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  • #1
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    Isolamento da cabine Defender90 (poeira, calor, água, barulho) - DIY Manta Asfáltica




    Amigos,
    Estou finalizando um trabalho em casa de isolamento da cabine do meu Defender90 1998.

    A idéia agora é criar um tópico para discutir como foi feito e tirar dúvidas de quem quiser se arriscar nesta empreitada.

    Como foi muita coisa, vou tentar sintetizar mas quem quiser algo mais detalhado é só perguntar.

    Ao longo do tópico vou criar a sequência. Inicialmente segue como era e como está agora que só falta a forração do fundo pela capotaria.

    Antes:
    -dsc01846.jpg-dsc01825.jpg

    Depois:
    -dsc03847.jpg-dsc03839.jpg


    Abraço,
    Hailton.
    Land Rover Brasil 2014 - De 04 a 07 de Setembro em São Lourenço/MG

  • #2
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    Manta asfáltica Vedacit 3mm - 5m (largura 1m - 19,90 / m)
    Fita Vedacit multiuso - 4Cx (Largura 10cm - 49,90 a Cx)
    Silicone preto - Alta temperatura
    Luva de couro
    Acendedor - 2 isqueiros Max (3,50 cada).
    Maçarico a gás de cozinha - Pouco utilizado. (180,00 a ferramenta c/ mangueira de 5m, gatilho e adaptadores)

    -dsc03731.jpg-dsc03805.jpg-dsc03788.jpg-dsc03737.jpg

    O maçarico faria o serviço mais rápido, mas eu não teria condições de fazer todas as dobras bem justas.
    Assim optei pelo isqueiro. Com certa paciência tive condições de ir "pregando" a manta de 3mm de acordo com as necessidades de cada peça.
    Além disso, o cabo plástico do isqueiro serve bem para pressionar a fita multiuso em todas as frestas melhorando a fixação e o acabamento...

    Land Rover Brasil 2014 - De 04 a 07 de Setembro em São Lourenço/MG

  • #3
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    Um ponto importante é a desmontagem. Começei pelo console e fui removendo tampas, freio de mão, guincho, etc.
    Cada parafusinho é guardado e trocado futuramente por parafuso de inox. O que não encontro em inox (mesmo aqui no vale do aço faltam alguns modelos) utilizo sempre em aço e com dupla proteção (bi-estanhado). Mais pra frente eu posto os detalhes dos parafusos para quem interessar em saber ler as informações de dureza que vem impressas neles e comparar se vale a pena trocar o original.

    -dsc03704.jpg -dsc03710.jpg -dsc03723.jpg -dsc03727.jpg

    A primeira intervenção foi aplicar o silicone nas frestas perto do câmbio. Ali a lata estava afastada. provável vestígio deixado por mexânicos que tentaram resolver problemas na Cx de transferência que existiam quando comprei a viatura ...
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  • #4
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    Mesmo vedando frestas, notava-se claramente furos na proteção da lataria e o posicionamento deficiente da proteção plástica sobre o câmbio.
    Fiz por baixo a intervenção com pedaços recortados da manta...
    -dsc03734.jpg

    Depois este espaço será preenchido também por cima ... em camadas.
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  • #5
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    Depois os recortes do túnel central (parte mais importante do revestimento para o calor) devem ser feitos com paciência observando as frestas e prováveis locais de entrada de ar quente.
    -dsc03738.jpg -dsc03747.jpg -dsc03748.jpg

    Após esta etapa, a manta multiuso já começará a ser utilizada para o acabamento e vedação de água e poeira...

    -dsc03749.jpg -dsc03750.jpg

    *Aqui aparece um pedacinho dos dutos do ar condicionado. Vou detalhar o procedimento e depois continuarei com a forração do fundo.

    Abraço e bom final de semana ...
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  • #6
    Usuário Avatar de Eder Bonesi
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    Grande Hailton. Excelente trabalho e eu desejo que você e sua familia fiquem mais confortáveis na poderosa 90Tinha.
    Aproveitando as informações aqui postadas pelo Vinicius, Brother a quase 30 anos, lembro que se você tiver + paciência, vale a pena desmontar as laterais das portas e o forro do teto também.
    Depois de feito o serviço de isolamento témico e acústico na minha ex Bianca, enfrentei temperaturas escaldantes entre Mato Grosso e Acre, depois de -12C na volta de San Pedro do Atacama. Uma nevasca que fechou a fronteira Chile / Argentina por 8 dias e nosso comboio foi o primeiro a descer. Dentro da Defender 110, tudo muito quentinho.
    Um grande abraço e parabéns pelo capricho.
    110 TDi MATILDA e Wrangler 2.8 Diesel RUBICONE.
    PU5MUD
    "We never let one of our man behind"
    Protezione Civile

