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  • #1
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    13/10/2010
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    Pessoa, boa tarde.
    Comprei uma Freelander 2005 há pouco tempo (1 mês). O meu problema começou quando eu pegava enfarrafamento muito longo, após me livrar dele, minha Free não desenvolvia, como se tivesse 1 ou mais cilindros falhando e só voltava ao normal depois de eu desligar e deixá-la um pouco parada. Assim foi por 1 semana. Na última vez que isto aconteceu, eu parei o carro na garagem e, umas 2 horas depois, ao retornar ela não pegava mais. Já testei a bomba de gasolina e o sensor de rotação, sem sucesso.
    Alguém pode me ajudar, caso tenha tido um problema parecido?

    Abraço a todos.

  • #2
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    30/07/2009
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    Boa noite Rauen,

    Recentemente comprei uma freelander 1 2004 e estou com o mesmo problema que voce: qdo exige do carro e ele sobe o giro, na hora que troca a marcha (cambio automatico) ela cai a potencia como se um cilindro parasse de funcionar.
    Porem o que ocorre é que o motor entra no modo de emergencia e diminui a potencia. Entao voce desliga o motor e ele volta a funcionar normalmente.
    Primeiramente levei o carro em um mecanico especializado land rover em BH. Ele trocou algumas bobinas porem me disse que estava molhando a parte superior da vela do cilindro um e teria que desmontar o motor para fazer o reparo porem nao tinha as ferramentas. Me aconselhou a trocar as correias quando desmontasse o motor. (Obs: o defeito estaria na junta liquida ou outra junta, sei la).
    Levei o carro na concessionaria Terra Nova em BH, eles orcaram o servico. Importei as correias pela internet e economizei R$1.000,00. Foi entau realizado o servico. Porem o carro continuou com o mesmo defeito!!!! Ontem fui na concessionaria e me disseram que agora estava apontando um defeito na valvula atuadora do banco 1 e 2. Autorizei a troca porem o carro continuou com o mesmo defeito!!!! Até o momento estão fazendo testes no carro e ainda não acharam o defeito.
    Assim que souber te falo... tá foda
    Voce já conseguiu solucionar o problema???
    Abraco

  • #3
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    15/06/2011
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    Problema chato com a Freelander

    Olá, RENATOMD! Li seu post hoje e reconheci exatamente o problema que estou tendo com minha Free! Além disso, a viatura fica todo o tempo com a luz Check Engine (ambar) acesa e ninguém consegue descobrir a causa. Já gastei uma fortuna na concessionária Land Rio aqui do RJ, mecánicos independentes, Scanners, etc, e nada! Cada hora um fala algo diferente! Na ultima vez que estive na Concessionária, após a troca de todas as bobinas e velas, sondas Lambda (as 4), sensor MAF, eles condenaram o Coletor de Admissão, dizendo ser a causa do Problema (custa lá, cerca de 5800,00 pilas)! ´Lógico que não autorizei a troca! O resultado de tudo isso é que gastei uma grana e o problema continua. O consumo, que já não é lá essas coisas boas, piorou muito (na casa de 2,5 a 3 Km/L, motor trepidando quando a rotação aumenta. Aí preciso parar, desligar e religar para o motor encher novamente e ficar sereno, mas com a luz acesa sempre.

    Já estou pensando em tocar fogo no bicho, mas como sou tinhoso, quero descobrir a causa deste problema e poder passar com muita alegria para quem tiver problemas iguais. É por isso que pergunto a vc se conseguiu resolver seu caso e o que foi feito.

    Como uma ultima alternativa, retirei o Coletor de Admissão, retirei dele os acionadores de variação acoplados e mergulhei em um balde de removedor de sujeira (FAÍSCA com VEJA). Saiu muita sujeira de dentro e as aletas do Coletor ficaram soltinhas, uma maravilha, e importei uma peça que vai logo após a borboleta principal, após o sensor MAF, peça esta que serve para capturar os gases de escape e tanque e jogar de volta na queima (esta peça está entrando em funcionamento direto, quando deveria funcionar somente quando exigido alta rotação). Bom, a tal peça ainda não chegou, mas os acionadores do coletor estão bons, assim como o próprio coletor, mas a danada da luz continua acesa, o consumo altíssimo e o motor falhando quando aumento o giro. O curioso é que o Scanner acusa sempre a mesma coisa (alto índice de perda de gases).

    Adicionalmente, li em um teste da Quatro Rodas que os Freelander, mesmo novos, tem um problema cronico de sensores. Se um sensor dá defeito, todos os outros param, embora o carro continue a rodar, mas com a luz ENGINE acesa.

    Mais um detalhe: também não é combustível, conforme muitos sugeriram, pois só uso PODIUM em meus carros.

    Abs e obrigado pela ajuda.

