Pessoal,de repente poucos vão poder provar minha experiência já que aqui no sul o clima é mais frio do que na maior parte do país.
Mas tenho um motor 3000/itamaraty que roda a Gnv,e depois de muito estudar sua regulagem percebi que que o motor fica bem melhor quando está "frio",explico:
Quando a temperatura aqui está por volta 13 graus o motor(sem termostática) parece não passar de 60 graus,ou não literalmente frio mas não na temperatura de funcionamento.
O carro parece que fica mais leve,e se sente que nas acelerações o corpo cola mais no banco.Sem contar que o motor fica com um som bem mais "liso",e ocorre o opsto quando sobe muito a temperatura.
Por outro lado pode ser que por ele trabalhar com temperatura mais alta na câmara,não se adecue a uma temperatura de 80 graus na água,ou seja acho que não existe a mesma proporção que na combustão a gasolina.

Assim se supormos que na câmara a temperatura é 300 graus e água 80 graus no uso de gasolina,quando for usado o gás talvez a temperatura na câmara pule pra 500 graus enquanto a água continue na mesma temperatura não dando conta de resfriar de forma eficaz(até porq já existe um problema crônico de aquecinmento no willys)as paretes internas.
Tanbém pode haver uma queda muito grande na efetividade da vela,fazendo com que funcione muito fora de sua especificação.
Pude perceber sensivelmente essa diferença pois aqui no RS é comum a mudança brusca de temperatura,como de 27 a 10 graus!

Bem fica meu relato e espero que alguém possa acrescentar e discutir mais sobre isso.

Obrigado