Powered by vBulletin

Duvida quanta a aptidão da L200 em viagens longas

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 6 de 8 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 28/10/2013, 00:21
    pliniodemarco
    Ela "banguela" mesmo, foi estranho pra mim me acostumar, já que eu vinha de um Audi A3 AT.
  • 05/01/2014, 20:16
    M_Gross
    Citação:

Postado originalmente por carvalhoairton Ver Post
    Caros. Sou novo aqui no 4x4 Brasil. Eu tive por mais de dez anos uma F1000 1989 4x2 MWM 229. Infelizmente em minha ultima viagem houve um acidente e o meu carro demorará muito a voltar a rodar, e se isso acontecer.
    Sou biólogo e rodava com minha caminhonete cerca de 10.000km todo mês, e nunca tive problemas. Refiz meu motor somente uma única vez, a pouco tempo, depois de quase 600.000km. Motor MWM 229 é para mim o melhor já produzido.
    Sempre tive alguns problemas com a F1000 quando tinha que ir em pesquisas de campo, principalmente em lamaçais, pois ela não era 4x4. Sempre andei com desatoladeiras e um guincho que nunca me deixaram na mão.
    Depois do acidente decidi, então, comprar um carro 4x4 mais novo. Minha primeira opção foi uma l200 savana de 2008 a 2010. Entrei aqui no forum, li milhares de postagens e acabei ficando com medo de comprar uma Mit l200. Se a cada 100.000km deve-se fazer o motor, o carro não vai durar nem um ano antes da retífica.
    Gostaria de pedir opinião a pessoas mais experientes: Minha utilização do veículo - Em viagens longas, principalmente no Nordeste e Norte (1500 a 2000 km) em asfalto ou estrada de barro boas condições e por ventura a utilização do 4x4 em áreas com lama mais funda. Meu carro é para trabalho e não para a diversão.
    Segundo li aqui a l200 não deve ultrapassar os 110 km/h em longos períodos. Fiquei um tanto quanto preocupado com isso. Na minha F1000, eu segurava 90 até 100 km/h durante dez ou mais horas e nunca tive problemas.
    Olhei a Frontier. Aqui vi que a manutenção é muito cara e o carro não aguenta muito estradas de terra.
    Qual a melhor opção para uma utilização em estrada de terra em boas condições e muito raramente tracionar o carro por períodos curtos? Uma quilometragem anual de mais de 100.000 km é condizente com que versão 4x4?
    Agradeço a ajuda
    Airton

Prezado Airton, boa noite!

Visto a data do seu post, não sei se já comprou a nova viatura ou não, em todo caso, vou lhe dar minha humilde opinião.

Tamanho não é muito problema pra você, visto que tinha uma F-1000 e não se importava com o tamanho;
    Não pega trilhas extremamente pesadas, do tipo que exige pneus especiais;
    Se preocupa com a durabilidade do motor e confiabilidade em áreas distantes;

O veículo pra você é a F-250 4x4.

Atende perfeitamente o que você procura com um motor 6cc Cummins c/ 50kgfm, esse sim para 1.000.000km e ainda de quebra lhe confere imponência, beleza, conforto e uma desvalorização muito pequena.
    (hoje o pessoal tem coragem de pedir 50k em uma 4x2 1999)

Pesquise e se surpreenda...
  • 24/01/2014, 10:53
    Edu Guilhon
    L200 Outdoor X Ranger ???
    Olá a todos,

Já estive muito presente no forum há uns 5 anos atrás quando estava pesquisando sobre o aquecimento da minha l200 2001 GLS, e essa ferramenta foi a minha salvação para decifrar o enigma do aquecimento dessas pick-ups, e não ficar refém dos mecanicos…

Volto agora à ativa novamente pois estou querendo trocar a minha L200 GLS 2001 por um carro mais novo; mas apesar de AMAR as L200 Outdoor/Savana manual (HPE jamais!!!), tenho dúvidas seu vou querer correr o risco de pegar uma "esquentadinha" novamente….

Uma opção às L200 seria a Ranger 3.0… Acho o carro bonito e confortavel, e sei que o motor é bom, mas não sei se ela aguenta o fora de estrada como a L200 não só aguenta, mas também passa com louvor.

