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  • #61
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    Para descobrir se a bomba é de plástico ou metal, basta remover a mangueira pequena que entra verticalmente sobre a caixa da bomba, inserir um arame metálico e com a mão girar a bomba..

    Se fizer tlac, tlac, tlac é a de plástico.

    Se fizer tlic, tlic, tlic, é de metal.

    As originais de metal parecem ser eternas. A do meu 90 chegou aos 160mil 100% perfeita.

    É importante observar o uso de fluído correto em proporção certa, de 30 a 50% de concentração, conferindo assim a lubrificação ideal da bomba.

    Abraços

    Clemente
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #62
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    Citação Postado originalmente por CGAUER Ver Post
    Para descobrir se a bomba é de plástico ou metal, basta remover a mangueira pequena que entra verticalmente sobre a caixa da bomba, inserir um arame metálico e com a mão girar a bomba..

    Se fizer tlac, tlac, tlac é a de plástico.

    Se fizer tlic, tlic, tlic, é de metal.

    As originais de metal parecem ser eternas. A do meu 90 chegou aos 160mil 100% perfeita.

    É importante observar o uso de fluído correto em proporção certa, de 30 a 50% de concentração, conferindo assim a lubrificação ideal da bomba.

    Abraços

    Clemente
    Então, eu estou com uma bomba com hélice de metal zerada aqui em casa guardada, mas como a bomba que está na VTR está na garantia do motor (que está todo "marcado" para eu não mexer), não posso nem tirar essa mangueira pra verificar.

    Eu tenho QUASE certeza que a bomba que colocaram é de plástico porque nessa oficina, segundo o dono, rotor de metal come a carcaça do motor...inclusive na hora que ele abriu, ele me mostrou e falou:

    "Aqui ó...tava vendo...toda comida. Inclusive depois vc tem que trocar isso..."

    Foto das tais ranhuras que o "mecânico" falou...sorte que nessa época eu já lia o fórum há alguns meses e não acreditava em tudo que ele falava...senão eu tinha morrido numa grana e mandado trocar essa parte

    enquete kilometragem motor tdi 300-2013-05-07-13.21.33.jpgenquete kilometragem motor tdi 300-2013-05-07-13.21.40.jpg

    Não lembro de ter visto a bomba, por isso não posso afirmar, mas pelo comentário dele, DEVE SER de plástico mesmo.

    Sobre o fluido, eu uso o original Havoline XLC 50/50 .

    Abs

    Wald
    DEFENDER 90 CSW/2001 "AMORZÃO"

  • #63
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    Estas marcas são causadas por cavitação...

    Cavitação ? Wikipédia, a enciclopédia livre

    Não é culpa da bomba, mas sim do projeto e nunca ouvi falar de problemas neste sentido, NUNCA! Um bom fluído diminui a zero os efeitos da cavitação...

    Abraços

    Clemente
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  • #64
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    Vivendo e aprendendo...nunca tinha ouvido falar nessa palavra...NUNCA! rsrs

    De qqr forma, essa são marcas do antigo dono. Se depender de mim, o máximo que pode ocorrer agora é uma LEVITAÇÃO da VTR...rsrsrs

    Abs

    Wald
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  • #65
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    Discovery I, 1995, 338.000Km.

    Segundo o relato do dono anterior, o motor foi refeito com cerca de 100.000Km porque o motorista de um dono anterior vacilou e não viu o marcador de temperatura subir.

    O motor tá firme e forte. Tá fazendo entre 9 e 11/litro, dependendo do dia, uso ou A/C ligado.

    Estava baixando bastante óleo, mas lendo as dicas aqui do fórum, troquei a tampa de abastecimento do óleo (aquela amarela que fica na parte superior do motor) por uma nova e original.

    Não baixa mais óleo. \o/

    Tá baixando um pouco de água porque está vazando pela junta "P". Já comprei a mesma (+ VT e bomba nova) e trocarei dentro de um mês, na próxima "janela operacional".
    Land Rover 88" Series 3 1973 2.25 Diesel
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  • #66
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    Wald,

    Essa história de "rotor metálico raspar no motor" é meio furada, hein?

    Conforme o Clemente explicou pode ser a cavitação. Ou, sei lá, pode ser que apertaram muito a bomba (sobre-torque) e o rotor ficou muito mais perto do bloco do motor do que devia. Ou, pode ser que a bomba anterior estava com o rolamento do rotor zoado que ficou com folga e raspando no bloco.

    Não seria melhor negociar com o mecânico e colocar uma metálica, para não ficar com a dúvida da confiabilidade da bomba com rotor de plástico?


    Troquei a bomba d'água do Series 3 estes dias e tirei umas fotos. Nem marcas de cavitação nem de sobre-torque. Só uma ferrugenzinha básica, mesmo...

    E Series não tiveram rotor de plástico. Sempre foi de aço.

    enquete kilometragem motor tdi 300-bombadagua-1.jpgenquete kilometragem motor tdi 300-bombadagua-2.jpgenquete kilometragem motor tdi 300-bombadagua-3.jpg



    Espero ter ajudado.


    Abraços,


    Tom
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  • #67
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    Citação Postado originalmente por Tom-S3 Ver Post
    Wald,

    Essa história de "rotor metálico raspar no motor" é meio furada, hein?

    Conforme o Clemente explicou pode ser a cavitação. Ou, sei lá, pode ser que apertaram muito a bomba (sobre-torque) e o rotor ficou muito mais perto do bloco do motor do que devia. Ou, pode ser que a bomba anterior estava com o rolamento do rotor zoado que ficou com folga e raspando no bloco.

    Não seria melhor negociar com o mecânico e colocar uma metálica, para não ficar com a dúvida da confiabilidade da bomba com rotor de plástico?



