
Postado originalmente por
CGAUER
Carlão,
o 90 verde foi zero. E o 90 branco de segunda mão, porém praticamente zero (o 1º dono ganhou no Amex).
O 90 verde começou a vazar com 110mil Km.. O branco com 116 mil. Ambos o o'ring estava ressecado.
O verde com 16km (isso mesmo, ao sair da concessionária), veio com a cebolinha do óleo quebrada, chicote do painel central desconectado e caixa de direção desajustada. Aos 10mil Km a parte elétrica apagou totalmente por oxidação no cabo auxiliar da bateria rente ao borne, invisível aos olhos pois ficava coberto por conduíte. Aos 70mil a bomba d'água quebrou, sem qualquer prejuízo ao motor (sorte).
O branco teve o borne da solenoide da b. injetora solto durante uma ultrapassagem (q susto).
Ambos apresentaram falhas nos cilindros mestre/escravo de embreagem antes dos 60mil Km, mesmo trocando os fluídos DOT 4 anualmente. Sempre BOSCH Made in Germany.
O cambio do 90branco começou a vazar pelo retentor aos 68mil Km.. Hoje credito este vazamento à vedação da tampa frontal, muito mais comum... Falta de torque de fábrica nos parafusos (tive o mesmo fenômeno no atual 110).
O freio de ambos perdeu a eficiência depois dos 120mil KM, apesar do bom estado da bomba de vácuo.
Garfo de embreagem dos dois apresentou barulho e ficou duro por falta de lubrificação no pino onde este articula.
Em ambos, os freios quando acionados com força faziam o carro perder levemente a trajetória.
A chave do farol de ambos derreteu, deixando-nos sem luz.
Em ambos o motor saiu do ponto algum tempo depois da troca da correia dentada. Apenas ajuste, resolveu.
Em todos os limpadores eram e são péssimos.
Acho que isso é tudo que tenho a dizer sobre defeitos de projeto.
Tão pouco e ao mesmo tanto para acabar com a reputação de confiabilidade de toda uma marca.
Para efeito de comparação:
Hilux 2.8 4x4 CD japonesa ano 95
braço pitman com folga aos 180k Km, uma lâmina do feixe quebrada com 240mil e duas lâmpadas de freio traseiras e uma lanterna queimadas.
Primeiro jogo de pastilha trocado com 140mil Km.
Mas era um carro de trabalho, logo não andava nada, além de ser sem sal. O seguro ficou proibitivo e a caçamba era um estorvo.
Vendida com 320mil km sem qualquer outro defeito. Nem as válvulas pediram ajuste quando resolvemos verificar.
Resumo; é possível fazer um carro realmente confiável!
Abraços
Clemente