x
Convex Datacenter
    Usuário
    Entrada
    07/03/2012
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 0

A outra forma seria ligar a saida do expansor do uno no cado que vai para o motor, pode ser ?

Sportage fervendo-img01414.jpg

Usuário
    Entrada
    07/03/2012
    Local
    Porto Alegre/RS
    So para refrescar a memoria de todos, abaixo o sistema utilizado pelo nosso amigo alexandrodorner
    Ele gastou uns 3mil, eu não queria chegar a tanto pois encontrei radiador novo por 1.200,00 visto que o meu problema é apenas o bocal (eu acho).

Sportage fervendo-aguasportage.jpg

Usuário
    Entrada
    07/03/2012
    Local
    Porto Alegre/RS
    Resumindo

Metodo 01: Ligar a saida do radiador original na parte inferior do expansor "selado" e tapar a saida superior do expansor

FOTO: http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...9&d=1362796386

Metodo 02: Ligar a saida do radiador original na parte superior do epansor "selado" e a saida infrerior do expansor selado no cano que sai do radiador original e vai para o motor.

FOTO: http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...0&d=1362796643

Metodo 03: Relaizar o procedimento que foi feito pelo Sr. Alexandro

FOTO: http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...1&d=1362796890

OBS.:

- Para todos os métodos será utilizada como valvula termostática a do opla 2.5 com furo de 4mm;
    - Para os métodos 1 e 2 o radiador permanecerá com a valvula original de 0.9 mais a do expansor que varia de 1.3 a 1.4 bar;
    - Para todos os métodos o radiador deve receber uma solução de 50% de água e 50% de liquido de arrefecimento Motul ou Bardal;
    - O método 1 e 2 será experimental, ja o método 3 esta em pleno funcionamento.

Perguntas:

Metodo 1 funciona ? Apresenta risco para o sistema ?
    Metodo 2 funciona ? Apresenta risco para o sistema ?

Usuário Avatar de EDuarte
    Entrada
    08/03/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Agradecimentos: 14
    O metodo um não vai ajudar em nada, diria que vai até piorar.
    O segundo é o mesmo que ja fizeram aqui no forum, só que na tampa original foi tirado a valvula deixando-a apenas pra tampar o radiador, que é exatamente a mesma coisa que o terceiro só que bem mais barato e tão eficiente quanto.
    Vai funcionar do mesmo jeito que os sistemas selador originais.

[]s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

Usuário
    Entrada
    07/03/2012
    Local
    Porto Alegre/RS
    Citação Postado originalmente por EDuarte Ver Post
    O metodo um não vai ajudar em nada, diria que vai até piorar.
    O segundo é o mesmo que ja fizeram aqui no forum, só que na tampa original foi tirado a valvula deixando-a apenas pra tampar o radiador, que é exatamente a mesma coisa que o terceiro só que bem mais barato e tão eficiente quanto.
    Vai funcionar do mesmo jeito que os sistemas selador originais.

[]s
    (DU)
    Edu, vc acha que da problema com o metodo 1? pensei que poderia regular a pressao direto nele sem precisar mexer na tampa do carro, pois a a expansao que ditaria a pressao e nao mais a valvula original e nao deixaria a agua sair do radiador como esta ocorendo hoje .... sera?

Entrada
    08/03/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    no metodo um, vc estaria apenas agregando um "reservatorio" pra ter mais agua no radiador, porem essa agua não vai circular pq ela não tem a mangueira de retorno, não funcionaria como o vaso de expansão original.
    Sugiro o segundo, é mais eficaz e ja foi testado e aprovado.
    Mas lembrando que no segundo vc tem que tirar a valvula da tampa original deixando apenas pra vedar o radiador, a valvula passa a ser a do reservatorio.

[]s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

Usuário
    Entrada
    07/03/2012
    Local
    Porto Alegre/RS
    no metodo um, vc estaria apenas agregando um "reservatorio" pra ter mais agua no radiador, porem essa agua não vai circular pq ela não tem a mangueira de retorno, não funcionaria como o vaso de expansão original.
    Sugiro o segundo, é mais eficaz e ja foi testado e aprovado.
    Mas lembrando que no segundo vc tem que tirar a valvula da tampa original deixando apenas pra vedar o radiador, a valvula passa a ser a do reservatorio.

[]s
    (DU)
    a ligacao eu faria pela perte inferior com isso teria um retorno sim, seria igual ao original porem iria ter uma tampa que aguenta pressao.

pra teste coloquei uma tampa de 1.1bar, coloquei da hilux.... original ... dei uma volta pequena, mas aparentemente asta funcionqndo....

