x
Convex Datacenter

Citação Postado originalmente por CarlinBC Ver Post
    Olá Robinho e Marcelo...
    Avião é pouco. Parece uma esquadrilha!!!
    Então pelo que entendí das informações suas, a minha está travada bem antes de quando a comprei lá em Fortaleza que é muito quente. Eu besta achando que é original. O que deve ser feito para colocar no modo certo? Conto com voces.Obrigado.
    Abçs...
    Só trocando para resolver.
    O problema da ventoinha travada é que o motor trabalha frio e tem maior desgaste, não significa que o motor "vai dar pau" por ter travado, mas sim que durará menos e consumírá mais.
    O maior problema é que travam a ventoinha e tiram a vávula, assim o motor chega trabalhar a menos de 60ºC na cidade ou em descidas.
    Se travar a ventoinha e mantiver a válvula o motor trabalhará em temperatura "ideal". Eu estou com a minha travada pois ia fazer uma viagem aos Andes e lá a água ferve a 80ºC (ou perto disso), travei a velha e guardei a "nova", o motor trabalha sempre próximo dos 85ºC que é o início da faixa de temperatura normal do motor.
    Quanto à não refrigerar em marcha lenta eu discordo pois mesmo no trânsito, com ar ligado a minha nunca esquentou, antes de fazer o motor ela trabalhava mais quente na estrada e esquentava um pouco acima de 130km/h.
    Muitos estão falando da ventoinha elétrica, não sei não, os outros SUVs e pickups também usam ventoinhas mecânicas e com certeza tem motivo para isso, aconselho aos que pensam em ventoinhas elétricas que coloquem um sensor para acionar a ventoinha do ar condicionado ou que coloquem um botão no painel para fazer isso e mantenham a ventoinha original, se quiserem podem colocar uma outra ventoinha ao lado da do ar...

Usuário
    Entrada
    24/11/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por MarcSport Ver Post
    Só trocando para resolver.
    O problema da ventoinha travada é que o motor trabalha frio e tem maior desgaste, não significa que o motor "vai dar pau" por ter travado, mas sim que durará menos e consumírá mais.
    O maior problema é que travam a ventoinha e tiram a vávula, assim o motor chega trabalhar a menos de 60ºC na cidade ou em descidas.
    Se travar a ventoinha e mantiver a válvula o motor trabalhará em temperatura "ideal". Eu estou com a minha travada pois ia fazer uma viagem aos Andes e lá a água ferve a 80ºC (ou perto disso), travei a velha e guardei a "nova", o motor trabalha sempre próximo dos 85ºC que é o início da faixa de temperatura normal do motor.
    Quanto à não refrigerar em marcha lenta eu discordo pois mesmo no trânsito, com ar ligado a minha nunca esquentou, antes de fazer o motor ela trabalhava mais quente na estrada e esquentava um pouco acima de 130km/h.
    Muitos estão falando da ventoinha elétrica, não sei não, os outros SUVs e pickups também usam ventoinhas mecânicas e com certeza tem motivo para isso, aconselho aos que pensam em ventoinhas elétricas que coloquem um sensor para acionar a ventoinha do ar condicionado ou que coloquem um botão no painel para fazer isso e mantenham a ventoinha original, se quiserem podem colocar uma outra ventoinha ao lado da do ar...
    Um dos motivos principais que nossas viaturas e a maiorias das pick-ups e SUV´s serem equipadas com ventoinha por acoplamento e não as elétricas, é o fato das mesmas poderem adentrar em lugares alagados, onde o nível da água atinja a hélice. Nesse caso se a hélice estiver em movimento e sofrer um impacto com a água ela não se quebra, enquando que a elétrica....

A ventoinha da minha viatura está trabalhando com o Prolong no lugar do gel e está perfeita. Está assim há quase dois anos. Sem qualquer problema.

Citação Postado originalmente por comenale Ver Post
    Um dos motivos principais... lugares alagados, onde o nível da água atinja a hélice. Nesse caso se a hélice estiver em movimento e sofrer um impacto com a água ela não se quebra....
    A ventoinha da minha viatura está trabalhando com o Prolong no lugar do gel e está perfeita. Está assim há quase dois anos. Sem qualquer problema.
    Olá Comenale...
    A sua colocação é bem lógica com relação ao assunto.
    O Robinho (Trojão)já havia dito sobre o Prolong mas não sabia sobre o resultado. Bom saber que funciona e espero que sirva a outros que buscam aquí, soluções aos seus problemas.
    Aproveitando e explorando da sua atenção, me diga por favor; como se usa este produto? Qual o procedimento correto?
    Abraços e muito obrigado!
    4X4 Brasil

Isso mesmo Comenale, falou tudo. Um amigo meu fazia trilha com sua Sportage, com a ventoinha travada. Em um trecho alagado e com lama, a hélice quebrou uma das pás quando encostou bruscamente na lama. E com a ventoinha travada o motor trabalha sempre frio, num motor diesel isso é péssimo. Ando com minha Sportage na areia da praia, calor de 42º, forço muito e nada de anormal acontece, motor com toda a manutenção em dia não superaquece (não uso ventoinha travada). Às vezes quando se anda em trilhas com lama verifique se não há lama obstruindo o radiador, pode ser isso.

