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Duvida quanta a aptidão da L200 em viagens longas

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  • 27/01/2014, 01:22
    Junior-L200Power
    Citação:

    Postado originalmente por Gilter Ver Post
    Grande Junior! Já aprendi muito com seus posts! Como seria essa modificação pra alongar a 5° marcha? presumo que tenha que trocar umas 2 engrenagens da caixa de cambio seria isso? se sim, seriam essas engrenagens comerciais?

    Muito boa a dica da temperatura da válvula termostática.

    Abraços.

    Fala meu amigo Gilter... Muito obrigado pela atenção aos meus posts!!
    Essa dica da valvula termostática é muito valiosa...muita gente não dá importancia mas não tem idéia como esses graus a menos ajudam e muito!!

    Então meu caro, a caixa da L200 é "blindada" vamos dizer assim... o conjunto de engrenagens é único e não tem como desmembrar uma única marcha pra poder trocar a engrenagem...por isso não é tão fácil( nem barato) esse serviço de alongar o diferencial...
    A única solução possível nesse caso é a troca da relação do diferencial mesmo!!
    Ou vc troca só a Coroa e pinhão, ou troca o diferencial inteiro!!
    Então estou estudando o que fica melhor nas L200...tenho 2 opções aqui já que estou estudando e analisando!!
    Pra finalizar eu só preciso saber se todas as coroas e pinhão são compatíveis/intercambiáveis entre os diferenciais Mitsubishi...
    Se forem fica mais fácil, já tenho a solução pronta!!
    Caso não sejam intercambiáveis, teria que trocar a bola do diferencial inteira!!

    Entendeu?!
    É complicado, mas como vou ficar com essa Outdoor pelo menos uns 5 anos, pra mim vai valer muito a pena a economia de combustível e de motor!!

    Grande abraço!!
  • 28/01/2014, 10:50
    Gilter
    Citação:

    Postado originalmente por Junior-L200Power Ver Post
    A única solução possível nesse caso é a troca da relação do diferencial mesmo!!
    Ou vc troca só a Coroa e pinhão, ou troca o diferencial inteiro!!

    Entendi Junior, com certeza é um investimento que vale a pena. Talvez o único ponto desfavorável seja perder torque na 1° marcha também, por outro lado, em algumas situações usar a reduzida pode compensar isso. Aqui em MG tem umas subidas bem fortes, já houve caso de eu parar em uma dessas e mesmo não patinando não consegui sair por falta de torque só engatando a reduzida mesmo.
    Quem sabe daqui uns 5 anos eu realizo o sonho de ter uma Outdoor? srsrs
    Quando tiver um tempo livre, de uma passada no tópico Caixa de direção da L 200 página 4, relatei um problema que tive esses dias que me deixou bastante encabulado.

    Abraço, boas aventuras.
  • 28/01/2014, 14:42
    Walter da Camper
    Junior, já que o tópico é pra trocar experiências sobre a utilização de pick-ups, quais foram os motivos que te fizeram passar raiva com a S10?

    O objetivo da pergunta é que penso em comprar uma viatura da última safra de BI mecânica (até 2005) e ficar com ela por muitos anos, já que por motivos ideológicos, e uma certa dose de desobediência civil, me recuso a dirigir carro acionando um potenciômetro com o pé, como se faz em vídeo-games e máquinas de costura...

    Portanto, precisar ser um 4x4 fácil de manter e nesse quesito a S10 parece que vai ter disponibilidade de peças no mercado (inclusive desmanches) por muitos anos, devido ao número de unidades vendidas. Além disso o MWM sprint tende a ser um motor bastante conhecidos pelos mecânicos de regiões remotas, já que equipou até caminhões.

    Abs.

    Citação:

    Postado originalmente por Junior-L200Power Ver Post
    Eu mesmo tive L200 quadrada por 12 anos...e agora estou comprando uma Outdoor 2010 sem me preocupar com nada, sem medo algum!! aliás depois das L200 comprei uma S10 2010 4x4 e to só passando raiva vai fazer 2 anos!! Cansado dessa porcaria de S10 eu vou voltar pra L200 com a maior alegria do mundo!!

