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  • #37
    Usuário Avatar de Nelson Defender 110
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    Valeu Clemente!

    Agora em relação a valvula termostática, quando está muito frio, mesmo a valvula fechando completamente, a temperatura do motor vai cair.

    Principalmente com o motor trabalhando em freio motor descendo uma ladeira. Estou correto?

    De qualquer maneira vou verificar e fazer o teste da valvula com a panela com água no fogão (tem que mudar de estado em 88 graus, não é isso ?)

    Em relação ao ponto da bomba injetora, tem chance de estar um pouco fora.

    Afinal fui eu que trocou a correia dentada !!!

    Porém o consumo do carro está absolutamente normal.

    Com o carro fora do ponto o consumo não deveria aumentar ?

    Citação Postado originalmente por CGAUER Ver Post
    Nelson

    Correto, fumaça branca = queimando óleo. No seu caso foi óleo Diesel.

    Dois problemas aí: válvula termostática com problemas, substitua por uma nova. Rápido e barato.

    Fumaça branca com o motor frio: Diesel não queimado. Problema= bomba injetora fora do ponto, injeção atrasada.

    Abraços

    Clemente
    Saudações,
    Nelson
    DEFENDER 110 - 1997

  • #38
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    Nelson,

    Muitos acreditam que o motor sem carga tende a esfriar na descida. Não é verdade, especialmente no caso do motor Diesel não estrangulado, como o nosso TDI.

    Nosso motor Diesel não tem borboleta na admissão, logo mesmo quando não estamos acelerando, isso é, sem queimar Diesel, o motor continua comprimindo o ar, o que gera um tremendo calor, calor que inclusive detona o Diesel tão logo pressionemos o acelerador e calor mais que suficiente para manter o bloco aquecido.

    Já desci o Jama para São Pedro de Atacama no inverno e à noite com temperaturas negativas. A temperatura permaneceu onde deveria.


    Ponto da bomba injetora

    Um mínimo atraso no ponto não é suficiente para influenciar o consumo, apenas a qualidade da queima. Agora por menor que for o atraso, é suficiente para soltar a fumaça branca.

    Abraços

    Clemente



    Citação Postado originalmente por Nelson Defender 110 Ver Post
    Valeu Clemente!

    Agora em relação a valvula termostática, quando está muito frio, mesmo a valvula fechando completamente, a temperatura do motor vai cair.

    Principalmente com o motor trabalhando em freio motor descendo uma ladeira. Estou correto?

    De qualquer maneira vou verificar e fazer o teste da valvula com a panela com água no fogão (tem que mudar de estado em 88 graus, não é isso ?)

    Em relação ao ponto da bomba injetora, tem chance de estar um pouco fora.

    Afinal fui eu que trocou a correia dentada !!!

    Porém o consumo do carro está absolutamente normal.

    Com o carro fora do ponto o consumo não deveria aumentar ?
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #39
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    Nelson,

    Minha Defender quando fria, ao descer a rua (engrenado) logo após a saída da garagem soltava uma fumaça branca muito forte.

    Ao acelerar o motor acima de 1.600 RPM a fumaça parava. Segui as orientações sobre o ponto da BI, e quando desmontei para verificar notei que parecia estar no ponto.

    Não satisfeito tirei a BI do ponto e segui o passo à passo para colocá-la no ponto. Após o procedimento já fiz diversas vezes o mesmo teste e a fumaça branca sumiu!

    Vale à pena conferir o ponto, não é um serviço muito difícil, basta sacar o esticador da correia do ar-condicionado (caso seu motor possua) ou a tampa de verificação e passar um bastão (eu comprei uma broca) de 9,5mm no furo de verificação.

    Esse vídeo exemplifica como sacar e colocar (não precisa sacar a bomba, apenas verificar o ponto... hehehehehe) novamente a bomba, bem como colocá-la no ponto. Lembrando que para executar o motor deve estar em PMS e com o volante do motor travado!



    Abraços,

    Citação Postado originalmente por CGAUER Ver Post
    Nelson,

    Muitos acreditam que o motor sem carga tende a esfriar na descida. Não é verdade, especialmente no caso do motor Diesel não estrangulado, como o nosso TDI.

    Nosso motor Diesel não tem borboleta na admissão, logo mesmo quando não estamos acelerando, isso é, sem queimar Diesel, o motor continua comprimindo o ar, o que gera um tremendo calor, calor que inclusive detona o Diesel tão logo pressionemos o acelerador e calor mais que suficiente para manter o bloco aquecido.

    Já desci o Jama para São Pedro de Atacama no inverno e à noite com temperaturas negativas. A temperatura permaneceu onde deveria.


    Ponto da bomba injetora

    Um mínimo atraso no ponto não é suficiente para influenciar o consumo, apenas a qualidade da queima. Agora por menor que for o atraso, é suficiente para soltar a fumaça branca.

    Abraços

    Clemente
    4X4 Brasil
    Roberto Cardoso
    Defender 110 TDI - http://www.permitidoviajar.com.br viaje junto com a gente!
    Atego 1725 4X4 - https://instagram.com/atego4x4br

  • #40
    Nelson,

    Em minha experiência recente, posso dizer que o teste da panela não é 100% confiável. É possível contatar que a válvula abre, mas não há como saber se fecha. Digo porque no inverno, ao descer a serra de Petrópolis aqui no Rio, sem acelerar, o ponteiro de temperatura despencava para o início da escala. Assim que começava a andar, no plano, normalizava. No início era somente descendo a serra. Pouco tempo depois, passou a baixar a temperatura sempre que não exigia mais do motor. Levei na oficina e tiraram a válvula termostática para testar na panela. Estava abrindo ao aquecer, me disseram que a válvula estava boa. O possível problema passou a ser o sensor. trocaram por outro que tinham lá, mas não era idêntico, não tinha aquela parte verde claro. Desta vez parou de marcar totalmente. Fui num representante MWM/Internacional e comprei novo sensor. Votou a marcar, mas ainda assim, abaixo do meio, onde sempre fica. Não satisfeito, voltei na MWM e comprei uma válvula termostática nova, trocando à noite em casa. Pronto, resolvido. Conclusão: na panela temos como saber se ela abre, mas não se fecha. Certamente a minha não estava fechando, impedindo o motor de trabalhar na temperatura ideal. A troca da válcula é muito rápida e barata. Custou menos de R$50,00.
    Abraços,

    Leandro
    Defender 110 CSW - 300 Tdi 2005

  • #41
    Usuário Avatar de Nelson Defender 110
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    Clemente,

    agora vc matou a pau ! Me convenceu completamente. Obrigado mais uma vez.

    "Muitos acreditam que o motor sem carga tende a esfriar na descida. Não é verdade, especialmente no caso do motor Diesel não estrangulado, como o nosso TDI.

    Nosso motor Diesel não tem borboleta na admissão, logo mesmo quando não estamos acelerando, isso é, sem queimar Diesel, o motor continua comprimindo o ar, o que gera um tremendo calor, calor que inclusive detona o Diesel tão logo pressionemos o acelerador e calor mais que suficiente para manter o bloco aquecido.

    Já desci o Jama para São Pedro de Atacama no inverno e à noite com temperaturas negativas. A temperatura permaneceu onde deveria. "


    A proxima atividade na viatura é trocar a valvula termostática.

    Roberto,

    obrigado pelo video.

    Ele é muito bom.

    O problema é que não tenho aquela ferramenta mostrada no video, o disco com os furos.

    Tenho apenas a ferramenta que trava o volante no PMS e a broca de 9,5 mm !!!!

    Foram as ferramentas que utilizei quando troquei a correia dentada.

    Dá para fazer só com estas ferramentas ?

    Pelo que vcs falaram, a minha BI está um pouco fora do ponto...

    Leandro,

    obrigado pela dica.

    Realmente o teste da panela é mais para satisfazer na nossa curiosidade de ver a valvula abrindo e fechando.

    Também não tenho termometro para medir a temperatura correta da água (88 graus) , etc, etc...

    Agora, comprei tempos atrás (3 anos) uma valvula termostática da BRITPART na PADDOCK SPARES.

    Vamos monta-la agora e ver se funciona direitinho.

    Ou então melhor: comprar uma nova na REBMAR - loja autorizada da MWM/International no Rio de Janeiro.
    Saudações,
    Nelson
    DEFENDER 110 - 1997

  • #42
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    Nelson, bom dia.

    Eu também não tenho, apenas com a ferramenta para PMS e a broca de 9,5mm é o suficiente, postei o vídeo apenas para mostrar aonde fica o lugar para deixar a BI no ponto e como fazer!

    Eu achei o processo bem simples, basta ser feito com cuidado e com atenção... pra quem já trocou a dentada é fichinha! hehehehehe

    Abraços,

    Citação Postado originalmente por Nelson Defender 110 Ver Post
    Clemente,

    agora vc matou a pau ! Me convenceu completamente. Obrigado mais uma vez.

    "Muitos acreditam que o motor sem carga tende a esfriar na descida. Não é verdade, especialmente no caso do motor Diesel não estrangulado, como o nosso TDI.

    Nosso motor Diesel não tem borboleta na admissão, logo mesmo quando não estamos acelerando, isso é, sem queimar Diesel, o motor continua comprimindo o ar, o que gera um tremendo calor, calor que inclusive detona o Diesel tão logo pressionemos o acelerador e calor mais que suficiente para manter o bloco aquecido.

    Já desci o Jama para São Pedro de Atacama no inverno e à noite com temperaturas negativas. A temperatura permaneceu onde deveria. "


    A proxima atividade na viatura é trocar a valvula termostática.

    Roberto,

    obrigado pelo video.

    Ele é muito bom.

    O problema é que não tenho aquela ferramenta mostrada no video, o disco com os furos.

    Tenho apenas a ferramenta que trava o volante no PMS e a broca de 9,5 mm !!!!

    Foram as ferramentas que utilizei quando troquei a correia dentada.

    Dá para fazer só com estas ferramentas ?

    Pelo que vcs falaram, a minha BI está um pouco fora do ponto...

    Leandro,

    obrigado pela dica.

    Realmente o teste da panela é mais para satisfazer na nossa curiosidade de ver a valvula abrindo e fechando.

    Também não tenho termometro para medir a temperatura correta da água (88 graus) , etc, etc...

    Agora, comprei tempos atrás (3 anos) uma valvula termostática da BRITPART na PADDOCK SPARES.

    Vamos monta-la agora e ver se funciona direitinho.

    Ou então melhor: comprar uma nova na REBMAR - loja autorizada da MWM/International no Rio de Janeiro.
    Roberto Cardoso
    Defender 110 TDI - http://www.permitidoviajar.com.br viaje junto com a gente!
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  • #43
    Usuário Avatar de Nelson Defender 110
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    Roberto,

    vc tem razão.

    Só é necessário a ferramenta para PMS e a broca de 9,5mm para ajustar o ponto da BI.

    Dentro do seu video há um link para outro video específico para ajustar o ponto sem retirar a tampa ou a BI.

    Bosch VE Injection Pump Land Rover. Remove and Refit (Pump Support Tool PM029) - YouTube

    Valeu!
    Saudações,
    Nelson
    DEFENDER 110 - 1997

  • #44
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    Nelson, boa tarde.

    Isso mesmo... não precisa retirar a tampa da correia dentada, apenas a tampa de acesso a regulagem do ponto da BI. Se a sua Defender tem ar-condicionado, o esticador da correia do ar substitui essa tampa!

    Abraços,

    Citação Postado originalmente por Nelson Defender 110 Ver Post
    Roberto,

    vc tem razão.

    Só é necessário a ferramenta para PMS e a broca de 9,5mm para ajustar o ponto da BI.

    Dentro do seu video há um link para outro video específico para ajustar o ponto sem retirar a tampa ou a BI.

    Bosch VE Injection Pump Land Rover. Remove and Refit (Pump Support Tool PM029) - YouTube

    Valeu!
    Roberto Cardoso
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  • #45
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    O ponto adiantado da bomba injetora também tem como sintoma essa fumaça branca com motor frio e ao desacelerar?
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  • #46
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    Mizo, creio que sim!

    Pois esse era o sintoma da minha Defender... que após verificação do ponto da BI ... sumiu.

    Abraços,
    Citação Postado originalmente por mizo92 Ver Post
    O ponto adiantado da bomba injetora também tem como sintoma essa fumaça branca com motor frio e ao desacelerar?
    Roberto Cardoso
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  • #47
    Usuário Avatar de mizo92
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    Citação Postado originalmente por roberto.cardoso@ig.com.br Ver Post
    Mizo, creio que sim!

    Pois esse era o sintoma da minha Defender... que após verificação do ponto da BI ... sumiu.

    Abraços,
    a minha faz essa fumaça, vou verificar mais tarde. Você notou alguma mudança no rendimento após a regulagem?
    Land Rover Defender 90 CSW - 300tdi - 2001

  • #48
    Usuário Avatar de CGAUER
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    Quando o ponto está adiantado, o barulho do motor fica muito forte, como dizem, fica "ardido".

    Ponto adiantado é muito ruim para toda mecânica do motor... Melhor atrasado que adiantado.

    Abraços

    Clemente



    Citação Postado originalmente por mizo92 Ver Post
    O ponto adiantado da bomba injetora também tem como sintoma essa fumaça branca com motor frio e ao desacelerar?
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

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