Powered by vBulletin

Duvida quanta a aptidão da L200 em viagens longas

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 8 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 12/10/2013, 18:58
    vavarusso
    Citação:

Postado originalmente por roberto_nascimento Ver Post

O que acontece nas regiões mais isoladas é a depreciação da mão de obra do mecânico. No nordeste, por exemplo, pagam R$ 40,00 pra fazer o mesmo serviço que em São Paulo eu ganho R$ 100,00. Nenhum mecânico que preste, que se atualize, que tenha o mínimo de estudo vai se submeter a essa situação por muito tempo.

Nessas regiões, um veículo a diesel mecânico ou eletrônico, com problemas é complicado do mesmo jeito. Veículo a diesel precisa de mecânico e de bombista especializado. Vai achar um bombista numa região dessas onde?
    .

Roberto você deveria dosar seu preconceito e refletir o quanto você é um ser ignorante.
  • 12/10/2013, 19:22
    Marcelo-HPE
    Já que a l200 não aguenta viagens longas !!
    Vejam só essa outdoor pela transmazônica ,o Sr Alcir é daqui de perto e Casimiro de Abreu RJ

Expedição Família Neves
  • 12/10/2013, 19:24
    Marcelo-HPE
    expedição familha neves
    Outro :
    L200 triton, l200 Outdoor e Hilux.
  • 12/10/2013, 19:44
    Marcelo-HPE
    Já que a l200 não aguenta viagens longas !!
    Vejam só essa outdoor pela transmazônica ,o Sr Alcir é daqui de perto e Casimiro de Abreu RJ

Expedição Família Neves
  • 13/10/2013, 01:58
    roberto_nascimento
    Citação:

Postado originalmente por Marcelo-HPE Ver Post
    Concordo Claudio !!!
    Coloca um poderoso motor toyota 3.0 ou NGD 3.0 num cambio curto de l200 outdoor e vai rodar a 130, 140km/h para ver o que vai acontecer.
    O que sacrifica o 4D56 é o cambio curto .
    O sujeito para ter uma l200 outdoor , primeiro tem que entender de l200 outdoor. a mesma é uma picape de força e não de velocidade.

Não creio Marcelo. Eu tenho uma L200 com esse 4D56. Comprei por uma bagatela, pois fundiu o motor. O dono era cliente da oficina que eu trabalhava e fazia a manutenção direitinho. Infelizmente, tem um problema de aquecimento nesses motores. Concordo que não deveria aquecer num uso normal, porém em viagens com velocidade constante por muito tempo, pode acontecer (foi como aconteceu nessa minha). Exigindo do motor, obviamente também pode.

Funcionar a 3000-4000 rpm não quer dizer tanto assim. Um veículo descendo ladeira a 3000-4000 rpm, por exemplo, não deveria aquecer em hipótese alguma nessa situação e o desgaste também não é acentuado. Já subindo uma ladeira íngreme, o motor faz força e isso sim acarreta maior desgaste e aquecimento.

E mais, não dá pra medir a durabilidade de um motor só pela rpm. Já peguei taxistas com sienas, palios, zafiras, etc com motor com 400 mil km sem abrir. Por outro lado, já vi ducatos abrindo com 200 mil km. Só depende do uso e do cuidado do dono. Os motores a diesel são muito fortes. Eles tem potencial de durar muito mesmo, mas depende do dono!

Já presenciei toyota hilux 2.8 beirando 800 mil km! E não foi pra oficina fazer motor não. Só chegou na oficina rebocada porque a tampa de óleo do motor estragou e vazou tudo. Se duvidar, ainda deve estar rodando! E a dona era uma fazendeira!
  • 13/10/2013, 02:03
    roberto_nascimento
    Citação:

Postado originalmente por vavarusso Ver Post
    Roberto você deveria dosar seu preconceito e refletir o quanto você é um ser ignorante.

