Com sou adepto da manutenção "aeronáutica", substituo qualquer peça antes que ela quebre, deixando então a peça substituída como reserva.
Assim que a minha embreagem começou ficar dura, eu desmontei tudo e descobri o garfo bem gasto. Mas isso porque nunca precisei trocar a embreagem. Foram 160mil Km com a mesma embreagem e o disco ainda tinha 50% de vida.
Mas que fura, fura; ainda mais se o cara dirigir mal como eu, onde a vida do conjunto superaria facilmente a do garfo...
Assim como o 90, meu 110 agora está livre deste problema.. Ganhou um circuito de lubrificação para o garfo, com bico para graxa externo, além de um garfo BEM reforçado e conjunto original da 130 (disco maior, molas mais fortes e em maior número).. Ficou 10!
Plugue azul tbm não deu pau, coloquei relê antes.. Está agora com faróis Hella no lugar dos terríveis originais e circuito elétrico redundante reforçado com cabos para auto-forno, tudo direto ao alternador. Aproveitei a dimensão do sistema e coloquei lâmpadas p/ rally Philips 90-100W. Absoluto dia na frente do carro, ganha até do Jimny com seus faróis de superfície complexa.
No meu caso, hoje pouco me importo com estes defeitos de projeto, virou até diversão. Posso deixar o carro desmontado o ano inteiro esperando os devidos. Mas se fosse meu único carro, não acharia tanta graça.
O LR é minha terapia. Nem tenho muito drama com os problema congênitos, pois eu resolvi 99% deles antes de acontecerem (viva a rede). Agora negar que existam é doze...
Apenas sofro de ver os iniciantes em LR apanharem com estes "gatilhos"... Por isso minha incessante contribuição com os grupos. Nem falar do mito "LR não presta"... Depois maluco coloca 150kg no teto do carro e diz que o teto é uma M ou que LR capota fácil...
Não tenho absolutamente o que reclamar do meu 110, tão pouco dos outros que tive. Foram tremendos veículos. Hoje prefiro poupar o raro 110, agora 100% perfeito e passei curtir o resto do meu tempo com outras coisas.
Para meu mix ideal de carros, falta só a garagem do Jay Leno, com os carros... Um bom Subaro STi não faria mal algum...
Abraços