  • #4
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    15/06/2011
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    Problema chato com a Freelander

    Olá, RENATOMD! Li seu post hoje e reconheci exatamente o problema que estou tendo com minha Free! Além disso, a viatura fica todo o tempo com a luz Check Engine (ambar) acesa e ninguém consegue descobrir a causa. Já gastei uma fortuna na concessionária Land Rio aqui do RJ, mecánicos independentes, Scanners, etc, e nada! Cada hora um fala algo diferente! Na ultima vez que estive na Concessionária, após a troca de todas as bobinas e velas, sondas Lambda (as 4), sensor MAF, eles condenaram o Coletor de Admissão, dizendo ser a causa do Problema (custa lá, cerca de 5800,00 pilas)! ´Lógico que não autorizei a troca! O resultado de tudo isso é que gastei uma grana e o problema continua. O consumo, que já não é lá essas coisas boas, piorou muito (na casa de 2,5 a 3 Km/L, motor trepidando quando a rotação aumenta. Aí preciso parar, desligar e religar para o motor encher novamente e ficar sereno, mas com a luz acesa sempre.

    Já estou pensando em tocar fogo no bicho, mas como sou tinhoso, quero descobrir a causa deste problema e poder passar com muita alegria para quem tiver problemas iguais. É por isso que pergunto a vc se conseguiu resolver seu caso e o que foi feito.

    Como uma ultima alternativa, retirei o Coletor de Admissão, retirei dele os acionadores de variação acoplados e mergulhei em um balde de removedor de sujeira (FAÍSCA com VEJA). Saiu muita sujeira de dentro e as aletas do Coletor ficaram soltinhas, uma maravilha, e importei uma peça que vai logo após a borboleta principal, após o sensor MAF, peça esta que serve para capturar os gases de escape e tanque e jogar de volta na queima (esta peça está entrando em funcionamento direto, quando deveria funcionar somente quando exigido alta rotação). Bom, a tal peça ainda não chegou, mas os acionadores do coletor estão bons, assim como o próprio coletor, mas a danada da luz continua acesa, o consumo altíssimo e o motor falhando quando aumento o giro. O curioso é que o Scanner acusa sempre a mesma coisa (alto índice de perda de gases).

    Adicionalmente, li em um teste da Quatro Rodas que os Freelander, mesmo novos, tem um problema cronico de sensores. Se um sensor dá defeito, todos os outros param, embora o carro continue a rodar, mas com a luz ENGINE acesa.

    Mais um detalhe: também não é combustível, conforme muitos sugeriram, pois só uso PODIUM em meus carros.

    Abs e obrigado pela ajuda.

  • #5
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    28/09/2011
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    Opa Pessoal, comprei uma Freelander I 2005 HSE e já peguei com um problema no câmbio, mas só caiu a ficha depois de um tempo, tudo funciona certinho, quando esta fria a marcha Ré entra numa boa, depois de algumas voltas a marcha ré demora uma pouco para entrar e chega uma hora em que eu enguato ré e ela não entra, fica como se estivesse no N ( Neutro ) então se eu der uma pequena acelerada ela entra.
    Segundo o proprietário isso não estava acontecendo com ele, mas o caso é que ele trocou o óleo de câmbio a pouco tempo antes de me vender, fui ao mecânico que efetuou a troca e ele me falou que cusou R$30,00 o litro e pelo oque eu vi aqui no forum o óleo com esse preço não é recomendado.
    O mecânico falou que vai TER QUE ABRIR o câmbio para arrumar e já que vai abrir tem que trocar um monte de coisa etc, resumindo R$ 5.000,00.

    Mesmo não sendo diretamente um problema meu pois comprei o auto já com este problema me ajudem por favor ...
    Se trocar o óleo pelo recomendado, segundo um amigo aqui do forum recomendo o da Motul Sintetic funcionaria ???
    Ou oque poderia se feito para que não tenha que abrir o câmbio ???

    Obrigado, aguardo ...

  • #6
    Rafael,

    Esse mecânico é especialista em Land Rover ?

    Esse orçamento tá bem (muito !) salgado.

    Abraço,
    Neilson


  • #7
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    08/10/2011
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    Olá Rui; sou o Oliveira, li este seu post sobre os problemas da freelander, como vc me informou, foi resolvido e a luz do ENGINE não acende mais, gostaria que se fosse possível, postasse todo seu estudo contribuindo para a free ficar 100%, e excelente estado, saudações freelandeanas.

