Moi, na realidade, andar só com água no radiador da L200 é um tiro no pé. O fluido de arrefecimento eleva o ponto de ebulição da água e isso pode evitar um aquecimento, ou ao menos, amenizar.
Versão Imprimível
Roberto,
acho que depende do uso que é feito com o carro. se for forçar a barra, dunas, areia, lameiro, claro, o uso do liquido de arrefecimento é o mais correto, pela composição e tal, anti-oxidação / sujeira, etc...
agora, pro cara que usa somente em asfalto, ande de boa no carro (não querendo colar o ponteiro), não vejo como ser algo tão determinante pro carro esquentar ou não, desde que mantenha água limpa, sem ferrugem no radiador.
já ví alguns radiadores abertos em oficina, L200, ranger e hilux. e te falar, já ví cada lamaçal da porra que os donos simplesmente esquecem de ver se o que está no radiador é agua mesmo.
O aditivo no sistema de refrigeração é importantíssimo pois além de elevar a temperatura de ebulição evita que a agua oxide. Se isso ocorrer o motor é corroído internamente, juntamente com juntas ( como do cabeçote e etc). Portanto fluido no sistema de refrigeração é tão importante quanto troca de óleo.
eu sei, era agua "ferruginosa". lama foi um modo de "descrever" aquela meleca que tinha a função de refrigerar o motor, rsrsrsrs.
isso pq foi usada água com alto teor de sais minerais, logo a reação de oxidação (acho que é chamado de oxi-reduçãona química, salvo engano) é a consequência mais natural daquele fluído.
a agua mais recomendada para ser usada no radiador, caso não se tenha o liquido de arrefecimento, é a de bateria, por ser desmineralizada.
off topic
em área industrial, quando se tem um sistema de aquecimento ou refrigeração de água em circuito fechado, usa-se um inibidor de corrosão para controlar a salinidade da água (mesmo se usando água doce potável) e não comprometer a integridade física dos dutos, bombas e trocadores de calor. o fluído acaba ficando com as propriedades físico-química semelhantes ao fluído de arrefecimento usado nos veículos com refrigeração á "água".
Companheiro biólogo.. buenas!
Tenho uma empresa de Agrimensura e assessoria ambiental, e sei bem da sua real necessidade. A campo vivemos trilhas e atoleiros semanalmente, desde serviços de topografia a inventários florestais e etc...
Tenho uma L200 Sport HPE 2004, a mais mal falada aqui do fórum quanto as questões de sobreaquecimento... mas... veja bem.. algo que eu pensei muito no momento da compra foi o custo/benefício para o nosso nicho de atividade.
Pensei até em comprar uma caminhonete de 100mil reais... mas todo esse dinheiro para colocar no mato, na lama, com peão sujando o interior do carro de lama, com tanta tranqueira e pedra pelo caminho para arranhar lataria e etc...? Não, obrigado!
Minha L200 custou 45 mil, paguei até caro se comparar o preço de mercado aqui de SC para MT, MG e MS por exemplo... mas o carro tinha procedência. O bloqueio dela é sensacional.. e eu só atolei uma vez, onde foi preciso um trator 4x4 para tirar o trator 4x2 que foi me resgatar...
me falta comprar guincho, coisa que vou investir em breve.
Quanto ao sobreaquecimento.. vi o ponteiro subir na minha uma vez.. porém estava atolado a 4hs, com reduzida e bloqueio acelerando muuuito pra lá e pra cá tentando sair do buraco com um trator me puxando.
Mas te falo... sou contente com a minha temida Sport HPE 2004, tanto no asfalto como na terra... mantenho ela sempre em dia nas revisões e sigo confiante. Meu sócio, que é biólogo também, está adquirindo uma Savana 2011/2011 com 30mkm por 67mil a vista semana que vem.
Acho legal a ideia da Bandeirante.. mas a mecânica é cara demais... Um carro mosca branca de se achar mas muito robusto é o Agrale Marrua, até andamos atrás de algum usado, mas sem sucesso.
Então indico a L200 num todo.. como também a Hilux antiga, que também é robusta... agora S10, ranger e tal... não aguenta tanto pau no modo hard semanalmente ou diariamente como as mit ou toyota.
Ah, ando sempre carregado... rebocando barco cheio de tralha, motor de popa e itens de acampamento..
Todos defendem seus gostos em marcas/modelos no contexto de utilização que vivem, esse é o meu.
abraço!
Agora sim uma resposta completa e real. Não tem carro ruim, mas tem muito cupim de ferro!!!!
Tive uma L200 Sport HPE auto 03/04, comprada nova e que todos diziam "estoura motor", usada em lugares que nem estrada tinha, meio do mato mesmo no MT, usei por 3 anos e 80k km, sem problema algum.
Tentando contribuir com o tópico: Tenho uma L200 Sport GLS 2004 a dois anos e meio. Rodei cerca de 100mil Km nesse período. Fui de Brasília ao Rio de Janeiro 3 vezes (em torno de 3000 km cada vez); a cidades de MG várias vezes; Fui a Salvador no início de 2013 (rodei cerca de 4mil km). Não tenho do que me queixar. Em relação a controle de velocidade, na última viagem para a Bahia, 130 km/h foi praticamente a velocidade mantida durante todo o percurso, com picos de 145 km/h. A minha L200 nunca superaqueceu... Talvez por ser a versão GLS. Já utilizei em todo tipo de terreno, inclusive em areia e lama... Vejo muito gente falar mal e pelo visto eu tive sorte. Em relação a consumo, na estrada gira por volta dos 9km/l a 130km/h. Na cidade fica entre 9 e 10 km/l. No período que a tenho, troquei pneus, pastilhas de freio, amortecedores traseiros, e hoje fiz manutenção na suspensão dianteira. Acho a manutenção cara, mas qualquer outra caminhonete a diesel também sofrerá desse mesmo mal. Estou muito satisfeito e apesar de ter pensado em trocar de carro nesse ano, desisti da idéia e vou ficar com ela mais 2 anos. Espero que ajude a se decidir, mas não deixe de andar no carro antes de decidir e pedir para um bom mecânico dar um olhada antes de fechar negócio. Boa sorte.
Primeiro post no fórum e logo de dúvida... vou acertar isso depois.
Vamos lá, meu Pai possui uma Hilux 2012 e eu percebi uma coisa interessante, quando dirijo ela a uns 160Km/h por exemplo, se eu soltar o acelerador a rotação cai pra quase marcha lenta, aí quando piso no acelerador a rotação sobe novamente...
Parece que ela tem um sistema pra andar em alta velocidade sem necessariamente girar o motor, apenas gira quando acelero mais ou começo a reduzir por exemplo, ta ficando confuso minha explicação mas parece que ela fica "na banguela".
depois do texto vem minha dúvida, a L200 automática é assim também? Isso gera um grande conforto ao rodar e viajar com o carro...
Todas as sugestoes foram boas, mas todo mundo esquece que todo e qualquer carro vai quebrar!!!
Assim sendo o melhor a se fazer é sempre manter a manutenção em dia, e evitar levar o carro aos limite!
Então manutenção correta e cuidado, minimiza-se as desconfianças e quebras!!