    Espero ter ajudado.


    Abraços,


    Tom
    Pois é Tom...o problema é que o mecânico mora em outra cidade (BH...434km) e a garantia acaba em março. Acho que vou esperar até lá pra trocar. ACHO que não deve dar problema até lá...

    De qqr forma, eu verifico TODOS OS DIAS (que saio) o nível do fluido de arrefecimento para ver se não baixou e QUALQUER barulho diferente na VTR eu paro pra tentar ver o que...

    Abs

    Wald
    DEFENDER 90 CSW/2001 "AMORZÃO"

  • #68
    Usuário Avatar de Guiga Tostes
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    Defender 110 ano 2000, 300tdi 222.000km rodados dos quais 21k na minha mão.

    9,6km/l(cidade/estrada0 nunca cheguei ou passei dos 10km/l, não baixa agua ou oléo(trocado a cada 5000km juntamente com filtro), pode ser preciosismo mas troco o filtro de comb. a cada 15mil(sempre fiz assim em outros 4x4 que tive) juntamente com o filtro de ar, o sedimentador tb é sangrado a cada 5000mil km...sigo a máxima: oleo, filtros e correias são baratos...fazer motor é caro!

    Abs e longa vida aos LR!
    BandCruiser 85" - TDI (Acesse: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=79572)
    Hilux CD Japa 94/95 TD - Instagram: @cerrado4x4oveland

  • #69
    Usuário Avatar de Nelson Defender 110
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    Guiga,

    só para registrar, a troca do filtro de diesel é a cada 10.000 Km.

    O filtro de ar a troca é a cada 20.000 Km, e rodar 90 graus a cada 10.000 Km.

    Outro dia, o meu filtro de diesel entupiu completamente com 9.000 Km. Não sei se coloquei combustível em algum posto duvidoso, etc...

    O carro ligava mas não tinha força.

    Tive de rebocar o carro para casa. Quem matou charada foi o motorista do reboque da seguradora.

    Troquei o filtro o carro ficou perfeito.

    Citação Postado originalmente por Guiga Tostes Ver Post
    Defender 110 ano 2000, 300tdi 222.000km rodados dos quais 21k na minha mão.

    9,6km/l(cidade/estrada0 nunca cheguei ou passei dos 10km/l, não baixa agua ou oléo(trocado a cada 5000km juntamente com filtro), pode ser preciosismo mas troco o filtro de comb. a cada 15mil(sempre fiz assim em outros 4x4 que tive) juntamente com o filtro de ar, o sedimentador tb é sangrado a cada 5000mil km...sigo a máxima: oleo, filtros e correias são baratos...fazer motor é caro!

    Abs e longa vida aos LR!
    Saudações,
    Nelson
    DEFENDER 110 - 1997

  • #70
    Usuário Avatar de Nelson Defender 110
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    Clemente,

    para dar um feedback.

    Vc acertou na valvula termostática com defeito. Estava travada aberta.


    enquete kilometragem motor tdi 300-pa080254.jpg

    A valvula da direita é a antiga e dá para ver o gap (que não deveria haver) , mesmo com ela fria.

    A valvula ainda era original !!! Ano 96 gravado no corpo.

    enquete kilometragem motor tdi 300-pa080257.jpg

    Agora instalei outra original. Ano 2013...

    enquete kilometragem motor tdi 300-pa080259.jpg enquete kilometragem motor tdi 300-pa080253.jpg

    Citação Postado originalmente por CGAUER Ver Post
    Nelson,

    Muitos acreditam que o motor sem carga tende a esfriar na descida. Não é verdade, especialmente no caso do motor Diesel não estrangulado, como o nosso TDI.

    Nosso motor Diesel não tem borboleta na admissão, logo mesmo quando não estamos acelerando, isso é, sem queimar Diesel, o motor continua comprimindo o ar, o que gera um tremendo calor, calor que inclusive detona o Diesel tão logo pressionemos o acelerador e calor mais que suficiente para manter o bloco aquecido.

    Já desci o Jama para São Pedro de Atacama no inverno e à noite com temperaturas negativas. A temperatura permaneceu onde deveria.


    Ponto da bomba injetora

    Um mínimo atraso no ponto não é suficiente para influenciar o consumo, apenas a qualidade da queima. Agora por menor que for o atraso, é suficiente para soltar a fumaça branca.

    Abraços

    Clemente
    Guiga,

    a sua Bandeirante está lindona. Parabens !!

    Vi que vc instalou um turbina.
    4X4 Brasil
    Saudações,
    Nelson
    DEFENDER 110 - 1997

  • #71
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    Que bom que deu tudo certo!

    Abs

    Clemente

    Citação Postado originalmente por Nelson Defender 110 Ver Post
    Clemente,

    para dar um feedback.

    Vc acertou na valvula termostática com defeito. Estava travada aberta.


    enquete kilometragem motor tdi 300-pa080254.jpg

    A valvula da direita é a antiga e dá para ver o gap (que não deveria haver) , mesmo com ela fria.

    A valvula ainda era original !!! Ano 96 gravado no corpo.

    enquete kilometragem motor tdi 300-pa080257.jpg

    Agora instalei outra original. Ano 2013...

    enquete kilometragem motor tdi 300-pa080259.jpg enquete kilometragem motor tdi 300-pa080253.jpg



    Guiga,

    a sua Bandeirante está lindona. Parabens !!

    Vi que vc instalou um turbina.
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #72
    Usuário Avatar de Alexandre Tietsche
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    110 2004: 223.000km
    110 2005: 202.000km.

    Ambas perfeitas.
    Defender 110 - 2004 - Branca
    Defender 110 - 2005 Black
    C10 6cc 1975 / Fazer 600N 2009.

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