  • 28/01/2014, 18:19
    Pumba
    Citação:

    Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Junior, já que o tópico é pra trocar experiências sobre a utilização de pick-ups, quais foram os motivos que te fizeram passar raiva com a S10?

    O objetivo da pergunta é que penso em comprar uma viatura da última safra de BI mecânica (até 2005) e ficar com ela por muitos anos, já que por motivos ideológicos, e uma certa dose de desobediência civil, me recuso a dirigir carro acionando um potenciômetro com o pé, como se faz em vídeo-games e máquinas de costura...

    Portanto, precisar ser um 4x4 fácil de manter e nesse quesito a S10 parece que vai ter disponibilidade de peças no mercado (inclusive desmanches) por muitos anos, devido ao número de unidades vendidas. Além disso o MWM sprint tende a ser um motor bastante conhecidos pelos mecânicos de regiões remotas, já que equipou até caminhões.

    Abs.

    Não esquece de lubrificar o cabo do acelerador e andar com um reserva, além das ferramentas que você vai precisar pra trocar o mesmo. Dependendo do modelo de veículo, a troca pode não ser fácil! Não sei se na S10 é. O cabo do acelerador do meu ex troller MWM 2.8 arrebentou e me deixou na mão no meio da trilha.

    E lembrando que cabo arrebentando é bem comum. Já, aceleradores drive by wire, em 9 anos de oficina, nunca vi ninguém com problemas. Se for realmente fanático por segurança, pode-se andar com um sistema reserva. Mas, não vejo necessidade, pois não é qualquer pane num sistema desses que te deixa na mão. No máximo, um modo de segurança.
  • 28/01/2014, 18:32
    Pumba
    Citação:

    Postado originalmente por Edu Guilhon Ver Post
    Olá a todos,

    Já estive muito presente no forum há uns 5 anos atrás quando estava pesquisando sobre o aquecimento da minha l200 2001 GLS, e essa ferramenta foi a minha salvação para decifrar o enigma do aquecimento dessas pick-ups, e não ficar refém dos mecanicos…

    Volto agora à ativa novamente pois estou querendo trocar a minha L200 GLS 2001 por um carro mais novo; mas apesar de AMAR as L200 Outdoor/Savana manual (HPE jamais!!!), tenho dúvidas seu vou querer correr o risco de pegar uma "esquentadinha" novamente….

    Uma opção às L200 seria a Ranger 3.0… Acho o carro bonito e confortavel, e sei que o motor é bom, mas não sei se ela aguenta o fora de estrada como a L200 não só aguenta, mas também passa com louvor.

    Edu, você deveria considerar as L200 Triton. Ainda mais, no seu uso, nem mesmo bloqueio de diferencial você deve necessitar. E te adianto que a triton, com o investimento em um bloqueio traseiro, é a melhor L200 já produzida. O motor 3.2 é ótimo! A suspensão tem a mesma robustez das antigas. A diferença é que motor e câmbio são melhores. Os modelos Savana são mais reforçados em diversos pontos. Se você gostou da Ranger (modelo antigo, motor 3.0), também recomendo. Originalmente, ela sai de fábrica com pneus menores que a L200. Com pneus iguais, elas possuem exatamente o mesmo vão-livre. E a suspensão é bem similar. A Ranger, inclusive acho mais macia. A ranger possui a caçamba mais baixa (menos lift) que a L200, o que em termos de design não é legal, mas para uma picape de trabalho é fundamental. Em termos de mecânica, a ranger é mais bruta. As L200 RS e L200 ER que são versões de Rally das L200, usam justamente a mecânica das Rangers (câmbio, t-case, diferenciais).
  • 29/01/2014, 02:33
    Junior-L200Power
    Citação:

    Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Junior, já que o tópico é pra trocar experiências sobre a utilização de pick-ups, quais foram os motivos que te fizeram passar raiva com a S10?

    O objetivo da pergunta é que penso em comprar uma viatura da última safra de BI mecânica (até 2005) e ficar com ela por muitos anos, já que por motivos ideológicos, e uma certa dose de desobediência civil, me recuso a dirigir carro acionando um potenciômetro com o pé, como se faz em vídeo-games e máquinas de costura...

    Portanto, precisar ser um 4x4 fácil de manter e nesse quesito a S10 parece que vai ter disponibilidade de peças no mercado (inclusive desmanches) por muitos anos, devido ao número de unidades vendidas. Além disso o MWM sprint tende a ser um motor bastante conhecidos pelos mecânicos de regiões remotas, já que equipou até caminhões.

    Abs.

    Amigo Walter é mais fácil vc me perguntar o que NÃO me fez passar raiva pq a lista é bem menor!! Rsrs
    Pra ser sincero não sei nem por onde começar, foram tantas coisas..vou tentar lembrar de tudo!!
    Espero que tenha paciência pra ler tudo...e não to exagerando em nada..tudo que relato aqui é verdade...bem que eu gostaria de estar mentindo e que o carro estivesse me dando todas as alegrias do mundo!!
    Vamos lá:

    De início a injeção eletrônica é bastante problemática, vira e mexe a luz acende e vc tem que decifrar qual a avaria, pq nem sempre é mesma coisa!! Já queimou relê de injeção, bico entupido, filtro sujo, mangueira da turbina rasgada, problema na caixa de relê...entre outros que não lembro agora!!
    Radiador qlquer sujeira que junta já eleva um pouco a temperatura...tem que estar bem limpo sempre!!
    Suspensão dianteira é muito fraca pro peso do motor, não dura nada mesmo colocando peças TRW de boa qualidade... logo já voltam as folgas e os amortecedores estouram com uma facilidade incrível(os amarelinhos turbo gás)!!
    As buchas do feixe de mola traseiro já troquei 2 vzs e já esfarelou de novo do lado esquerdo..fica um rangido de ferro muito chato!!
    Tração eletrônica é uma porcaria, o motor elétrico que seleciona a caixa de tração emperra muito facil e te deixa na mão quando vc menos imagina!! Diferencial dianteiro começou vazar óleo pela válvula de acionamento que fica embaixo dele...
    Compressor do ar condicionado já estragou com 1 ano e meio de uso do carro...tá estragado até hoje não troquei...ainda gela mas bem pouco!!
    Vidros elétricos lerdos demais na dianteira, além de ranger muito durante subida do vidro...faz um barulho insuportável e irritante
    Portas não adianta engraxar com frequencia, quando vc abre faz um barulho terrível nas dobradiças...
    Bomba de combustível do tanque já queimou 2 vzs...
    Relê das ventoinhas do ar queimou, tive que fazer outra instalação no lugar!!
    Central do ABS dá problema constantemente, vira e mexe a luz do ABS acende e vc fica maluco procurando o defeito, até que uma hora some e o ABS volta a funcionar!! Não é difícil essa central dar defeito e parar de funcionar de vez!!
    Forros de porta batendo soltos...
    Caçamba inteirinha rachada/trincada...de fora a fora mesmo!! Desde a tampa até a parte de tras da caçamba... e os pinos que fixam ela no chassi, um deles quebrou e a caçamba ficou solta!!
    bomba de direçao hidráulica já fundiu 2vzs, essa é a terceira e ultima que coloco...e não énada barato, paguei 1400,00 pq na primeira vez estragou o vácuo junto (é uma bomba hidraulica acoplada com vácuo)!! Na segunda vez compreisó hidraulica 899,00!! E agora por ultimo comprei outra hidraulica mas usada pq vou encostar essa bosta pra andar só na L200!!

    Amigo, resumindo é isso...a minha S10 é 2010/2010 4x4...só deu desgosto viu! Única alegria foi na hora que comprei... ela hoje tá com 122.000km e esses problemas começaram com 43.000km e nunca mais pararam!!
    Cansado de tanto gastar nesse poço sem fundo é melhor comprar outra picape encostar ela até acabar de pagar pq ainda faltam algumas parcelas, senão já tava longe faz tempo!!

    Alguns problemas não vão acontecer caso vc pegue uma 2005 pois é bomba injetora, e tenho certeza que é muuuito superior que as eletronicas!! Até pra andar elas andam mais, já andei na do amigo meu e dá um show na minha(só na cidade nas primeiras marchas de final a Eletronica anda mais), fora a economia...as de BI são bastante economicas enquanto essa eletronica gasta um absurdo!!

    Qlquer dúvida pode me perguntar amigo..dependendo do seu uso não recomendo não!!
    Se for só pra passear e ir pra algum sitio ou fazenda raramente até vai...
    Mas pra estrada de chão e uso na fazenda isso não presta não!!

    Grande abraço!!
  • 29/01/2014, 08:43
    RValle
    Noooossa, Junior... essa sua S10 não foi a famosa fabricada na segunda-feira ou quando o Corinthians perdeu no domingo anterior... essa foi a que os montadores inteiros eram cornos e fizeram uma macumba nela pra amaldiçoar o dono! Veja se não tem algum bicho morto escondido na carcaça! :???:

    Passa a placa dela pra nós, será de utilidade pública!

    Brincadeiras a parte, pelo visto seu uso é severo, não? Se sim, realmente a S10 não aguenta o tranco pelo teu relato e já descarto de toda e qualquer possibilidade de comprar alguma camionete dessas. Me surpreendi muito com tua história. Mas o estranho é que também pifam peças que demoram para apresentar problema, como relés e sensores. Não são assim para ficar pifando. De repente você tá com um puta problema de aterramento ou algo em curto que detone todo o sistema.

    Para uso em fazenda, como deve ser o seu, você tem é que ter uma F-250 mesmo. Essa deve ser um elefante, mesmo comprando uma usada. Sei que não tem mais aqui em linha - cagada da Ford, mas acho que seria a mais adequada.

    Na real, te livra desse exú tranca rua, pq tu já gastou um carro popular nela. Mas entrega na concessionária pra eles ficarem com esse "presente". :)

    Boa sorte!
  • 29/01/2014, 12:23
    Pumba
    Citação:

    Postado originalmente por RValle Ver Post
    Noooossa, Junior... essa sua S10 não foi a famosa fabricada na segunda-feira ou quando o Corinthians perdeu no domingo anterior... essa foi a que os montadores inteiros eram cornos e fizeram uma macumba nela pra amaldiçoar o dono! Veja se não tem algum bicho morto escondido na carcaça! :???:

    Passa a placa dela pra nós, será de utilidade pública!

    x2

    Isso é macumba ou carro sorteado. Eu levaria na igreja.
    Tenho cliente que faz manutenção de S10 2006 eletrônica desde os 92.000 km rodados. Ele só usa a picape no sítio, fazendo entrega de doces (sempre me traz alguns) e na última passada na oficina, apenas com troca de filtros, correia, batente e outras bobagens, ela estava com 592 mil km e a caçamba carregada de goiabada!

    A única desvantagem que vejo na S10 é a altura que realmente é mais baixa, pelo menos nas antigas e dependendo do uso, a suspensão. Motor, câmbio, t-case são ótimos. A injeção eletrônica de todas as picapes diesel de 2005-2012 é simples. As peças cabem em uma caixa de sapatos. Testar todos os dispositivos leva no máximo 1 hora, fazendo com paciência.

    Melhor mesmo é mudar de mecânico, antes de passar a bomba pra outra pessoa.
  • 29/01/2014, 14:06
    Walter da Camper
    Pumba, uma quebra no cabo do acelerador eu resolvo roubando um elástico de cabelo da patroa e amarrando o bracinho da bomba injetora e deixando o carro meio acelarado para conseguir sair do mato e chegar à civilização, ou até chegar em casa se for num domingo... Brincadeiras à parte, isso foi um pretexto para dizer que eu, particularmente, não gosto de eletrônica embarcada em veículos sujeitos à água, poeira, lama e vibração e que andam por lugares onde não chega guincho, nem qualquer outro tipo de socorro. Mas isso é gosto pessoal e eu já estou até calejado de tomar pedradas nesse forum cada vez que expresso essa opinião.