Verdade seja dita, meu uso será 75-80% urbano/estrada, com somente 20% de uso em off road…. Mas apesar de somente 20%, sendo o uso tão mais severo nas trilhas, acabam por maltratar muito o carro, e isso causará um desgaste prematuro. Por isso, ainda assim busco por um carro mais forte no off road...

Gostaria de resussitar esse tópico, e pedir a ajuda de vocês quanto a essa dúvida. Sou apaixonado pela L200 Outdoor/Savana (GLS), mas nao estou muito disposto a passar por tudo que passei para sanar o problema de aquecimento, caso pegue um exemplar com esse problema. Por outro lado, a Ranger também parece uma opçap muito interessante, tendo mais conforto nas estradas (menos RPM), motor melhor, mas menos forte no off road; e ao menos pra mim, com menos sex appeal que a L200.
    Adoraria poder ouvir suas consideraçoes….

Um pouco da minha história…..

Comprei uma L200 2001 GLS há uns quase 5 anos atrás (+- 129.000km rodados)… Logo de cara fiz uma viagem com ela, e a mesma se comportou extremamente bem. Na volta, fiz uma revisao e constataram que estava sem a válvula termostática… Foi posto uma nova válvula original da L200, e entao começou o meu problema de aquecimento! Mal podia subir uma estrada em subida mais acentuada, ou forçar o carro em qq situaçao que o ponteiro subia rapidamente e tinha q alivar para nao chegar no vermelho….

Até então nao sabia desse problema crônico, e passei a pesquisar. E foi aqui no forúm que aprendi MUITO sobre o mesmo, e sobre quais maneiras para trata-lo.
    Uma avaliaçao mais a fundo no motor e sistema de arrefecimento, mostrou que a manutençao do carro nao tinha sido nada exemplar… Junta queimada, cabeçote trincado, radiador todo F…. !
    Em etapas, fui trocando tudo… Junta e cabeçote, radiador (original L200), mangueiras…. Fiz limpeza nos bicos e troquei as buchas da suspensão... Conclusão: Nunca mais tive problema de aquecimento, e o carro esta muito melhor!

Minha opnião, é que a Mit está sim tentando tirar mais "leite" do que seria recomendado para esse motor… Colocando um monte de extras e apendices para extrair mais potencia; logo, deixando-o mais sobrecarregado… Ela deveria ao menos para isso, compensar em outras partes, como melhorar o sistema de arrefecimento… Entretanto, vejo também que muitaaaa gente nao sabe usar esse motor… No início fiquei um tanto frustado de ter que andar a 100-110km no máximo nas estradas para manter o giro máximo em 3000rpm, e ainda assim ter o motor gritando… mas nao teve jeito.. tem que se contentar com isso para ganhar em outros quesitos… AS pessoas pecam MUITO na manutençao correta dos seus carros, e acabam se tornando vítimas delas mesmas...

Só para constar, já ouvi mecânico dito "gabaritado" (dentro da MIT), fizer que pode rodar com esse motor a 4.000rpm constante que nao tem problema….. E já ouvi muito mecanico (e donos de carros a diesel) dizer que motor diesel nao dá problema… dá pra rodar até com azeite de cozinha… Dai dá para ser ter uma ideia….

Por fim, nao sou mecanico, nem conhecedor dessa arte; mas fui obrigado a aprender algumas coisas para resolver o problema do meu carro… E resolveu!

Obrigado a todos,

Edu
  • 24/01/2014, 19:32
    Edu Guilhon
    Alguém? rs…..
  • 25/01/2014, 09:12
    Gilter
    Citação:

Postado originalmente por Edu Guilhon Ver Post
    Alguém? rs…..