Vava,

Não quis ofender os mecânicos de Juazeiro.
    Como nasci no sudeste, fiz curso no sudeste, trabalhei no sudeste, viajei para o nordeste e voltei a trabalhar no sudeste, foi a realidade que vi. E fui para o nordeste trabalhar por causa de um amigo, que até hoje, prefere ganhar menos e morar por aí do que viver nessa loucura que vivemos aqui.
  • 13/10/2013, 08:12
    Marcelo-HPE
    Mas aí é que está Roberto , o problema não é no Motor em si !!! o motor não aquece por sí só , é o sistema de arrefecimento mal dimensionado
    os sistema acoplados no 4d56 que acabam com ele : Cambio Curto, Sistema de arrefecimento mal dimensionado, é o pé do dono incauto que quer rodar a 140km/h
    E pode ter certeza qualquer motor diesel girando alto vai durar menos!! quanto maior a rpm maior o desgaste , maior rpm da turbina , maior consumo , qualquer um sabe disso.
    abs
  • 13/10/2013, 10:18
    vavarusso
    Citação:

Vava,

Não quis ofender os mecânicos de Juazeiro.
    Como nasci no sudeste, fiz curso no sudeste, trabalhei no sudeste, viajei para o nordeste e voltei a trabalhar no sudeste, foi a realidade que vi. E fui para o nordeste trabalhar por causa de um amigo, que até hoje, prefere ganhar menos e morar por aí do que viver nessa loucura que vivemos aqui.

Valeu meu caro Roberto, porém um mecânico bem qualificado aqui tem uma qualidade de vida superior a de um de um grande centro.
  • 13/10/2013, 17:02
    Imperador!
    Faço minhas palavras as do Marcelo_HPE.
    Sou dono de uma Ranger 3.0 que a 2.000 está a mais de 100km/h (com pneu 265), enquanto que a Pajero 2.5 que também tenho está a pouco mais de 80km/h na mesma rotação. Detalhe: A Pajero é AT, o que faz que ela tenha um OD mais longo.

É uma questão de lógica que o motor da Ranger deve durar mais que o da Pajero, exatamente por ser menos exigido em condições normais de uso. Agora é claro que tanto o 4D56 como o NGD vão abrir o bico se o dono ficar rodando direto com mais de 3500 rpm ou se não for dada a manutenção recomendada.

Sempre tive vontade de ter um carro com esse 4D56 simplesmente pra desmitificar essa ideia que o motor não presta e que aquece. Nenhum motor presta e aquece nas mãos erradas.

O que acontece com o 4D56 é que ele foi feito pra ser um motor feito pra rodar com 87cv turbinado. Depois tiraram 100cv dele, depois 121, depois 141, depois 150 e algumas de competição até 180cv. Tirando esse último caso, somente nas de 87cv e 100cv o sistema de arrefecimento acompanhava a necessidade térmica. Aí chega um monte de agroboy querendo colar ponteiro na L200 e explode o motor e nao sabe o porquê. Claro que o motor não presta, nem nenhum nunca vai prestar.

Qualquer um que tenha um conhecimento um pouco maior desse motor sabe que os problemas desse motor são 3:
    a) Cambio curto (infelizmente sem solução)
    b) Sistema de arrefecimento mal dimensionado (solução: radiador maior (um de 12L resolve) ou selamento do sistema)
    c) Válvula EGR que carboniza a turbina (solução: EGR Killer)

Sabendo disso, conhecendo as limitações desse motor (sobretudo quanto às rpm) e, mais que tudo, dando manutenção adequada, não tenho dúvida que tem um motor pra pelo menos 200.000km.
  • 13/10/2013, 19:02
    roberto_nascimento
    Citação:

Postado originalmente por Imperador! Ver Post
    Sempre tive vontade de ter um carro com esse 4D56 simplesmente pra desmitificar essa ideia que o motor não presta e que aquece. Nenhum motor presta e aquece nas mãos erradas.

O que acontece com o 4D56 é que ele foi feito pra ser um motor feito pra rodar com 87cv turbinado. Depois tiraram 100cv dele, depois 121, depois 141, depois 150 e algumas de competição até 180cv. Tirando esse último caso, somente nas de 87cv e 100cv o sistema de arrefecimento acompanhava a necessidade térmica. Aí chega um monte de agroboy querendo colar ponteiro na L200 e explode o motor e nao sabe o porquê. Claro que o motor não presta, nem nenhum nunca vai prestar.

Qualquer um que tenha um conhecimento um pouco maior desse motor sabe que os problemas desse motor são 3:
    a) Cambio curto (infelizmente sem solução)
    b) Sistema de arrefecimento mal dimensionado (solução: radiador maior (um de 12L resolve) ou selamento do sistema)
    c) Válvula EGR que carboniza a turbina (solução: EGR Killer)

Sabendo disso, conhecendo as limitações desse motor (sobretudo quanto às rpm) e, mais que tudo, dando manutenção adequada, não tenho dúvida que tem um motor pra pelo menos 200.000km.