  • #7
    Usuário Avatar de vwinit
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    Grande Hailton. Excelente trabalho e eu desejo que você e sua familia fiquem mais confortáveis na poderosa 90Tinha.
    Aproveitando as informações aqui postadas pelo Vinicius, Brother a quase 30 anos, lembro que se você tiver + paciência, vale a pena desmontar as laterais das portas e o forro do teto também.
    Depois de feito o serviço de isolamento témico e acústico na minha ex Bianca, enfrentei temperaturas escaldantes entre Mato Grosso e Acre, depois de -12C na volta de San Pedro do Atacama. Uma nevasca que fechou a fronteira Chile / Argentina por 8 dias e nosso comboio foi o primeiro a descer. Dentro da Defender 110, tudo muito quentinho.
    Um grande abraço e parabéns pelo capricho.
    Eder, a intenção é esta mesmo.

    Estou isolando o fundo agora mas o teto e as laterais tem um EVA já instalado anteriormente que só foi ajustado e fixado em alguns pontos.

    *No frio pra ficar quentinho é só levantar um pouquinho a tampa embaixo do console que sopra quente que é uma beleza!!
    rsrrsrss
    Tô brincando!!!

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  • #8
    Usuário Avatar de CLAUDIOPEREIRA
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    Obrigado pela orientação do isolamento através da manta, na verdade a principio tive dificuldades de encontrar uma pessoa capacitada e com custo honesto para efetuar os serviços (obs: não tenho tempo). Pó achei um mecânico muito interessado e capacitado na região dos Lagos. Estou começando o desmonte e execução dos serviços no próximo dia 30, dai irei dando as noticiais.

    Obrigado pela dica.

  • #9
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    Citação Postado originalmente por CLAUDIOPEREIRA Ver Post
    Obrigado pela orientação do isolamento através da manta, na verdade a principio tive dificuldades de encontrar uma pessoa capacitada e com custo honesto para efetuar os serviços (obs: não tenho tempo). Pó achei um mecânico muito interessado e capacitado na região dos Lagos. Estou começando o desmonte e execução dos serviços no próximo dia 30, dai irei dando as noticiais.

    Obrigado pela dica.
    Claudio, qualquer coisa que eu puder ajudar, só falar!

    Abraço e boa sorte ...
    Land Rover Brasil 2014 - De 04 a 07 de Setembro em São Lourenço/MG

  • #10

    teto com goteira

    Bom dia, Como vc resolveu a goteira do teto solar?

  • #11
    Usuário Avatar de vwinit
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    Citação Postado originalmente por Eder Bonesi Ver Post
    Grande Hailton. Excelente trabalho e eu desejo que você e sua familia fiquem mais confortáveis na poderosa 90Tinha.
    Aproveitando as informações aqui postadas pelo Vinicius, Brother a quase 30 anos, lembro que se você tiver + paciência, vale a pena desmontar as laterais das portas e o forro do teto também.
    Depois de feito o serviço de isolamento témico e acústico na minha ex Bianca, enfrentei temperaturas escaldantes entre Mato Grosso e Acre, depois de -12C na volta de San Pedro do Atacama. Uma nevasca que fechou a fronteira Chile / Argentina por 8 dias e nosso comboio foi o primeiro a descer. Dentro da Defender 110, tudo muito quentinho.
    Um grande abraço e parabéns pelo capricho.

    Eder e amigos ...

    para deixar registrado, fiz uma viagem à Patagônia e mesmo no verão faz muito frio. O vento é gelado...
    Dentro do carro tudo isolado.
    Não entrou poeira! Fato comprovado pelo amigo Alex, companheiro de viagem em uma Puma 2010 que teimava em empoeirar suas malas...
    Nem na Carretera Austral e suas incontáveis costelas e solavancos!

    Não entrou frio... Em momento algum ligamos o ar quente.

    Não entrou água (tbm não choveu)!! rsrsrsrs Para descontrair.


    Quem for ao encontro em Curitiba e quiser conferir a mão de obra a gente levanta os tapetes lá para ver o acabamento!
    Land Rover Brasil 2014 - De 04 a 07 de Setembro em São Lourenço/MG

  • #12
    Usuário Avatar de Wilson Haddad
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    Obrigado Hailton pelas dicas o problema que terei que pagar para alguém fazer isso pra mim pós se eu desmontar o carro tenho certeza que ninguém mas monta rsrsrs
    Defender 110 2002 2.8 Pneus Bf 285 AT e Pajero TR4 2006 AT
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/132561-defender-110-quase-terminada.html

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