Marcelo,
Uai sô!!! Se não for lhe dar muito trabalho, manda o esquema desta barriga de aço que vc colocou na viatura, muito me interessa plagiar:mrgreen:.
Forte abuaço!
Robson
Versão Imprimível
Marcelo,
Uai sô!!! Se não for lhe dar muito trabalho, manda o esquema desta barriga de aço que vc colocou na viatura, muito me interessa plagiar:mrgreen:.
Forte abuaço!
Robson
Desenho anexo.
Vc pode procurar exemplos na internet em sites como RC4x4 e TodoTerreno.
Foi feito com uma chapa de 1,8x0,5m com uma única dobra, se não me engano a espessura é 3/16.
"Ando" sem medo de bater o motor, câmbio e T-case em pedras e além disso deixa o "fundo do carro" plano fazendo com que seja mais difícil que enrosque.
[]s
Marcelo
Oi Marcelo,
:concordo: Muito obrigado pela ajuda!!!!:concordo:
Muito interessante o peito de aço, na realidade é bem mais simples que imaginei.:dance:
Forte abraço!!!!
Robson
To fazendo o modelo para a minha tb, mas o desenho do Marc nao detalha que o diff dianteiro é cerca de 2 cm mais baixo que a linha de fixação da chapa. A soluçoa que eu encontrei é de deixar um furo para encaixar o diff e depois dobra uma chpa secundaria e soldar por debaixo para proteger unicamente o diferencial, ganhando estes 2 cm no restante do vão. É necessário tb abrir furos para engraxar as cruzetas dianteiras e a luva do cardã.
Estranho... na minha (turbo diesel) o diferencial dianteiro fica acima do nível da chapa, não precisando fazer o ressalto...
O que vc pode fazer é colocar um espassador na fixação da travessa dianteira, não lembro se tem isso na minha, assim vc fica com o "fundo plano".
Assim que eu tirar o molde, um dia quem sabe sobre o tempo pra isso...eu farei oesboço e posto aqui. Tb o desenho do estribo com tudo 21/2" parede de 2,5 mm...vai ficar o bicho!
Tirei o molde hoje a tarde...Dá pra por espaçador, mas perde-se preciosos 2 cm para isso na chapa toda. Entáo preferi fazer um recorte nela e rebaixar somente para o diferencial. Recortei furos para drenoar oleo, engraxar cruzetas e resfriar o catalizador. Estarei passando para outro papele depois desenhando. Farei um prolongamento dela para eliminar aquele semi peito de aço que nao defende nada e entao a chapa toda vira até a frente.
Marc, vc dobrou em 45 graus?
E ai pessoal, tudo na paz?:concordo:
Ontem, feriado, peguei a patroa e fui dar um passeio na praia.
Tracei em 2 reduzida e fui indo tranquilo pela areia fofa. Achei o lugar que ia parar e estacionei em uma inclinação, de maneira que facilitava a minha saida da imobilidade quando fosse embora.
Tava lá curtindo, de raider numa boa, dpois de 1 hora, notei que a maré estava subindo. Comecei a me agilizar para sair fora.:cool:
Sai numa boa, só que tinha que percorrer uns 200 metros em areia fofa sendo que desta vez tinha que ir mais proximo do paredao de duna para ficar mais longe da agua.
Quando faltava uns 50 metros da saida da praia, dei uma vacilada e me aproximei mais perto do mar, foi quando derepente o carro simplismente caiu em "bolo fofo". Uma espécie de areia movediça, areia e agua misturada, só no pisar o se pé ja afundava. Sinistro!!! :putz:
As quatro rodas giravam soltas e o carro ficou com o fundo inteiro encostado no chão. Terror e Pânico.
Para completar o quadro de horror, a maré estava subindo cada vez mais, e ja começava a beliscar a lateral do carro.:shock:
Nossa , já havia lido varias experiências do pessoal aqui do site e visto varios videos no you tube com cenas pareciadas, mas agora era eu que tava na merda tambem...Não podia perder meu carro para o mar...
Graças a Deus, aqui no sul, é época da pesca da tainha, então sempre tem bastante gente na praia jogando suas redes. Qdo os caras virão que eu tava f... e mau pago e só tinha a minha patroa para me ajudar, o pessoal se solidarizou e resolveram me ajudar. (acho que eles ficaram com pena da cara que eu devia estar fazendo). Valeu pessoal se não fosse a alma caridosa de voces...:palmas:
Tentamos uma vez e nada. A soluçao foi pegar o macaco e levantar a frete do carro onde estava seco. Feito isso, descolamos o fundo do carro da areia e qdo baixamos o carro, tinha traçao naquela roda para sair.
2 reduzida, a galera,"uns dez" atrás empurrando e a Sportage deu um salto para frente, e depois foi so manter bem na parte longe do mar até sair da praia.
Tres lições eu tirei dessa istória:
1-Muita calma nessa hora...Se voce ajuda sempre sera ajudado...
2-Sempre que for andar na praia, se informe das marés...
3-Sempre que for andar na praia fique mais longe do mar possivel, pq se atolar, pelo menos voce nao se preocupa que o mar podera tomar seu carro.
E isso ai galera,
Em meu segundo ano de 4x4 essa foi a experiência mais "punk" que ja passei. (medo de perder o patrimonio)hehehe
Abraço a todos
Mateus
Oi gente!!!
Fiquei feliz em saber que Sportage tem muitos fãs, e também aqui descrevo que este carro se faz merecedor, pois usavamos aqui na empresa um Sportage 1997 2.0 16v. Usavamos ela para chegar nas divisas de fazendas (era uma trilha de Jipe quase todo dia). Este carro aguenta muito tranco com conforto mesmo, só peca na suspensão dianteira baixa. Resumindo pessoal preciso de um bico injetor usado pra ela e tá dificil achar aqui em SC. Obrigado gente e até mais.:palmas:
Muito boa a ideia da planilha, Cesar.
Apenas sugiro a identificação do modelo (ano, combustível), acompanhando as dicas. A minha Spt é 2000/01-diesel e aproveito para pedir dicas de molas (que não as de concessionária), adequadas ao mesmo amortecedor, já que fiz a troca pelos originais, recentemente. Embora tenha feito toda a suspensão estou com um rangido na dianteira (que não é do sistema de freios) difícil de identificar! Estou começando a gostar da idéia de levantar a bicha -pelo menos um pouquinho! - Falamos disso depois. Abração.
Não dobrei em 45º, deve ter cerca de 30º.
Fui olhar e realmente tenho um espaçador próximo à fixação "dianteira", no resto do peito não tenho espaçador além disso tem mais um ponto de fixação que faltou em meu desenho anterior.
Não sei como é nas SPT gasolina, mas nas TD tem que tomar cuidado para o peito não encostar no flexível do escapamento.
Segue desenho atualizado...