Imperador, você explicou direitinho o problema do arrefecimento. Mas, com certeza o 4D56, como qualquer outro motor diesel, tem grandes chances de durar muito mais que 200 mil km. Basta ter cuidado. Os antigos 4D56, de 87 CV, com certeza passam dos 200 mil com facilidade, supondo uma manutenção correta.

Agora o lance do RPM, é como disse acima: Os Trollers 3.0 usam o mesmo motor da Ranger 3.0 e são mais reduzidos que a Ranger. Não é por isso que o motor irá durar menos. Depende sempre se o motor está fazendo força ou não. Pra descer uma ladeira, não tem porque usar o freio para que o motor não atinja altas RPM. Isso não irá ocasionar desgaste excessivo ou calor excessivo. Nas subidas sim, se é possível subir na faixa de torque ou pouco acima dela, não precisa pisar mais.

Mas, a pior coisa para máquina é sem dúvida andar abaixo da faixa de torque! Quando o motorista tem preguiça de reduzir a marcha e sobe em quarta ou quinta com o veículo quase morrendo ao invés de reduzir para terceira ou segunda.

Outro fator vital, é a carga. Uma Ranger 3.0 de trabalho que anda sobrecarregada o tempo inteiro e com motorista com o pé embaixo, não tenha dúvidas de que até antes dos 200 mil km pode precisar abrir. Já se for usada com cuidado e dentro dos limites, mesmo em trabalho pesado, pode durar bem.

Enfim, a durabilidade de um propulsor é algo complicado de estimar. Tem até um aparelho que consegue estimar quando um propulsor irá travar através das medidas de vibração do mesmo em seu estado atual comparadas as medidas originais. Mas, não deixa de ser estimativa, pois não se sabe que tipo de uso será feito, qual será a manutenção e etc. E tem o fator "sorte". Toda máquina está sujeita a falhas. Quanto mais rodado e quanto mais antigo, maior a chance de falhas acontecerem.
  • 13/10/2013, 19:16
    roberto_nascimento
    Citação:

Postado originalmente por vavarusso Ver Post
    Valeu meu caro Roberto, porém um mecânico bem qualificado aqui tem uma qualidade de vida superior a de um de um grande centro.

Vava, não tenho dúvidas disso, meu caro!

Citação:

Postado originalmente por Marcelo-HPE Ver Post
    Mas aí é que está Roberto , o problema não é no Motor em si !!! o motor não aquece por sí só , é o sistema de arrefecimento mal dimensionado
    os sistema acoplados no 4d56 que acabam com ele : Cambio Curto, Sistema de arrefecimento mal dimensionado, é o pé do dono incauto que quer rodar a 140km/h

Marcelo, não vejo problema num câmbio curto. O problema em si, é o arrefecimento, como você e o Imperador já disseram.
    O RPM, é como expliquei acima. Depende.
    E com certeza, rodar a 140 km/h com um 4D56 não é legal, especialmente em subidas.
    A maioria dos relatos de aquecimento desse motor são em subidas. Mas, também já vi alguns que aqueceram em trânsito de cidade, que é um ambiente severo também, mas sinceramente, acredito que esses, não deviam ter uma manutenção legal. Afinal, tem uns zezinhos por aí que querem andar só com água no radiador...
  • 14/10/2013, 08:39
    Moipessoa
    Citação:

Vava, não tenho dúvidas disso, meu caro!

Marcelo, não vejo problema num câmbio curto. O problema em si, é o arrefecimento, como você e o Imperador já disseram.
    O RPM, é como expliquei acima. Depende.
    E com certeza, rodar a 140 km/h com um 4D56 não é legal, especialmente em subidas.
    A maioria dos relatos de aquecimento desse motor são em subidas. Mas, também já vi alguns que aqueceram em trânsito de cidade, que é um ambiente severo também, mas sinceramente, acredito que esses, não deviam ter uma manutenção legal. Afinal, tem uns zezinhos por aí que querem andar só com água no radiador...

agua no radiador não é o problema, desde que seja água e não barro e/ ou lama.
    :concordo:

César,
    dê a sua contribuição nesse tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...uas-vezes.html
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 8 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 15:35.