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problemas com bomba de vacuo - land 110/2000

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  • 08/11/2011, 12:26
    gustavoullmann
    Prezados,

    Embora meu freio funcione perfeitamente (para os padrões de um defender... hehehe), minha bomba de vácuo está toda melada de óleo. Ainda não chegou ao ponto de pingar no chão, mas isso está me incomodando.

    Decidi retirar a bomba, fazer a limpeza, trocar os repites por farafusos se necessário e remontar tudo com loctite preto.

    Ontem comecei o processo de desmontagem e ao proceder com a retirada do suporte do filtro de ar eu me deparei com dois parafusos 19mm que prendem este suporte junto ao bloco do motor.

    Minha dúvida é: posso retirar esses parafusos sem receio de afrouxar alguma coisa no bloco?

    Se alguém souber o torque para reaperto dos mesmos e se deve ser usado algum trava rosca eu agradeço desde já!

    Conforme for avançando no serviço eu coloco fotos!

    Obrigado pela ajuda!!!
  • 08/11/2011, 12:53
    CGAUER
    Gustavo,

    não solte estes parafusos, são os parafusos do cabeçote. Se soltar pode correr algum risco de empenar o cabeçote ou destruir sua junta. Acho um absurdo esta solução para fixar o suporte.

    A saída é remover a bomba de vácuo por baixo do carro...

    BTW, meleca de óleo é ± normal.

    Abraços

    Clemente

    Citação:

    Postado originalmente por gustavoullmann Ver Post
    Prezados,

    Embora meu freio funcione perfeitamente (para os padrões de um defender... hehehe), minha bomba de vácuo está toda melada de óleo. Ainda não chegou ao ponto de pingar no chão, mas isso está me incomodando.

    Decidi retirar a bomba, fazer a limpeza, trocar os repites por farafusos se necessário e remontar tudo com loctite preto.

    Ontem comecei o processo de desmontagem e ao proceder com a retirada do suporte do filtro de ar eu me deparei com dois parafusos 19mm que prendem este suporte junto ao bloco do motor.

    Minha dúvida é: posso retirar esses parafusos sem receio de afrouxar alguma coisa no bloco?

    Se alguém souber o torque para reaperto dos mesmos e se deve ser usado algum trava rosca eu agradeço desde já!

    Conforme for avançando no serviço eu coloco fotos!

    Obrigado pela ajuda!!!

  • 08/11/2011, 13:20
    gustavoullmann
    3 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por CGAUER Ver Post
    Gustavo,

    não solte estes parafusos, são os parafusos do cabeçote. Se soltar pode correr algum risco de empenar o cabeçote ou destruir sua junta. Acho um absurdo esta solução para fixar o suporte.

    A saída é remover a bomba de vácuo por baixo do carro...

    BTW, meleca de óleo é ± normal.

    Abraços

    Clemente

    Valeu, Clemente!!!

    Suspeitei desde o princípio de que ali não era para meter a chave!!!

    Deve ser uma manobra acrobática retirar a bomba por baixo do jipe, mas é melhor do que avacalhar com alguma coisa no bloco!

    Quando ao "melado", já existe a formação de uma pequena gota de óleo junto a tampa exterior da bomba (junto aos rebites).

    Já que um melado é normal, vou apenas proceder com a limpeza externa e monitoramento da bomba!

    "If It ain't broken, don't fix it" hehehe...

    Seguem algumas fotos do vazamento e do posicionamento do motor em ponto morto superiro (PMS):

    Anexo 319467Anexo 319468Anexo 319469

    Quanto ao PMS, li num forum gringo sobre usar a marca do flywheel através do orifício do wadding plug da caixa seca do câmbio. Se eu não entendi errado, basta alinhar a marcação com o furo de respiro para que o motor esteja em PMS. Para fazer isso eu ergui a roda dianteira esquerda alguns milimetros do chão, engatei 5ª marcha e girei a roda para frente até alinhar a marca. Motor em PMS! :D

    Depois eu coloco mais fotos da encrenca!

