Postado originalmente por
Edu Guilhon
Olá a todos,
Já estive muito presente no forum há uns 5 anos atrás quando estava pesquisando sobre o aquecimento da minha l200 2001 GLS, e essa ferramenta foi a minha salvação para decifrar o enigma do aquecimento dessas pick-ups, e não ficar refém dos mecanicos…
Volto agora à ativa novamente pois estou querendo trocar a minha L200 GLS 2001 por um carro mais novo; mas apesar de AMAR as L200 Outdoor/Savana manual (HPE jamais!!!), tenho dúvidas seu vou querer correr o risco de pegar uma "esquentadinha" novamente….
Uma opção às L200 seria a Ranger 3.0… Acho o carro bonito e confortavel, e sei que o motor é bom, mas não sei se ela aguenta o fora de estrada como a L200 não só aguenta, mas também passa com louvor.
Verdade seja dita, meu uso será 75-80% urbano/estrada, com somente 20% de uso em off road…. Mas apesar de somente 20%, sendo o uso tão mais severo nas trilhas, acabam por maltratar muito o carro, e isso causará um desgaste prematuro. Por isso, ainda assim busco por um carro mais forte no off road...
Gostaria de resussitar esse tópico, e pedir a ajuda de vocês quanto a essa dúvida. Sou apaixonado pela L200 Outdoor/Savana (GLS), mas nao estou muito disposto a passar por tudo que passei para sanar o problema de aquecimento, caso pegue um exemplar com esse problema. Por outro lado, a Ranger também parece uma opçap muito interessante, tendo mais conforto nas estradas (menos RPM), motor melhor, mas menos forte no off road; e ao menos pra mim, com menos sex appeal que a L200.
Adoraria poder ouvir suas consideraçoes….
Um pouco da minha história…..
Comprei uma L200 2001 GLS há uns quase 5 anos atrás (+- 129.000km rodados)… Logo de cara fiz uma viagem com ela, e a mesma se comportou extremamente bem. Na volta, fiz uma revisao e constataram que estava sem a válvula termostática… Foi posto uma nova válvula original da L200, e entao começou o meu problema de aquecimento! Mal podia subir uma estrada em subida mais acentuada, ou forçar o carro em qq situaçao que o ponteiro subia rapidamente e tinha q alivar para nao chegar no vermelho….
Até então nao sabia desse problema crônico, e passei a pesquisar. E foi aqui no forúm que aprendi MUITO sobre o mesmo, e sobre quais maneiras para trata-lo.
Uma avaliaçao mais a fundo no motor e sistema de arrefecimento, mostrou que a manutençao do carro nao tinha sido nada exemplar… Junta queimada, cabeçote trincado, radiador todo F…. !
Em etapas, fui trocando tudo… Junta e cabeçote, radiador (original L200), mangueiras…. Fiz limpeza nos bicos e troquei as buchas da suspensão... Conclusão: Nunca mais tive problema de aquecimento, e o carro esta muito melhor!
Minha opnião, é que a Mit está sim tentando tirar mais "leite" do que seria recomendado para esse motor… Colocando um monte de extras e apendices para extrair mais potencia; logo, deixando-o mais sobrecarregado… Ela deveria ao menos para isso, compensar em outras partes, como melhorar o sistema de arrefecimento… Entretanto, vejo também que muitaaaa gente nao sabe usar esse motor… No início fiquei um tanto frustado de ter que andar a 100-110km no máximo nas estradas para manter o giro máximo em 3000rpm, e ainda assim ter o motor gritando… mas nao teve jeito.. tem que se contentar com isso para ganhar em outros quesitos… AS pessoas pecam MUITO na manutençao correta dos seus carros, e acabam se tornando vítimas delas mesmas...
Só para constar, já ouvi mecânico dito "gabaritado" (dentro da MIT), fizer que pode rodar com esse motor a 4.000rpm constante que nao tem problema….. E já ouvi muito mecanico (e donos de carros a diesel) dizer que motor diesel nao dá problema… dá pra rodar até com azeite de cozinha… Dai dá para ser ter uma ideia….
Por fim, nao sou mecanico, nem conhecedor dessa arte; mas fui obrigado a aprender algumas coisas para resolver o problema do meu carro… E resolveu!
Obrigado a todos,
Edu