  • #8
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    01/10/2010
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    Boa tarde pessoal, estou com um pequeno problema com a minha Freelander 1. Quando o carro está frio, funciona muito bem, sem falhar, mas, quando o carro aquece, começa a falhar, perde rendimento e potencia. Fica com o funcionamento com 6 cilindros, mas fica pulando entre 1100 e 1500 rpm, se eu acelerar mais fica sem pular. Já levei em vários mecânicos de confiança e experientes e já passei o scanner. Não acende luz alguma no painel, o scanner não acusou nada....testamos as sondas com multímetro também e nada, o Maf está ok também, a pressão da bomba está estável, deu quase 4,0 bar acelerando a 3000 rpm; troquei as velas por outras não originais e o carro não mudou, peguei uma bobina nova e saímos testando de um por um para ver qual cilindro ficava mancando e o mecânico não identificou nenhum cilindro ruim(nenhuma bobina ruim , no caso). Hoje, levei o carro em 2 outras oficinas e funcionando o carro as duas disseram: vcs devem verificar de novo as velas e bobinas, este funcionamento que ele apresenta ( hora falha, hora normal) é típico de problema da parte de ignição!
    Alguma luz?
    Grato pela atenção.
    PS: Tinha um outro Freelander 1 nesta oficina que falei, mas já foi concertado, eles trocaram todas as bobinas e velas e uma sonda lambda debaixo do motor. Mas o problema dele era outro...acendia a luz de ignição e parava a aceleração, entrava em estado de emergência.

  • #9
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    05/02/2011
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    Brasília/DF
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    Também pensaria em problema na bobina. Tive sintoma semelhante no meu carro e a bobina era a culpada. Mas o carro “vibrava ” frio ou quente, desde que em baixa rotação, principalmente em marcha lenta. Mas comigo o teste foi diferente. O mecânico foi desconectando bobina por bobina e vendo a reação, até que em uma delas nada aconteceu (o carro não piorou), confirmando que era a defeituosa.
    Meu carro anterior teve problema de ignição causado por falha na válvula de recirculação de gases (deixa a mistura pobre em alguns cilindros apenas, provocando a falha de ignição). O problema era intermitente, parecido com o seu, mas não tinha relação com a temperatura do motor. Piorava em marcha lenta e melhorava com a aceleração.
    Sds

  • #10
    Usuário Avatar de Mecatrom
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    16/04/2013
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    Olá,
    Caros amigos estou com um problema parecido,
    Flelander V6, Quando sobe o giro do motor , mas isso ela em movimento, corta uma valvula injetora e uma bobina de ignição!
    Mas corta o pulso negativo da ECU, corrigimos a ECU, quando ocorre a falha e é colocada a ECU no simular as 6 valvulas injetores e 6 bobinas fuincionam perfeitamente, veja bem não é que falha cilindro:

    Obs, tem Vt, nas valvulas tem massa , mas corta pulso da ECU apenas em um bico e uma bobina dica?

  • #11
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    27/07/2013
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    Olá pessoal, tenho uma Free 2005 2.5 V6 90.000 km e a mesma apresentou o mesmo problema de baixo rendimento, ou melhor, quando pisava no acelerador, solicitando potencia do motor ia até uns 4000 rpm e voltava para 2500. Não tinha confiança mais no carro para ultrapassagens. Fui até um mecânico de confiança e o mesmo retirou todo o conjunto de bomba, filtro, pré-filtro e boia de combustível de dentro do TQ, vocês não imaginam a sujeira que estava acumulada no pré-filtro, que fica na sucção da bomba.
    Feito limpeza no mesmo o carro voltou a voar. Simples assim, nada de trocar cabos, bobinas, bomba de combustivel, etc.
    Abraços.

  • #12
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    13/08/2013
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    Curitiba/PR
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    Boa noite pessoal. Tenho uma Freelander 2005 com problemas similares aos relatados, principalmente sobre a preda de potencia causada por falha em um ou mais cilindros. A causa e a mesma. Subida rapida de giro com motor quente. Como o scanner somente apontava falha no cilindro e ja haviam sido trocadas velas e bobinas, além das sondas lambda, testamos com multimetro os terminais eletricos do cilindro que falhava. Verificamos que sempre falhava o cilindro 1 e a causa da falha era o corte do pulso negativo que vem da central para o bico de injecao (corte na injecao de combustivel). Após um tempo outros cilindros começam a falhar. Ao desligar e ligar o carro o problema desaparece. Foi trocado o bico de posição e o problema e sempre no mesmo cilindro, descartando problema de bico. Foi testado outro maf e também não resolveu. Quanto a dica do Mecatron, fechamos o circuito do termostato da ventoinha da caixa da ECU para funcionar direto o o problema persiste. Também foram trocadas as correias dentadas na mesma revisão. Todos os sensores foram verificados e funcionam bem. A ultima alternativa e verificar a própria ECU. Pergunto se alguém tem alguma sugestão de como resolver o prolema. Como citado aqui, o problema e bem especifico e até contornável no uso diário do veiculo, mas não compatível com a tecnologia e categoria da marca.

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