    Obrigado e abraços!!!!
  • 08/11/2011, 14:14
    ary nunes
    Gustavo,

    Pelo que sei não existe marca de ponto no flywheel (volante) mas sim um encaixe para utilizar uma ferramenta especial que è introduzida pelo furo da capa sêca e que trava o motor no ponto .
    Pela frente do motor,dentro da caixa de distribuição,a engrenagen do virabrequin possui uma chaveta que devera fiicar alinhada com marca na carcaça.
    Hoje comecei a retirar o motor da viatura para trocar a embreagem,a correia dentada e as tres engrenagens sincronizadoras.
    Como estamos na mesma cidade qualquer coisa que eu possa ajudar é só prender o grito (32668054).

    Ary
    Defender110
  • 08/11/2011, 17:35
    CGAUER
    Gustavo, sua bomba está ok. Absolutamente normal.

    Muita da melecada na sua parte inferiror, é oriunda da graxa da cruzeta do diferencial dianterio.

    Sim, quando o talho do volante alinha-se no furo de respiro da caixa seca, o motor está em PMS. E sim, existe uma ferramenta para travar o motor por este furo nesta posição.

    Abraços.

    Clemente.


    Citação:

    Postado originalmente por gustavoullmann Ver Post
    Valeu, Clemente!!!

    Suspeitei desde o princípio de que ali não era para meter a chave!!!

    Deve ser uma manobra acrobática retirar a bomba por baixo do jipe, mas é melhor do que avacalhar com alguma coisa no bloco!

    Quando ao "melado", já existe a formação de uma pequena gota de óleo junto a tampa exterior da bomba (junto aos rebites).

    Já que um melado é normal, vou apenas proceder com a limpeza externa e monitoramento da bomba!

    "If It ain't broken, don't fix it" hehehe...

    Seguem algumas fotos do vazamento e do posicionamento do motor em ponto morto superiro (PMS):

    Anexo 319467Anexo 319468Anexo 319469

    Quanto ao PMS, li num forum gringo sobre usar a marca do flywheel através do orifício do wadding plug da caixa seca do câmbio. Se eu não entendi errado, basta alinhar a marcação com o furo de respiro para que o motor esteja em PMS. Para fazer isso eu ergui a roda dianteira esquerda alguns milimetros do chão, engatei 5ª marcha e girei a roda para frente até alinhar a marca. Motor em PMS! :D

    Depois eu coloco mais fotos da encrenca!

    Obrigado e abraços!!!!

  • 08/11/2011, 17:40
    CGAUER
    Ari,


    Você não acha mais fácil afastar a transmissão, e trocar a correia in-loco, ao invés de remover o motor? Basta remover o túnel, porta luvas, suporte da alavanca de reduzida, para recuar a transmissão o necessário para troca do conjunto. Trabalho de 3 horas em duas pessoas. A correia, se tiver as ferramentas certas, 40 minutos.

    Abraços

    Clemente


    Citação:

    Postado originalmente por ary nunes Ver Post
    Gustavo,

    Pelo que sei não existe marca de ponto no flywheel (volante) mas sim um encaixe para utilizar uma ferramenta especial que è introduzida pelo furo da capa sêca e que trava o motor no ponto .
    Pela frente do motor,dentro da caixa de distribuição,a engrenagen do virabrequin possui uma chaveta que devera fiicar alinhada com marca na carcaça.
    Hoje comecei a retirar o motor da viatura para trocar a embreagem,a correia dentada e as tres engrenagens sincronizadoras.
    Como estamos na mesma cidade qualquer coisa que eu possa ajudar é só prender o grito (32668054).