Saudações Edu,
    Sua Historia se parece demais com a minha. Inicialmente tive uma L200 GL 1999, com motor original 250.000 rodados e perfeitíssimo, o único problema que tive com ela foi aquecimento mas isto se justifica pela falta de cuidado com o radiador (tando por parte do ex dono como minha). Mesmo assim ela aqueceu porque estava subindo serra em Itajubá MG com 500 kg de carga e forçando demais.
    Hoje tenho um GLS 2002 87 CV, problema de aquecimento nunca tive (o sensor fica sempre no 1/8, na época que a comprei, levei em uns mecânicos picaretas que me deram muito desgosto e quando pedi para trocar o sensor ou marcador, disseram que estava funcionando que ela realmente não esquentava porque haviam deixado a bomba d'água permanentemente ligada e assim esta até hoje, esse mês com mais tempo eu mesmo vou mudar isso e deixar original, mecânico nunca mais). Costumo Subir a serra MG/SP em 3 ° marcha e em 4° somente nessa situação ela sobe o ponteiro para 1/4 da temperatura.

Sobre economia não tenho o que reclamar, já cheguei a fazer 15km por litro viajando de Aiuruoca a São José dos Campos SP( 280 km sedo uns 180 de muitas curvas subidas) a 80-90km/h. Ela é bem mais devagar nas arrancadas que a outra que eu tive, mas vou manter essa regulagem pela economia de combustível e acredito que seja melhor ao motor.
    Sou muito satisfeito com o carro, fiquei 1 ano com a outra e já estou a 3 com esta, moro em sitio e já usei muito arrastando toras, carregando mourões pelos pastos, pegando estradas péssimas de muita lama até a cidade. As únicas dores de cabeça que tive foram consequência de mecânicos desonestos e de falta de experiencia. Hoje com o conhecimento que obtive no fórum já consigo fazer muitas coisas sem depender de mecânico, o problema principal são as ferramentas especificas e a falta de tempo, mas mesmo assim vale a pena.
    Aqui no fórum tem muitas discussões sobre diversos problemas de diversos modelos de L200, é importante observar esses detalhes antes de comprar determinado modelo, e não basta conhecer o dono anterior é preciso saber se ele não era negligente com o carro, veja estado da água do radiador, das correias etc. Por essas pequenas coisas já da pra saber se dono é zeloso ou não.

Pelo o seu relato, o que eu disse não é novidade para você. Também pensei em trocar a minha ano passado, tentar uma GLS 2005, depois pensei bem e preferi não arriscar, melhor investir um pouco e ficar com o carro que eu conheço.

Abraço boa sorte.
  • 25/01/2014, 15:19
    Junior-L200Power
    Edu Guilhon e Gilter, se vcs já tem algum conhecimento sobre a L200 quadrada, então nas Sport/Outdoor não tem muito mistério não!! É praticamente mesma coisa com algumas "firulas" eletrônicas que na quadrada não tem... principalmente na "injeção eletrônica", turbina e na tração!!
    De resto praticamente tudo igual...
    Eu só evitaria as Sport de 2004 até 2005, pelo defeito de fábrica já conhecido nas bronzinas pois muitas não fizeram o recall!!
    Fora isso estarão com um excelente carro!!
    Eu mesmo tive L200 quadrada por 12 anos...e agora estou comprando uma Outdoor 2010 sem me preocupar com nada, sem medo algum!! aliás depois das L200 comprei uma S10 2010 4x4 e to só passando raiva vai fazer 2 anos!! Cansado dessa porcaria de S10 eu vou voltar pra L200 com a maior alegria do mundo!!
    então dou a dica pra vcs, como ja conhecem L200 e suas manhas. então não tem perigo algum!!
    Outra coisa é o forum aki que sempre tem informações a respeito de todo e qlquer problema que o carro venha a dar!!

Agora viagem em alta velocidade é complicado, a rotação fica alta e o consumo tbm...
    E é por isso que já to elaborando a melhor receita pra alongar a relação de marchas da L200 Sport/Outdoor pra fazer na minha!!
    E segundo meus cálculos ela vai ganhar uma redução de 500rpm na ultima marcha que gera uma margem em torno de 20km/h de folga!!
    Por exemplo, se vc andava a 110km/h a 3000rpm...agora na mesma rotação vc vai andar a 130km/h!!
    Se vc gosta de andar em 110km/h fixo...ao invés de 3000rpm, o motor vai estar a apenas 2500rpm!!
    Uma melhora bem razoável e significativa, tanto em durabilidade quanto consumo!!
    Se vc fazia 9km/L na BR, agora vai passar a fazer 11km/L se brincar até 12km/L!!
    Pra quem anda em torno de 100km/h pode fazer até mais!!

