Prezados amigos Foristas....
Venho aqui compartilhar alegrias e preocupações com minha recente aquisição, para o desespero do meu mecânico que quase jogou a chave de rodas em mi, quanto troquei minha tríton 2013 pela disco4 2011.
Inicialmente, antes de compra-la é claro, pesquisei aqui e em muitos outros lugares sobre a "bucha" e mesmo assim, como um verdadeiro ogro, resolvi encarar a fera e comprei a dita.
Pois bem, nas 3 primeiras semanas, alegria.
1ª viagem efetivamente programada, para Floripa, proximo a Ctba lotei o carro de tranqueiras, visto eu ser o único homem da casa e no meio de 4 mulheres (inclusive "a" dog)
180km rodados, e PA... triangulo amarelo acende. AVARIA NA CAIXA DE CAMBIO e pimba, entra em modo de emergência....
Isso pq eu estava a 120km/h com o piloto automático ligado, ou seja, não estava exigindo nada da maquina.
Iniciei o ritual de liga e desliga e assim, sempre que rodava a mais de 110km/h, a infeliz da luz dava o ar da graça. Abaixo disso, a menina deslisava suavemente.
Um detalhe importante. Eu estava abastecendo com Ipiranga. todavia, neste dia da viagem abasteci com BR....
E assim foi a viagem até floripa. Pois bem, o detalhe do combustível, foi algo que já li neste tópico mesmo. Então pensei. essa porra ta batizada. Pensei isso pq na volta, logo depois de Bal. Camboriú, parei em um posto Ipiranga, e enchi o tanque de novo.
Não é que a porra da luz naõ acendeu mais!!! Acelerei o que deu. 120 160 190 (tiros curtos) e a luz não ascendeu mais....
pensei. que m é essa??
Ainda baseado nos posts dos amigos foristas, levei ao meu mecanico de confiança ( o que quase me jogou a chave) e ele passou o scanner.
Foi diagnosticados 2 erros um de triangulo vermelho que acende raramente, logo que o carro sai da inercia
" pressão absoluta do coletor -correlação com o sensor A da pressao do turbo compressor - intermitente "P023D-22"
" fluxo de recirculação dos gases do escape excessivo "p0402-22 (EGR acho eu)"
E por ultimo 2 triangulos amerelos (esses o cambio entrou em modo de segurança) detalhe. sempre que entra estou andando bem de boa pra fazer média, geralmente entre 100 e 120km/h com piloto automatico ligado
"pico de pressão na linha de combustivel" (esse apareceu durante essa 1 viagem até ue fiz a troca do filtro do combustível) e "dados de calibragem do sinal de rede no modulo de controle J2023-86 (esse apareceu dia 16/04)
Assim, resolvi fazer uma limpeza no sistema de ar e combustível. Comprei filtros de ar novos, e um filtro de combustível novo.
Fiz limpeza dos bicos e verificação na bomba de baixa, já que se fosse problema na bomba de alta,, estaria com uma bomba nas mãos...
Por sorte, na troca dos filtros citados, fiz mais uma viagem de 4.000k e milagrosamente nenhuma luz acendeu...
Ufa que alivio... pois finalmente a penteadeira não acendeu mais...
que nada...ledo engano
dia 16/04 agora, indo a Paranaguá, a maldita da luz amarela acendeu novamente, e da lhe modo de emergência...
1 x na ida e 2x na volta. Sempre quando ando de boa e com o piloto automático ligado...
Na 3 parada, resolvi acelerar o que dava e detalhe. A luz não ascendeu mais.
Nesta abastecida, estava com Shell...
Agora faço minha considerações, principalmente em respeito aos amigos que postam os problemas e nunca mais voltam para dizer se o seu problema fora resolvido ou não, já que nossas viaturas é o terror dos mecânicos...
Trocando uma ideia com o Italo, membro deste distinto grupo, ele me passou dicas importantes, que cobrei dos mecânicos e deram certo tal como uma limpeza completa no sistema de combustível (limpar tanque e trocar filtros (ar inclusive) e bicos para sanar as questões que podem envolver a bomba de baixa, pois se ela trabalhar sobrecarregada com filtros entupidos, os problemas serão recorrentes.
Quanto da troca de filtro de ar e combustível, os problemas praticamente sumiram referente aos picos de pressão na linha de combustível, ou seja filtro entupido, já que tenho o péssimo habito de andar até o talo da reserva (já mudei meus hábitos. agora com 1/4 já abasteço). Ou seja, nada de deixar chegar no limite do limite (já andei 80km depois que o comp de bordo zerou o km de autonomia). Isso faz com que toda a sujeira e água do tanque vá para o filtro e acaba com sua viagem, alegria e tesão pela viatura.
Assim, a cada 10.000 na revisão, troque TODOS os filtros, ar, óleo e combustível. não fica caro se vc pensar que pode levar seu motor pra vala e gastar baratos 40.000 pra arrumar.
Esse carro em hipótese alguma aceita desaforo. Nada de gambiarra. Compre peças novas....
Fazendo a limpeza e as trocas citadas, o problema na linha de combustível acabou... pelo menos para mim.
Agora vou focar na EGR, que pode estar sobrecarregando ou dando erros nos sensores de tomada de ar da turbina ou desequilibrando os sensores de pressão da caixa de cambio, pois com a EGR entupida, o carro fica "gordo" demora a deslanchar, anda manca ou xoxa acima de 3.000rpm e o consumo sobe. Ela chegou a fazer 4,2 na cidade (ai não dá né!)
ja agendei a manutenção em questão, sem que a cabina tenha que ser tirada (ha diversos videos no youtube sobre a troca da EGR na disco).
Não obstante, dei inicio a um projeto aqui no sul do brasil para trazer peças para carros americanos e europeus para o brasil, por via de m importador muito amigo a mais de 20 anos.
Assim estou trazendo minhas próprias peças por via deste amigo, que as traz com garantia e procedência, seja da Europa, seja dos EUA....
Se os amigos foristas quiserem trocar uma ideia, ou mesmo saber cotação de peças pras suas viaturas, não deixe de me chamar, Ok.
mandem email americaeurodistribuidora@gmail.com
Aguardo comentário dos amigos foristas
Volto aqui depois para postar a questão da EGR aos amigos.
Abraços
Eduardo Amaral