    Ary
    Defender110

  • 08/11/2011, 21:15
    gustavoullmann
    Ary,

    Era justamente a este encaixe que eu me referia. Não sei ao certo quantas marcas de referência o 300 tdi possui, mas sei que não são poucas! hehehe O importante é que, mesmo sendo apenas para facilitar a remoção e colocação da bomba de vácuo, este encaixe ao estar alinhado com o orifício da caixa seca indica o PMS. É claro que esse alinhamente "a olho" só serve para algumas situações específicas, pois para garantir o perfeito sincronismo do 300 tdi quando numa troca de correia dentada, o uso de todas as marcas de referência, bem como das ferramentas adequadas é absolutamente necessário. Caso contrário aumenta muito o risco de fumaça branca, baixo rendimento, motor engasgando, entre outros... Incomodação na certa!!!

    Já comprou as peças para a troca? Tenho uma relação de "barbadas" anotadinho para quando eu for fazer a troca da embreagem e da correia...

    Aliás, onde tu está fazendo o serviço?

    Clemente,

    Mais uma vez obrigado pelas dicas! Vou providenciar a limpeza da bomba e recolocar o tudo no lugar.

    Depois coloco mais fotos!

    Obrigado a todos pela ajuda!!!

    Abraços!
  • 08/11/2011, 21:24
    ary nunes
    Boa noite Clemente,

    Realmente para trocar sómente a embreage seria mais fácil afastar a transmissão mas no meu caso alem da embreage vou trocar a correia sincronizadora e respectivas engrenagens.
    O retentor do mancal trazeiro tambem sera trocado.
    O trablho é enorme e o dia de hoje foi gasto sómente para retirar mangueiras,devem ser umas duzentas,desligar todos os conectores e afrouxar todos os parafuzos.

    Abraço,

    Ary
    Defender 110
  • 08/11/2011, 21:34
    ary nunes
    Gustavo,

    Já estou com todas as peças compradas,embreage Apdrive Line (Britcar)e o resto com peças originaia compradas na Orbid.
    Estou fazendo o serviço aqui em casa.

    Abraço

    Ary
    Defender110
  • 08/11/2011, 23:12
    gustavoullmann
    Citação:

    Postado originalmente por ary nunes Ver Post

    Estou fazendo o serviço aqui em casa.

    Tche, se precisar de ajuda é só prender o grito!!! Ferramenta, curiosidade e vontade de ajudar é o que não me falta! hehehe

    Sorte com o serviço e grande abraço!!!
  • 08/11/2011, 23:34
    gustavoullmann
    5 Anexo(s)
    Opa!

    Seguem mais fotos:

    Anexo 319583Anexo 319584Anexo 319585Anexo 319586Anexo 319587

    1- Melhor deixar quieto esses parafusos do suporte do filtro de ar... ;)

    2- Camada de pó beeem fino dentro da mangueira após o filtro de ar. É normal?

    3- Não me agradou nem um pouco esse pó fino... Penso nele dentro da turbina...

    4 e 5 - Bomba após limpeza externa. Agora é só monitorar o "melado"... hehehe

    Grande abraço!
  • 12/11/2011, 10:42
    CGAUER
    Gustavo,

    atenção especial a esta poeira. Depois do filtro não pode ter nada de pó. O problema não é só com o turbo, mas sim e especialmente nos cilindros, perdem o brunimento e logo a compressão.

    Em resumo, verifique as vedações do filtro de ar; a traseira a do parafuso borboleta e, a qualidade do próprio filtro.

    Abraços

    Clemente




    Citação:

    Postado originalmente por gustavoullmann Ver Post
    Opa!

    Seguem mais fotos:

    Anexo 319583Anexo 319584Anexo 319585Anexo 319586Anexo 319587

    1- Melhor deixar quieto esses parafusos do suporte do filtro de ar... ;)

    2- Camada de pó beeem fino dentro da mangueira após o filtro de ar. É normal?

    3- Não me agradou nem um pouco esse pó fino... Penso nele dentro da turbina...

    4 e 5 - Bomba após limpeza externa. Agora é só monitorar o "melado"... hehehe

    Grande abraço!

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