Usuário Avatar de alexandrodorner
    Entrada
    25/07/2012
    Local
    jaragua do sul/SC
    Ai Petrucci belesa ?
    Siguinte , quem regula a pressao no sistema selado e´ a vauvola que esta localisada na tampa do vaso espançor , ela controla a pressao liberando o ar quente que esta localisado dentro do vaso espançor , no sistema original e´a vauvola que esta localisada na tampa do radiador , ela executa essa funçao liberando o fluido para o vaso de alojamento , uma pergunta quem e´mais eficiente o selado ou o aberto ? se voce analisar com cuidado , vera´ no sistema selado o que passa pela tampa e´apenas ar quente e no sistema aberto passa flido , flido esse que pode estar sujo e assim pode trancar a vauvola da tampa do radiador , foi assim que o motor do meu carro foi p/ taia (com o antigo dono ) , trancou a vauvola e estourou vazamento no radiador e ferveu .
    O custo p/ faser esta melhoria augo em torno de 300 a 500rs com vaso espançor e tampa e mangueiras e suporte e souda a oxigenio no radiador .
    O sistema de arrefecimento que eu fis custou em torno de 3000rs porem e´ todo um sistema e inclui ate´ a troca dos selos mecanico de aço por selos de aluminio torneado (custou em torno de 700rs so´os selos ) .
    Petrucci ai vai algumas fotos para ajudar , valeu ate´.
    AlexandroDornerSportage fervendo-dscf4748.jpgSportage fervendo-dscf4749.jpgSportage fervendo-dscf4750.jpgSportage fervendo-dscf4751.jpgSportage fervendo-dscf4752.jpgSportage fervendo-dscf4753.jpg

Usuário
    Entrada
    07/03/2012
    Local
    Porto Alegre/RS
    Citação Postado originalmente por alexandrodorner Ver Post
    Ai Petrucci belesa ?
    Siguinte , quem regula a pressao no sistema selado e´ a vauvola que esta localisada na tampa do vaso espançor , ela controla a pressao liberando o ar quente que esta localisado dentro do vaso espançor , no sistema original e´a vauvola que esta localisada na tampa do radiador , ela executa essa funçao liberando o fluido para o vaso de alojamento , uma pergunta quem e´mais eficiente o selado ou o aberto ? se voce analisar com cuidado , vera´ no sistema selado o que passa pela tampa e´apenas ar quente e no sistema aberto passa flido , flido esse que pode estar sujo e assim pode trancar a vauvola da tampa do radiador , foi assim que o motor do meu carro foi p/ taia (com o antigo dono ) , trancou a vauvola e estourou vazamento no radiador e ferveu .
    O custo p/ faser esta melhoria augo em torno de 300 a 500rs com vaso espançor e tampa e mangueiras e suporte e souda a oxigenio no radiador .
    O sistema de arrefecimento que eu fis custou em torno de 3000rs porem e´ todo um sistema e inclui ate´ a troca dos selos mecanico de aço por selos de aluminio torneado (custou em torno de 700rs so´os selos ) .
    Petrucci ai vai algumas fotos para ajudar , valeu ate´.
    AlexandroDornerSportage fervendo-dscf4748.jpgSportage fervendo-dscf4749.jpgSportage fervendo-dscf4750.jpgSportage fervendo-dscf4751.jpgSportage fervendo-dscf4752.jpgSportage fervendo-dscf4753.jpg
    Com certeza a vida evolui para melhor, se melhor fosse o original todos os carros continuariam usando e não teriam passado para o seu ...

Minha dúvida é quanto a forma de aplicar com menor custo, pensei em colocar a solução 1 onde usaria a parte inferior do reservatorio para entrar a agua com isso o retorno aconteceria quando a pessão do radiador fosse menor que do reservatório forçando a valvula de retorno da tampa original ...

Meu problema també não é so não gastar muito, mas ter que parar o carro pra mim é uma naba, alem de trabalhar o dia todo, faço faculdade de engenharia a noite (todos os dias até as 23hs) então minha esposa tem o carro dela para ir trabalhar e levar o guri para o colério e coisa e tal, eu ficar sem carro é uma naba ....

Acho que vou comprar um radiador no ferro velho e fazer as modificações necessárias e quando estiver tudo pronto so tiro um e coloco outro, então faço igual ao seu....

Ja comecei hj, coloquei a valvula do opala que abre a 75 com o furinho
    4X4 Brasil

Entrada
    08/03/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    rpetrucci, vou repetir...

"Se vc fizer o segundo metodo e tirando a valvula da tampa original, terá o sistema selado usado na maioria dos veículos e que ja foi feito e relatado aqui no forum, é o mesmo sistema feito pelo seu amigo alexandrodorner só que bem mais barato."

O fato de uns veiculos usarem sistema aberto e outros veiculos usarem o sistema selado, não siginifica necessariamente que um é melhor que o outro, são apenas sistemas diferentes.

[]s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

Usuário
    Entrada
    07/03/2012
    Local
    Porto Alegre/RS
    rpetrucci, vou repetir...

"Se vc fizer o segundo metodo e tirando a valvula da tampa original, terá o sistema selado usado na maioria dos veículos e que ja foi feito e relatado aqui no forum, é o mesmo sistema feito pelo seu amigo alexandrodorner só que bem mais barato."

O fato de uns veiculos usarem sistema aberto e outros veiculos usarem o sistema selado, não siginifica necessariamente que um é melhor que o outro, são apenas sistemas diferentes.

[]s
    (DU)
    Valeu EDu ... sabe que coloquei a tampa de 1.1 e minha matematica burra funcionou, pois testando com a tampa de 0.9 segurava 0.7 ... e a de 1.1 segurou 0.9 ....

Estou a 2 dias andando e tudo normal, mas mesma assim vou para o fechado; essa semana vou comprar as peças e ja ir fazendo.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem