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Convex Datacenter
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  • #1



    Fernando,
    "Caixa de redução" é o nome que damos a um dispositivo de engrenagens que altera a relação entre a rotação de entrada e a de saída. Se você colocar os cabos em uma posição, ela reduz a rotação final (como nos eixos trazeiros das kombis antigas). Se você inverter entrada e saída, você terá a rotação final ampliada.
    E quanto deveríamos ampliar?
    No casa dos pneus 235/75-15 temos uma diferença de aproximadamente 6,5%. No meu caso, 155/75-15, a diferença é de 12,5%.
    Como calcular sem precisar ser bom em matemática e nem ficar calculando perímetros, giros etc?
    Fiz da forma prática: No instante em que passei pelo KM10 da via Anchieta, zerei o odômetro parcial. Quando estava chegando ao Riacho Grande, no KM28, o odômetro me dizia que eu tinha rodado 16 Km e não os 18 que na realidade havia percorrido. Dividindo 18 por 16 chega-se a 1,125. Conclusão:12,5%.
    Se eu quiser corrigir essa diferença, basta colocar uma caixa de redução com uma relação de 12,5%.
    2 engrenagens de 8 e 9 dentes respectivamente (ou outras que mantenham a mesma relação - 12,5%).
    É por aí....

    um abraço.
    assero.

  • #2
    Cesar,

    Sua tabela se aplica apenas em teoria. Há uma interferência nessa relação que você não considerou:
    A embreagem!
    Este elemento nunca transmite exatamente o giro total do motor ao câmbio, o tempo todo. Isso ocorre em uma descida ou quando o carro roda livremente (o que é difícil). Há as interferências do peso da viatura, da inércia a ser vencida e do arrasto aerodinâmico, entre outras. Assim, a fricção sempre patina um pouco, às vezes mais, às vezes menos, dependendo das condições acima citadas, bem como do estado do disco e do plator.

    Quanto ao contagiros, este não sofre qualquer influência da tamanho dos pneus, da altura da suspensão ou de qualquer iutra alteração que o carro venha a sofrer. Seu funcionamento não é nem magnético, nem mecânico (antigamente havia alguns mecânicos, principalmente nas motos, mas sempre eram ligados a uma engrenagem acoplada de alguma forma ao eixo de manivelas).
    O Contagiros, normalmente chamado de tacômetro, funciona ligado à parte elétrica do carro, contando as vezes que a bobina lança sua faísca. Em carros com uma só bobina e com quatro cilindros, o tacômetro marca 1 giro a cada quatro faiscas.
    Não sei como funciona no motor diesel, uma vez que não há velas de ignição. Mas, mesmo se for mecânico (como em algumas motos), as diferenças de pneu ou suspensão não alteram em nada seu funcionamento.

    um abraço.
    assero

  • #3
    Usuário Avatar de Gnomoloko
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    Rele de seta

    Salve Galera trilheira, alguem sabe me dizer onde fica o Bendito rele de seta da sportage mrdi 96/97. o meu parou de fincionar.
    obrigado

  • #4
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    Citação Postado originalmente por Gnomoloko Ver Post
    Salve Galera trilheira, alguem sabe me dizer onde fica o Bendito rele de seta da sportage mrdi 96/97. o meu parou de fincionar.
    obrigado
    Gnomoloko,
    A maioria dos relês das sport´s fica por detrás do painel, acima da alavanca de abertura do capô dianteiro.
    Vc tem que retirar o acabamento que fica abaixo da coluna de direção para ter acesso ao local.

  • #5
    Usuário Avatar de Gnomoloko
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    Rele de pisca da sportage

    Gente Socorro

    Ja baixei o painel da sportage e nao acho o mardido!!!!
    Alguem ja teve este problema e sabe onde fica o rele de seta?????