Grande abraço amigos!!
  • 25/01/2014, 20:28
    Caiogaucho
    Hoje fui à caça de uma viatura diesel que me propiciasse confiabilidade,para viagens curtas (170 km/dia) e eventuais longas (patagônia/Chile). Fiquei tentado pela L200 Triton 2014 GLX (modelo que caberia no meu bolso). Como este modelo não tinha na concessionária para eu ver, acabei protelando para semana que vem. Enquanto isso estou pesquisando no forum as impressões de todos os experts. Houve alguma alteração na L 200 Triton 2014 em comparação ao ano anterior? Apesar de vir "pelada" a robustez impressionou-me sobremaneira.

Abs, e curtindo muito os pareceres postados! Este forum é demaissss.
  • 25/01/2014, 20:46
    Junior-L200Power
    Caiogaucho, a L200 2014 teve o motor repotenciado de 170cv para 180cv..e o torque subiu de 35kgfm para 38,6kgfm!!
    É um ganho singelo mas muito bem vindo na potência!!
    No seu caso como será manual, nada muda..somente AT passou a ter 5 marchas!!
    E por último e não menos importante o tanque passou de 75L para consideráveis 90L de capacidade!!
    Isso em uma viagem garante uma autonomia muito boa, podendo chegar a mais de 1000km...
    No restante tudo igual...

Que mal lhe pergunte, tá pagando quanto na Triton GLX? Esses dias tinha uma a venda aki 12/12 por 70.000,00 completa inclusive air bag duplo e abs...fikei tentado mas pro meu uso não seria uma boa,então vou pegar uma Outdoor mesmo!!

Grande abraço!!
  • 25/01/2014, 21:16
    Caiogaucho
    Junior, o modelo GLX está por 92000,00.
    abs
  • 26/01/2014, 04:01
    RValle
    No fim, o cara postou 1 vez e nunca mais apareceu. O que será que ele comprou... mais um mistério, ehehehe.

Ao menos recebi uma baita aula sobre L200.

Muito bom, confrades!
  • 26/01/2014, 12:22
    Junior-L200Power
    Tem gente que é fod@ mesmo viu..o cara vem aki com uma dúvida posta uma vez e some!!
    O pessoal do forum todo mundo se mobiliza e o cidadão nem aparece mais...

Só acrescentando uma coisa que já cansei de falar aqui, mas sempre é bom repetir...
    L200 tem que usar válvula de 76,5 graus caso for fazer um uso mais pesado, e sempre água limpa com fluido correto no radiador!!
    Caso a L200 não tenha, colocar a hélice de 11pás!!
    Feito isso, se aqueceu é pq teu motor tá com algum problemas, pq se tiver feito tudo isso que falei não aquece nem a pau!!
    Eu tinha uma quadrada e andava com ela a 140/150 km/h na BR e nunca passou de 1/4 o ponteiro!!
    Ela nunca aqueceu em ocasião nenhuma...aliás só uma vez que quebrou a bomba dágua, mas ai não tinha como mesmo não!! Rsrs

Abraço!!
  • 26/01/2014, 23:34
    Gilter
    Citação:

Postado originalmente por Junior-L200Power Ver Post
    E é por isso que já to elaborando a melhor receita pra alongar a relação de marchas da L200 Sport/Outdoor pra fazer na minha!!
    E segundo meus cálculos ela vai ganhar uma redução de 500rpm na ultima marcha que gera uma margem em torno de 20km/h de folga!!
    Por exemplo, se vc andava a 110km/h a 3000rpm...agora na mesma rotação vc vai andar a 130km/h!!

Grande Junior! Já aprendi muito com seus posts! Como seria essa modificação pra alongar a 5° marcha? presumo que tenha que trocar umas 2 engrenagens da caixa de cambio seria isso? se sim, seriam essas engrenagens comerciais?

Muito boa a dica da temperatura da válvula termostática.

Abraços.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 6 de 8 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 11:14.