Abraço
    Julio

Sportage 2.2 diesel 1996

Usuário
    Entrada
    21/02/2008
    Local
    Natal/RN/RN

Prolong Na Ventoinha

Citação Postado originalmente por comenale Ver Post
    Um dos motivos principais que nossas viaturas e a maiorias das pick-ups e SUV´s serem equipadas com ventoinha por acoplamento e não as elétricas, é o fato das mesmas poderem adentrar em lugares alagados, onde o nível da água atinja a hélice. Nesse caso se a hélice estiver em movimento e sofrer um impacto com a água ela não se quebra, enquando que a elétrica....

Oi, Comenale.
    Qual a quantidade de Pronong que vc colocou na ventoinha?
    Abraços
    Costa Jun ior

Usuário
    Entrada
    24/11/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por Costa Junior Ver Post
    Oi, Comenale.
    Qual a quantidade de Pronong que vc colocou na ventoinha?
    Abraços
    Costa Jun ior
    O processo de utilização do Prolong é muito simples. O cuidado maior deve ser no momento em que se abre o acoplamento, para não danificar o anel óring que é utilizado para vedação das partes. Após isso, basta retirar a sobra do gel e adicionar o Prolong. A quantidade usada é de aproximadamente 100 ml, ou seja, quando se abre o acoplamento, uma das peças possui cavidades e a outra é plana, logo preenchi todas as cavidades com o prolong. Feito isso, basta recolocar o anel óring e fechar o acoplamento.
    No meu caso, está funcionando muito bem.

O problema é abrir esse miolo, depois conseguir fechar sem estragar nada...o meu antigo o anel oring tava expandido e nao encaixava no lugar nem a pau...
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

Usuário Avatar de PASTOR
    Entrada
    15/08/2006

Alguns problemas resolvidos:

Bem... para os lameiros de Plantão:

Solucionado o problema da viatura. O freio estava duro e falhava... e o problema era que o mecânico inverteu as mangueirinhas que saem do solenóide... agora ela está tinindo.

Quem tem Sport automática não podem travar a ventoinha, pois as marchas funcionam em alta temperatura.

Minha viatura estava gastando muito óleo... e era um entupimento da bomba de óleo... desentupi e está normal agora.

BOA LAMA !!!

Usuário Avatar de machmar
    Entrada
    27/02/2008
    Local
    São Gonçalo/RJ

Smile Vitara X Sportage

Amigos tenho uma Viatara 4p, e o meu pai esta vendendo o Sportage dele.. muito inteiro, qual dos dois carros e melhor para fazer uma trilha de vez enquando??? A vitara e muito forte... a sportage aguenta o tranco???

Obrigado
    Marcelo Cruz (www.equipedobozo4x4.com.br)
    CJ-5 PATROPI / VITARA 97 DINO
    EQUIPE DO BOZÓ 4X4 - TEM TUDO PARA DAR ERRADO!!!

Usuário Avatar de EDuarte
    Entrada
    08/03/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Agradecimentos: 14
    Citação Postado originalmente por machmar Ver Post
    Amigos tenho uma Viatara 4p, e o meu pai esta vendendo o Sportage dele.. muito inteiro, qual dos dois carros e melhor para fazer uma trilha de vez enquando??? A vitara e muito forte... a sportage aguenta o tranco???

Obrigado
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=53914
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=19678
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4801
    Tem bastante informações e opiniões pessoais nesses topicos.
    Particularmente prefiro a sportage, não tenho nada contra os suzuks. mas acho a sportage bem mais robusta
    []s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

Pessoal,

Há alguns meses eu relatei neste tópico sobre a necessidade de usar um filtro de ar maior, pois o original suja rápido demais em regiões muito secas. Aqui mesmo no Fórum 4x4 nos tópicos sobre Jeep Willys, Toyota, etc, descobri alguns relatos interessantes. Não sei se isso pode ser feito numa Sportage com filtro de ar quadrado, mas ouvi dizer que se pode passar graxa dentro da caixa do filtro para "segurar" um pouco da sujeira, como se fosse um filtro banhado a óleo (é claro que nem se compara). Alguém já fez isso?

Abraço
    Julio

Sportage 2.2 diesel 1996

Citação Postado originalmente por Juliobf161 Ver Post
    Pessoal(...)Não sei se isso pode ser feito numa Sportage com filtro de ar quadrado, mas ouvi dizer que se pode passar graxa dentro da caixa(...)Alguém já fez isso? Abraço
    Olá Júlio...
    Sempre fiz isso nas minhas motos de trilha e ainda é muito usado pelas equipes no meio das competições de carros e motos. Basta uma camada bem fina. Não precisa ser graxa. Pode "untar" com óleo de motor espalhando com uma esponja. Não deixe escorrer. Após cada trilha, tem que limpar e renovar porque senão vira uma "casca" e começa soltar. Êta saudade deste tempo sô !!!!!!
    Abçs...
    4X4 Brasil

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 3 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 3 visitantes)

Permissões de Postagem