Desmontei de novo a válvula termostatica,ela tem um parafuso de dois mm mais o menos tirei ele assim ficou um buraco de 2 mm mais o menos,agora a temperatura não supera 95°,vou fazer mais teste andando na BR
Versão Imprimível
Desmontei de novo a válvula termostatica,ela tem um parafuso de dois mm mais o menos tirei ele assim ficou um buraco de 2 mm mais o menos,agora a temperatura não supera 95°,vou fazer mais teste andando na BR
A minh abri dois furos de 4 mm. Demora muito para esquentar. Fechei um deles e isso nao resolve nada a questão de alta temperatura.
Fiz trilh ano fds de novo e a temperatura do painel ficou sempre ok, mas o guster chegou algumas vezes a 103 em regime pesado, mas se andando em giro a temperatura semrpe tende a cair...
Agora o que fico Pluto é que vinh ana pista, andando a 80km/h, ar ligado, guster marcando 83 graus. Parei no pedágio, sol a pino e fila. A temperatura sobe, sobe, sobe e não pára: bateu fácil 110 graus que é meu limite de disparo do guster. O painel...normal. Deixava o carro acelerado a 2 mil rpm, a ventoinha urando forte, a do ar cond ligada e nada de baixar a temp.
Sai do pedágio, andei cerca de 1km e temperatura caiu de novo para os 85/88 graus..
E dai? meto fogo nessa M?
Tenho algumas teorias pre essas cacas:
Viatura quente, cruzeiro, acaba que o bloco está pelando, qualquer paradinha a água absorve mais lentamente a temperatura do bloco que claro, continua pelando, como a ventoinha é de acoplamento viscoso depende muito do giro pra resfriar, como o resto do motor está super quente (inclusive a lata, mangueiras, peças e tal) tudo ajuda a aquecer muito,.
Outra, furos na termostática acaba por não reter água no radiador, passando mais fácil pelo radiador a água não resfria como de fato deveria, então consequentemente a temperatura média acaba ficando mais alta.
Podem meter a ripa, mas é o que acho até que me provem o contrário.
Boa lama!
Robinho
Pouts, discordo!
Primeiro, se a venotinha viscosa nao prestasse, não tinha em outros carros mais novos. O que percebi é que da mit e da land rover, que eu vi, são muito firmes com o carro frio. Mas mesmo assim, não fazem barulho. Com o motor na lenta puxam muito ar. Ja a da sportage faz baruilho pakct e só refrigera em alta.
Então acho que o problema é o desenho da ventoinha, como postei em outro topico, deveria encontrar ummodelo diferente, e o gel trvar mais com ela a baixas temperaturas...alguam coisa assim.
Qto a valvula: o motor a 90 graus, que seri abem quente, ja tem a valvula totalmente aberta. O q um furo de 4 mm iria aumentar o fluxo em relação ao furo de 30 mm da valvula aberta? Não acho que influencia em nada. Só uma segurança da porcaria trvar fechada. Mas acho que é bobagem...nao precisa,mas agora que furei...
Abraço
Eu já usei a termostática furada, hoje uso sem furo, com furo a temperatura média fica mais alta na faixa dos 90º, e em descidas mais longas a temperatura abaixa muito, às vezes abaixo de 65º, sem furo isso já não acontece, raramente abaixa dos 84º e às vezes vai a 94º por poucos instantes, mas na média trabalha sempre entre os 86º e 89º. Quando furei foi por meda de travar fechada, mas eu não preciso mais ficar de olho no pau do peinel, então é besteira esse medo.
A ventoinha de outras viaturas me parece mais eficientes que das nossas mesmo, (menos as das l200), quando a minha virar lixo vou tentar adaptar alguma melhor.
Boa lama!
Robinho
Na proxima ve que eu abrir ela, fecharei o outro furo pra ver...
Agora a questão da ventoinha seria de invetarmos mesmo algo diferente...é muito chocha.
Só uma dúvida, se eu retirar a ventoinha original para instalar uma elétrica, aquela polia onde a correia passa na ventoinha deve ser retirada também? Ou essa polia é necessaria para fazer funcionar alguma coisa?
Abraço
O que você acha ?serve para as nossa Sportage ?
vai ajudar ?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=5287
Julio, ela toca o alternador. Mas é só colocar ela devolta sem a ventoinha e boa.