Powered by vBulletin

Que mancada da Mitsubishi, deixaram de fabricar a TR4 4x4 com câmbio manual !!!

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 14 de 17 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 4567891011121314151617 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 13/06/2012, 12:35
    Maeda
    As empresas são consituídas com o objetivo de lucro e, diante da decisão da Mitsubishi, acredito que tenha ficado claro que quem está dando lucros para a empresa são aqueles que preferem o câmbio automático.
    Pra mim, que não dirigi nenhum manual, fica difícil opinar quanto à diferença. Acredito, no entanto, que o manual seja realmente melhor pra quem faz trilhas pesadas ou faça questão de controlar as trocas de marcha. O automático talvez melhor, apesar das limitações, para aqueles que gostam do relativo conforto que oferece.

Quanto a parar de fabricar o manual 4x4, parece que só não é pior mesmo do que comprá-lo 4x2.
  • 13/06/2012, 14:57
    euclidesneto
    Pois é, se deixou de ser fabricado, deve ser porque é pouco vendido.

Normal para o que não presta.:twisted:
  • 13/06/2012, 16:28
    Tarcis
    Citação:

Postado originalmente por Caíto Ver Post
    Galera,

Só para dar uma balizada no tópico, permitam-me relembrá-los do que se trata:

“Que mancada da Mitsubishi, deixaram de fabricar a TR4 4x4 com câmbio manual !!!”

O que é que o câmbio do carro do Fernando Alonso tem a ver com o papo?!?!:screwy::offtopic: Que viagem é essa?!?!?! Que comparação esdrúxula!!!

Vamos nos ater ao que está em debate: Mitsubishi Pajero TR4, Cambio Manual x Cambio Automático.

Neste contexto, a comparação é simples:

No projeto do Pajero TR4 o câmbio AT é uma bosta velha e antiquada e o MT tem melhor performance e consumo. Esses são os fatos e não há margem de contestação, os números provam isso, o resto é gosto pessoal e mto blá blá blá. Em outros carros com transmissões AT mais modernas, concordo que o conjunto da obra pode ser mto melhor que com transmissões MT mesmo, mas não é o caso da TR4. E falo com propriedade, dirijo no dia-a-dia uma TR4 MT e nos FDS uma AT.

É isso mesmo. Nunca dirigi uma AT, mas fiz uma análise das relações de transmissão. Imagino como deve ser uma ultrapassagem de 110km/h até 140km/h com uma AT na quarta marcha (mais longa do que a quinta na MT) com esse motor. Na MT é só jogar na quarta e meter a botina que o carro chega rapidinho a 140, mas a terceira curta da AT não vai entrar, pois é bem próxima da terceira do MT.
  • 13/06/2012, 19:12
    antoniogeo
    Citação:

Postado originalmente por Tarcis Ver Post
    É isso mesmo. Nunca dirigi uma AT, mas fiz uma análise das relações de transmissão. Imagino como deve ser uma ultrapassagem de 110km/h até 140km/h com uma AT na quarta marcha (mais longa do que a quinta na MT) com esse motor. Na MT é só jogar na quarta e meter a botina que o carro chega rapidinho a 140, mas a terceira curta da AT não vai entrar, pois é bem próxima da terceira do MT.

Mas nesse caso tem que saber usar... e o OverDrive?????
  • 13/06/2012, 20:05
    monteiroalexandre
    Citação:

Postado originalmente por antoniogeo Ver Post
    Mas nesse caso tem que saber usar... e o OverDrive?????

Nesse caso foi um erro de projeto, se ele desliga o overdrive o carro não usaria a 4ª relação, e na estrada ficaria quase inviável nesse tipo de cambio, que é obsoleto e principalmente muito mal projetado. Com um cambio de 6 relações ou até mesmo so 5, desligar o overdrive ja seria interessante!
  • 13/06/2012, 20:34
    antoniogeo
    Citação:

Postado originalmente por monteiroalexandre Ver Post
    Nesse caso foi um erro de projeto, se ele desliga o overdrive o carro não usaria a 4ª relação, e na estrada ficaria quase inviável nesse tipo de cambio, que é obsoleto e principalmente muito mal projetado. Com um cambio de 6 relações ou até mesmo so 5, desligar o overdrive ja seria interessante!

Me refiro à situação citada, em caso de ultrapassagens...
  • 13/06/2012, 21:08
    Maeda
    Realmente,

Basta um clique no OD e ele já reduz, lembrando que a automatização não atua apenas para ir para marchas mais longas. Serve também para reduzir, mesmo que seja no 'kick-down', sempre de forma automática.
  • 14/06/2012, 00:47
    Tarcis
    Citação:

Postado originalmente por Maeda Ver Post
    Realmente,

Basta um clique no OD e ele já reduz, lembrando que a automatização não atua apenas para ir para marchas mais longas. Serve também para reduzir, mesmo que seja no 'kick-down', sempre de forma automática.

