Postado originalmente por
Glaicon
Bom, é mais coisa de direção do quê suspensão, mas como o pivô também foi trocado, então posto por aqui mesmo.
Fui para o mecânico sexta-feira e ele tirou o braço auxiliar da direção, ou "braço morto".
Essa peça quando gasta faz o carro puxar para o lado e ele não pega alinhamento de rodas, desgastando irregularmente o pneu.
Levei a peça até o torneiro mecânico, ele tirou as duas pecinhas plásticas originais e fez os moldes em nylon (são do tamanho de um copo de cafezinho - 50 mls).
Colocou a graxeira - ou engraxadeira - sei lá o nome certo e remontou a peça.
Foto 1: Braço auxiliar;
Foto 2: detalhe da engraxadeira adaptada;
Foto 3: Peça plástica original desgastada. (não tenho foto da peça em nylon pois saí para tomar 3 skols na esquina e na volta já tava tudo montado

)
Foto 4: a peça reposta.
Voltei para o mecânico e repôs a peça.
Os 4 parafusos originais eu troquei, pois judiaram muito das porcas, que eram travantes.
O pivô da suspensão também foi trocado. Coloquei original. Na embalagem tinha o símbolo da Kia e Hyundai.
Ficou tudo beleza.
Por isso, com certeza posso dizer:
não troque a peça, pois o restante é só ferro e não tem mais nada para estragar.
Custos:
Torneiro mecânico: R$ 70; pivô original: R$ 60,00; Parafusos e porcas: R$ 8,00; Mecânico: R$ 50,00; Skol e salgadinhos: R$ 12,00 Total: R$ 200,00.
Bem melhor que o orçamento anterior.

Só falta refazer o alinhamento.