    Junior, pela quantidade de problemas elétricos e eletrônicos (relês, mau contato, luzes loucas...), além dos barulhos em peças de acabamento, dá a impressão que sua caminhonete naufragou numa enchente e depois lavaram tudo na mangueirada e secaram com secador de cabelo para vender o carro. Quando vejo esses noticiários mostrando carros com água pelo teto, em SP e RJ, fico imaginando o que é que fazem com eles depois...

    Em todas as marcas/modelo há casos extremos de carro bom e ruim, como a sua e a S10 e a do Cliente do Pumba que rodou 592 mil Km no sítio. Mas na média, não me parece que os problemas crônicos da S-10 (suspensão, ar condicionado...) sejam capazes de impedir o carro de andar.
    No meu perfil de utilização (viagens com trilha leve no destino) é preferível um carro que dê folga na suspensão e volte pra casa cheio de barulhos, do que pifar uma bomba elétrica de diesel ou sensorzinho de merd@ e o motor deixar de funcionar no meio do mato a 500 Km de casa.
    Sei que esse meu pensamento é contrário ao da maioria que considera melhor tudo o que é mais sofisticado. Mas acho que eu não sou o único: já pararam para pensar porque é que ainda tem tanta gente que, mesmo tendo dinheiro para andar numa Pajero Full, prefere fazer viagens e expedições no desconforto de uma Bandeirante?...
  • 29/01/2014, 18:47
    Junior-L200Power
    RValle, poisé a bixa é tão desgraçada de azar que eu tava parado na loja de pneus agora pouco pra buscar uma roda, e tinha um cara cortando a grama do canteiro da avenida!! Vcs acreditam que o cortador de grama lançou uma pedra do outro lado da rua e acertou o vidro traseiro da S10?? Estilhaçou inteirinho, só não kebrou pra dentro por causa do insulfilm!!
    Poisé amigos, meu uso é muito severo...todo santo dia vou pra fazenda e pego muito buraco e lama!!
    Esses problemas eletrônicos que citei, é crônico da maioria das s10 de 2007 em diante...pode pesquisar no google e vão ver a infinidade de problemas!!
    Esses problemas eletrônicos tbm foram causados por trepidação demais...a S10 é um carro de barbie, muito frágil e delicado...aliás, tudo muito mal feita!!
    A minha S10 pelo menos parece que foi feita em fundo de quintal...essa caçamba rachando de fora a fora não existe uma coisa dessa. Segue um link pra vcs verem que não é só comigo que esse lixo tá desmontando, e olha que a do cara é novinha não é surrada:

    Olha a putaria! - YouTube

    Então amigos, essa S10 eletrônica foi a pior merda que já comprei na vida!!
    Como arrependo de não ter comprado outro carro nesse dia!!

    Pumba, esse carro só pode tá macumbado mesmo..pq não tem lógica uma coisa dessas!!
    Agora tem problêmas cr5ônicos tbm que só fui descobrir depois de pesquisar muito na net, o tanto de gente passando raiva com essa luz de injeção e do ABS!! Isso toda S10 tem...
    Amigo nosso aqui da família já tá na terceira S10, só usa na cidade...mas S10 4x4 ele disse que não compra nunca mais pq é só pra dar dor de cabeça, o cara nem usava e a tração vivia estragando, vazando..quando precisava tava travada igual tá essa minha!! Essa tração da s10 não presta mesmo!!

    Walter, dependendo do seu uso ela pode te servir muito bem, ou não!!
    Ela é macia e o motor muito forte, gostoso de guiar!! Só que estes defeitos tiram qlquer um da paciência!!
    A suspensão é muito fraca mesmo, isso tbm não tem jeito!!

    As vezes ma mecânica pode ser uma boa pedida, mas fuja dessas eletrônicas!!
    E se um dia for fazer uma trilha leve, não saia contando com o 4x4 viu, pq vc nunca sabe quando o motor elétrico vai travar..o que ocorre em 80% das S10!! E o trac lock tbm só funciona quando quer...mesmo colocando oleo correto as vzs ele não ajuda..