  • #6
    Bom dia pessoal,

    Assero e demais colegas,

    A tabela que postei não pretende dar conta de todas as variáveis envolvidas.
    Mostra apenas as interferências na altura e na velocidade do carro com a troca de Pneus. Existem muitas outras interferências na suspensão que são difíceis de analisar sem programas sofisticados de simulação mecânica e sem ensaios de laboratório.

    Na minha tabela coloquei como dado de entrada os parâmetros dos pneus, original e atual. Os parâmetros são aqueles estampados nos pneus. O excel faz as devidas conversões. Com isso obtem-se os raios dos pneus, a elevação do carro e as diferenças de velocidades teóricas, supondo que o velocímetro esteja calibrado e não existem outras variáveis. De outro lado, pode-se também entrar com o giro do motor, que obviamente não sofre interferência significativa com a mudança de pneus. Digo significativa porque um pneu maior terá momento de inércia maior e isso, mesmo que pouco, irá afetar a rotação de todo o conjunto. Entretanto, desprezando esse fato e os demais fatores bem colocados pelo Assero, para o mesmo giro do motor, um pneu de maior diâmetro acarretará uma maior velocidade.

    Existem "N" outros fatores que não foram considerados. A tabela ilustra as diferenças introduzidas pelos pneus apenas. Se essas diferenças são compensadas positivamente ou negativamente pelos diversos fatores que entram em cena é uma outra questão que escapa à uma análise simplificada. A idédia da tabela e ser apenas uma referência mais qualitativa que quantitativa.

    Bom dia para todos,

  • #7
    Boa noite pessoal.

    Postei uma mensagem e ela sumiu. Por isso lá vai de novo.
    Minha dúvida é com relação ao código numérico que acompanha as chaves originais do Sportage. Eu tenho um palio 1.0 1997 que veio com o Fiat Code. Nunca precisei usar e não me preocupo por ser carro nacional.
    Mas no caso da Kia tenho uma preocupação maior.

    O que fazer caso haja problemas de reconhecimento do código embutido no dispositivo da chave?
    Algum especialista em eletrônica embarcada sabe algo a respeito?

    []s

  • #8
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    Olá pessoal, estou precisando de uma luz, hoje inventei de trocar o som da minha TDI e fiz um curto com o fio amarelo que estava alimentando o rádio, deu um estalo como se fosse fuzível só que não foi e perdí a alimentação deste fio assim como a do relógio de painel. Alguém já passou por isto? Existe algum relé pro relógio?

  • #9
    Usuário Avatar de EDuarte
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    Citação Postado originalmente por Motinho Ver Post
    Olá pessoal, estou precisando de uma luz, hoje inventei de trocar o som da minha TDI e fiz um curto com o fio amarelo que estava alimentando o rádio, deu um estalo como se fosse fuzível só que não foi e perdí a alimentação deste fio assim como a do relógio de painel. Alguém já passou por isto? Existe algum relé pro relógio?
    O mesmo fuzivel que alimenta o radio alimenta o relogio, então só pode ser fuzivel.
    Da uma conferida melhor, é um fuzivel de 10A, não usa rele.

    []s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

    Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

  • #10
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    Galera alguém aí sabe se da muito trabalho para retirar o painel da sportage 2001 , estou querendo trocas a(s) luz(es) do painel ????

  • #11
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    Citação Postado originalmente por krebiano Ver Post
    Galera alguém aí sabe se da muito trabalho para retirar o painel da sportage 2001 , estou querendo trocas a(s) luz(es) do painel ????
    sua ideia é colocar led branco? pra ficar mais vivas as luzes do painel? se fizer vc pode postar as fotos?

  • #12
    Usuário Avatar de ViniFreitas
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    Seria uma boa, pois o Painel das nossas Sportages é muito antiquado. Lembra o das Kombis do meu pai rsrs..
    Kia Sportage 2.0 Turbo Diesel Intercooler 4x4 - 2003 - Azul
    S10 Advantage Trac-Lock - 2012
    Amante de barro, confinado na cidade

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