me disse ... Rsrsrs.
Já, noutra concessionária, o mecânico responsável pelas verificações me disse que verifica com a alavanca em "N" ... ???????? Entre outras coisas, disse-me que tanto faz, verificar em "P" ou em "N". O fato é que, verificando em "P" está a favor da segurança, pois o carro, nesta condição, está travado, não existindo risco de se locomover por alguma circunstância e provocar acidentes na oficina. Porém, prefere verificar em "N", com os devidos cuidados, é claro! ...