"Caixa de redução" é o nome que damos a um dispositivo de engrenagens que altera a relação entre a rotação de entrada e a de saída. Se você colocar os cabos em uma posição, ela reduz a rotação final (como nos eixos trazeiros das kombis antigas). Se você inverter entrada e saída, você terá a rotação final ampliada.
E quanto deveríamos ampliar?
No casa dos pneus 235/75-15 temos uma diferença de aproximadamente 6,5%. No meu caso, 155/75-15, a diferença é de 12,5%.
Como calcular sem precisar ser bom em matemática e nem ficar calculando perímetros, giros etc?
Fiz da forma prática: No instante em que passei pelo KM10 da via Anchieta, zerei o odômetro parcial. Quando estava chegando ao Riacho Grande, no KM28, o odômetro me dizia que eu tinha rodado 16 Km e não os 18 que na realidade havia percorrido. Dividindo 18 por 16 chega-se a 1,125. Conclusão:12,5%.
Se eu quiser corrigir essa diferença, basta colocar uma caixa de redução com uma relação de 12,5%.
2 engrenagens de 8 e 9 dentes respectivamente (ou outras que mantenham a mesma relação - 12,5%).
É por aí....
um abraço.
assero.