UM FELIZ DIA DOS PAIS A TODOS OS AMIGOS DO FORUM !!!! QUE TODOS PASSEM UM EXCELENTE DOMINGO, DE PREFERÊNCIA DANDO UM BELO PASSEIO COM NOSSAS VIATURAS E FILHOTES !!!
Luiz.
Versão Imprimível
UM FELIZ DIA DOS PAIS A TODOS OS AMIGOS DO FORUM !!!! QUE TODOS PASSEM UM EXCELENTE DOMINGO, DE PREFERÊNCIA DANDO UM BELO PASSEIO COM NOSSAS VIATURAS E FILHOTES !!!
Luiz.
Olá, "forest's driver" como vão? Qual aditivo costumam utilizar na água do radiador?
Saudoso abraço;
Léo
Eu larguei mão de aditivo tem tempo já, uso óleo solúvel (óleo de corte) na proporção de 10% do volume do sistema de arrefecimento na minha sport com motor GM 151 e na minha A10 com motor 4.1 MPFI. O sistema trabalha pouco mais frio, previne contra ferrugem, a água fica branquinha. O óleo solúvel tem um porém, com o tempo (muito tempo) ele agride as mangueiras e elas ficam com um aspecto "inchado", elas dilatam. Comigo ainda não aconteceu do tempo que estou usando, mas quem usa a mais tempo já relatou isso. Existem tópicos aqui mesmo no fórum a respeito.
Saliento que independente do que escolha usar, óleo soluvel ou aditivo, nenhum deles faz milagre e em ambos, existe uma proporção que deve ser respeitada, não é só comprar litros e litros, completar o sistema de arrefecimento só com ele e esperar que isso vai resolver todos os problemas. Antes de colocar algum deles, faça uma boa limpeza no sistema de arrefecimento.
Só pra concluir, não vou entrar no mérito de qual é melhor para se colocar na água e nem estou tentando convencer ninguém a respeito, até porque o conhecimento que tenho do assunto é empírico, não técnico, portanto, só deixo aqui o meu relato e afirmo que comigo vem dando certo.
Abs a todos!
Se optar pelo aditivo, recomendo o Paraflu...
[]s
(DU)
Valeu, Du-zão e Reslima: sempre com dicas ótimas. Vou ao tópico respectivo a este assunto ...
Abração, hermanos!
Na pagina anterior, post #3992, tem uma foto minha que fiz FDS. Lipei meu radiador e taquei 6L de Paraflu concentrado, não coloquei nada de água.
E outra, opte pela tampa original, faz muita diferença.
Se for colocar água, opte pela destilada, em lojas de produtos hospitalares vende a de 5L por volta de R$13,00.
Faço isso a anos e nunca tive problemas, pelo contrário, só benefícios em todos o carros que tive, inclusive no ônibus que rodou por 7 anos só no concentrado e a mangueira estava nova.
Temperatura sempre estável e um película feita pelo paraflu evitando o desgaste precoce e protegendo muito bem os componentes por onde passa.
Não sigo as recomendações por conta e risco, e não me arrependo. Pago mais caro pelo concentrado e diluo nada.
Eduarte qual a proporcao de aditivo que devo usar na água?