Amigo, a regra quase absoluta é que a manutenção de motores a diesel é muito mais cara. Por exemplo, um motor de Defender (Maxion 2.5, que foi usado nas primeiras Rangers, nas primeiras Sprinters, primeiras S10s, etc). Um motor deste para fazer inteiro, incluindo bomba e bicos, não fica menos que 7 mil reais. Um motor à gasolina ou álcool é muito mais barato para se fazer. Pegando o exemplo do Samurai, acredito que não gaste mais de 2 mil para fazer o motor dele inteirinho. Mas, na pior das hipóteses, troca o motor por um VW AP 1.6, 1.8 ou 2.0 e gastará por volta dos 2 mil e terá um motor mais potente, manutenção muito mais barata, etc. Quanto ao uso de peças alternativas no Samurai, isso é comum em quase todos os carros. Muitos deles compartilham peças de outros e vice-versa. Não pense que isso é ruim. Em muitos casos a troca é até mais benéfica a usar a própria original. Você está entrando no mundo do 4x4 agora, consequentemente da mecânica e suas possibilidades e por este próprio motivo aconselhei e aconselho a buscar uma opção mais barata e acessível para iniciar a sua carreira. Mas cada um cada um! Eu tenho um amigo que resolveu iniciar sua vida de 4x4 numa Bandeirante. Comprou-a inteiramente reformada, com motor zerado, mas sem direção hidráulica. Foi enganado algumas vezes, inclusive a ponto de "trocar" engrenagens de diferencial, refazer motor, etc tudo sem necessidade. Por fim ele tomou nojo do carro e vendeu. Voltou pro seu Golzinho 1.0... Mas se quer começar por um veículo a diesel, compra um JPX com motor VW 1.9 Diesel ou MWM 2.8 Diesel adaptado. Fuja dele com motor Peugeot que irá te dar dor de cabeça no seu caso. Já vi anúncios de JPX com motor VW 1.9D na faixa dos 20 mil. O restante da grana você guarda para a aquisição da próxima viatura, quando tiver maior noção de mecânica e bagagem e conhecimento de causa para escolher o próximo passo. Abraço!