Postado originalmente por
Edimar_Oliveira
O assunto gera certa polêmica, realmente, embora concorde com um forista que comentou ser mais importante a discussão sobre trilhas e outros detalhes afeitos ao uso do carro em si. Realmente o consumo não é relevante se considerarmos a utilização natural do veículo e mesmo assim, no meu ponto de vista, se considerarmos o ótimo torque do motor, a gente nem preocupa muito com o tanque. No meu caso eu procuro trazer o do meu sempre cheio para não tomar um susto na hora de abastecer. Acredito que se for abastecer com ele quase vazio, meu coração pode não aguentar ...
No meu ponto de vista, um controle "rigoroso" como o que o Igor faz só faz sentido se for para acompanhar a quantas andam as condições de funcionamento do veículo, visto que se começar a aumentar muito o consumo, saindo da média aferida, pode ser sinal de problemas mecânicos/elétricos.
Eu moro numa cidade serrana, com muitas ladeiras e trânsito trancado. Não consegui até hoje fazer mais do 6,67 km/l. Como só abasteço no mesmo posto (BR) e confiro a calibragem dos pneus toda semana, causou-me surpresa realmente o consumo do veículo dele, mas visto que, prá mim, como já disse, o consumo não é um fator determinante, isso não me incomoda.
Fabrício, estranhei sua observação, por que do que tenho lido até o momento, é o contrário: o motor ao ser adaptado para flex (meu caso), piorou o consumo em relação aos modelos de motor exclusivamente à gasolina.
Abraços,