    Grande abraço amigos!!
  • 29/01/2014, 22:37
    Pumba
    Citação:

    Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Em todas as marcas/modelo há casos extremos de carro bom e ruim, como a sua e a S10 e a do Cliente do Pumba que rodou 592 mil Km no sítio. Mas na média, não me parece que os problemas crônicos da S-10 (suspensão, ar condicionado...) sejam capazes de impedir o carro de andar.
    No meu perfil de utilização (viagens com trilha leve no destino) é preferível um carro que dê folga na suspensão e volte pra casa cheio de barulhos, do que pifar uma bomba elétrica de diesel ou sensorzinho de merd@ e o motor deixar de funcionar no meio do mato a 500 Km de casa.
    Sei que esse meu pensamento é contrário ao da maioria que considera melhor tudo o que é mais sofisticado. Mas acho que eu não sou o único: já pararam para pensar porque é que ainda tem tanta gente que, mesmo tendo dinheiro para andar numa Pajero Full, prefere fazer viagens e expedições no desconforto de uma Bandeirante?...

    Walter, as coisas não são bem assim. Esses motores são usados em caminhões de pequeno porte e o projeto deles leva em consideração o uso a que são destinados. O próprio diagnóstico de falhas dos motores mecânicos x eletrônicos não teve passos aumentados, apenas itens adicionados nos já existentes passos, na maioria dos projetos. Aliás, em alguns casos, houve inclusive diminuição dos passos! Os sensores e atuadores também não ficam vulneráveis a água. As falhas nos mesmos ocorrem mais por falha na vedação do mesmo. Os sensores, em caso de falha de leitura ou leitura de valores fora do padrão regulado, emitem um sinal coringa que ativa o modo "Go Home", ou modo de segurança, que permite que o motor funcione, normalmente, até pouco acima de sua faixa final de torque, caso o problema não seja grave. Problemas graves, de origem mecânica, que provocavam super aquecimento ou a trava do propulsor por exemplo, são controlados e além de evitarem a parada do propulsor, permitem o motor continuar funcionando! Ou seja, só se tem a ganhar com o sistema!

    Você já viu algum dono de bandeirante reclamando de problema em sensor?

    Sobre as expedições, tenho conhecidos que vendem passeios e expedições pelo brasil e recentemente renovaram a frota de antigas land rovers defender 130, pickup bandeirantes e bandeirante jipe longo trocando por 2x Hilux 2007 e 1x pickup CD Marruá 2008. Acredito que pouco a pouco, as frotas de diesel serão sim renovadas, mas isso leva tempo. Uma bandeirante diesel, em um uso normal e com manutenção em dia, dura décadas. Pra quem não é afetado pelo consumismo imposto pelo marketing das empresas, realmente não tem porque trocar um bandeirante por um pajero full. Outros, já não veem dessa maneira.
  • 29/01/2014, 22:42
    Pumba
    Citação:

    Postado originalmente por Junior-L200Power Ver Post
    RValle, poisé a bixa é tão desgraçada de azar que eu tava parado na loja de pneus agora pouco pra buscar uma roda, e tinha um cara cortando a grama do canteiro da avenida!! Vcs acreditam que o cortador de grama lançou uma pedra do outro lado da rua e acertou o vidro traseiro da S10?? Estilhaçou inteirinho, só não kebrou pra dentro por causa do insulfilm!!
    Poisé amigos, meu uso é muito severo...todo santo dia vou pra fazenda e pego muito buraco e lama!!
    Esses problemas eletrônicos que citei, é crônico da maioria das s10 de 2007 em diante...pode pesquisar no google e vão ver a infinidade de problemas!!
    Esses problemas eletrônicos tbm foram causados por trepidação demais...a S10 é um carro de barbie, muito frágil e delicado...aliás, tudo muito mal feita!!
    A minha S10 pelo menos parece que foi feita em fundo de quintal...essa caçamba rachando de fora a fora não existe uma coisa dessa. Segue um link pra vcs verem que não é só comigo que esse lixo tá desmontando, e olha que a do cara é novinha não é surrada:

    Fiquei de boca aberta aqui com o vídeo. Mas, realmente, conheço mais de 1 cliente satisfeito. Admito que, com certeza é um projeto que tem mais vocação para o asfalto. A própria chevrolet não deve negar isso.
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