Bom, fiz o comentário mas já havia me esquecido dos valores. Abaixo estão as marchas e velocidades na potência máxima e a rotação que a próxima marcha teria na velocidade da marcha anterior à potência máxima. Um bom projeto tem que deixar a marcha seguinte a uma rotação um pouco abaixo da rotação de torque máximo:

MT
    1a - 5500rpm = 38km/h = 2a a 3000rpm
    2a - 5500rpm = 71km/h = 3a a 3500rpm
    3a - 5500rpm = 111km/h = 4a a 4000rpm
    4a - 5500rpm = 151km/h = 5a a 4700rpm
    5a - 5500rpm = 176km/h (não vai chegar lá)

AT
    1a - 5500rpm = 50km/h = 2a a 2900rpm
    2a - 5500rpm = 95km/h = 3a a 3650rpm
    3a - 5500rpm = 143km/h = 4a a 4000rpm
    4a - 5500rpm = 195km/h (também não vai chegar lá)

É só tirar as conclusões. A 4a do AT (última) é mais longa do que a 5a do MT. A 3a do AT é próxima da 4a do MT. Enquanto a 3a do MT pode ir até 111km/h, a 2a do AT só vai até 95km/h e já entra a 3a, que equivale à 4a do MT. É aí que o bicho pega, a partir de 95km/h o motor do AT entra num buraco. A 2a do AT também tem rotação baixa demais e gera um buraco de torque. Quem tem a MT e a AT pode atestar se existe algum problema nisso daí. Para mim falta uma marcha a mais no câmbio AT.
  • 14/06/2012, 02:31
    Maeda
    Tarcis,

Na prática, quando se está a 95km/h, o TR4 AT já está em 4ª marcha faz tempo. Caso contrário, a gente acaba atropelando todos os demais veículos em trânsito (exceto quando se está fazendo um teste de arrancada). Se falta uma marcha? Faltam talvez até duas, tendo em vista o motor 2.0 - 16 válvulas. Quem tem o AT sabe disso, mas eu acho que o conforto compensa.

Agora, por se tratar de um veículo sem a aerodinâmica dos últimos lançamentos, tendo em vista sua altura elevada, considerando muitas vezes o uso de pneus inadequados para asfalto e andando nas estradas brasileiras, acredito que a velocidade de cruzeiro em torno de 110 a 120km/h é atingida sem qualquer dificuldade (sem sentir falta de uma marcha). Isso tudo sem se esquecer que esse carro acima dos 120km/h tem um consumo muito elevado, tanto no AT como no MT. Pra quem quiser se manter constante à velocidade de 150km/h, talvez seja melhor pensar em outro tipo de veículo, independente de ser automático ou manual.

Entendi o seu ponto de vista quanto a se manter na melhor faixa de torque, tanto visando à economia, quanto ao melhor aproveitamento do motor, mas, com o câmbio automático, a gente não se lembra disso. Na verdade, a gente até se esquece da existência do câmbio e passa a prestar mais atenção no fluxo dos veículos e na paisagem. Isso, claro, andando em estradas da minha região em que a velocidade máxima é de 60 a 110km/h (cheia de radares).

Voltando ao assunto específico do tópico, posso dizer que, apesar de possuir um TR4 AT, não concordo com a paralisação da fabricação do MT. A minha utilização na maior parte em estradas com pouca velocidade e em centros urbanos é muito beneficiada com o AT, no entanto, sempre que quiser ter o controle das marchas e rotações para o melhor aproveitamento do torque, sei que o MT fará falta. Assim, pra quem prefere e usa mais nessas condições, o MT seria mais uma opção que, infelizmente, a Mitsubishi retirou.

Acredito, entretanto, que essa medida da Mitsubishi seja temporária.
    Uma coisa é deixar de lançar um modelo que não tem procura e outra coisa é paralisar uma produção que já vinha acontecendo e que já tem toda a estrutura montada, estudos, peças, público alvo, tradição e principalmente resultado satisfatório. É coisa pra eles reverem, com certeza.

No final das contas, estou torcendo pra que eles retornem a produzir a versão MT 4x4, mas continuarei com o AT, mesmo faltando marchas :mrgreen: - acho que o conforto compensa, principalmente no perímetro urbano e no trânsito pesado (coisa de que ninguém escapa).

Abraços.
  • 14/06/2012, 09:42
    euclidesneto
    Citação:

Tarcis,

no entanto, sempre que quiser ter o controle das marchas e rotações para o melhor aproveitamento do torque, sei que o MT fará falta.

Isso que não entendo. Qual o problema de reduzir com o automático?
  • 14/06/2012, 09:55
    Tarcis
    Citação:

Tarcis,

Na prática, quando se está a 95km/h, o TR4 AT já está em 4ª marcha faz tempo. Caso contrário, a gente acaba atropelando todos os demais veículos em trânsito (exceto quando se está fazendo um teste de arrancada). Se falta uma marcha? Faltam talvez até duas, tendo em vista o motor 2.0 - 16 válvulas. Quem tem o AT sabe disso, mas eu acho que o conforto compensa.

Maeda,

Sim, mas as velocidades que coloquei são as máximas para as marchas, apenas para comparação em um caso de exigir o máximo do motor.

Também acho que a MIT vai voltar atrás nisso, pois vendedores já me disseram que muita gente chega para comprar o MT 4x4 e sai sem comprar nada quando não encontra, ou compra um usado como eu fiz (queria trocar um 2007 por um 2012 e acabei comprando um 2011 MT). A MIT já deu com os burros n´água no passado quando produziu o 4x2 (acho que foi entre 2005 e 2007) e teve que parar de produzir. Talvez seja só um teste de mercado.
  • 14/06/2012, 12:23
    AACL
    Citação:

Postado originalmente por euclidesneto Ver Post
    Isso que não entendo. Qual o problema de reduzir com o automático?

Euclides,

o problema não é reduzir com o automático. O problema é reduzir e ao invés de encontrar torque encontrar um motor no limite, esguelando sem sair do lugar. O buraco que existe entre a terceira e quarta marcha é o problema.

Além do que, como já citado, falta marcha para um motor 2.0 16v. Mesmo na MT falta um sexta marcha para que o carro fosse mais econômico e menos barulhento.

Abs,

Lindóia
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 14 de 17 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 4567891011121314151617 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 01:15.