Faz parte da preparação, bem como os shift kits, shift controllers, transmission cooler, etc etc.. tem muita coisa possível de se mexer pra "preparar" uma Cheroka, não só no CA.. só depende do bol$o :D
[ ]'s
Versão Imprimível
Olá Colbert, também sou apaixonado por V8, tenho um Dodge Charger R/T onde já fiz muitas experiências em termos de preparação e hoje venho aos poucos montando um novo motor forte para uso diário. Já fiz motor comprimido com blower, aspirado, supertaxado, já brinquei bastante, aproximadamente 5 configurações diferentes, mas sempre com recursos limitados e pouca pesquisa o que sempre deixava alguma coisa a desejar no resultado.
Aprendi que mexer num V8 basicamente depende de equilíbrio e harmonia entre seu componentes. Não adianta um supercomando de válvulas sem taxa de compressão, uma supertaxa de compressão sem usar os pistões adequados, e assim por diante!!!!
O que facilita um pouco a vida de quem quer mexer com V8 é que existe muita fonte de pesquisa, basta digitar no google "How a build a 360 mopar magnum" e verás a quantidade de refeências que vai encontrar. Fique atento que sua pesquisa deve ser baseada nos motores magnum da linha Mopar. Vai achar muita coisa da linha LA.
Indo direto ao assunto, chegar aos 500hps num motor aspirado, poder exigir muito investimento e resultar em um motor inviável para o uso comum. Diante disso terá problemas para adequar as faixas de torque e potëncia do seu motor ao conversor de torque do seu câmbio. Entretanto, na faixa de 350hps, estamos falando de algo mais real. Substituindo pistões, cabeçotes, balancins de válvulas, comando de válvulas e coletores de admissão e escape, você chega a um resultado aproximado. Pistões Dome podem te dar até 11,5 de taxa de compressão. Cabeçotes edelbrock com vávlulas maiores e câmaras equalizadas e dutos com fluxo otimizado sozinho conseguem te dar quase 60hps. Balanceiros 1,6:1 com roletes livram o atrito e oferecem um levante maior e mais rápido das vávlulas. Coletor de admissão adequa a "plena" para os novos regimes de rotação bem como o coletor de escape que deve facilitar a exaustão da câmara. Isso pode te custar bem caro e não chegar ao resultado desejado.
Levando em conta a opção de fazer uma preparação sobrealimentada, com um supercharger Rootz ou uma turbina paxton ou Vortech você consegue uma potência/torque descomunal com um comportamento mais dócil do motor quando você desejar andar de boa com seu carro. Terá problemas também com o conversor de torque, mas admito que mais fácil de resolver diante do caso de uma preparação aspirada como a desejada.
O legal desses sobralimentadores é que existem muitos kits prontos para cherokee e apesar de exigir alterações nos componentes internos do motor, pode te entregar uma cavalaria maior se comparado ao investimento necessário para obter algo parecido numa preparação aspirada. Não abafam o escape, deixando a sinfonia maravilhosa do V8 livre potencializada ainda com a explosão da sobrealimentação.
A questão do catalizador e as 2 sondas lâmbidas, não sei dizer de imediato, mas existe uma forma de enganar o módulo quando se faz alguma alteração no sistema. Já ví alguma coisa em alguns dos fóruns da vida. Sei que existe um tipo de emulador que resolve esse problema.
Bom, finalizando, uma coisa deve-se ter consciência. A GrandCherokee tem um motor robusto forte e durável, um câmbio adequado, mas seus eixos deixam bem a desejar no quesito resistência. Leve em consideração que com uma preparação no motor no nível que você deseja, vai resultar numa reação em cadeia. Vai precisar mexer em câmbio, cardãs, semi eixos, etc etc etc.
Vai de SRT8 duma vez!!!!!!!! Hehehehehe
Abraços
Poxa galera, gostaria muito de agradecer a todos que escreveram aqui no topico com o intuito de ajudar e esclarescer algumas duvidas, esse é meu primeiro topico e ja estou super satisfeito e agradecido com a união da galera...
Realmente o projeto é delicado e para ser feito aos poucos (com muito cuidado e dedicação para os detalhes), quem sabe uns 350hp ja estejam de otimo tamanho? quando falei 500hp foi um pouco daquela empolgação de numeros ( coisa tipica de um v-oitero apaixonado por criar cavalos embaixo de seu capo ), claro que sou louco para poder chegar nos 500hp, mas acho que 350hp num motor que rendia 245 já é uma mudança boa, não? eu vou deixando aqui neste topico noticias do projeto para que possam acompanhar...
nesta terça levarei o carro para fazer troca de oleo do motor, limpezas, troca de velas e cabos, entre algumas coisas... em breve vou remapear o modulo ( Superchips de forama facil e funcional ) ja para obter algum ganho em potencia, torque e consumo...
Agora deixando uma outra dica para quem possui carros com sistema OBD2 e que tenha um celular com sistema operacional android é o programa TORQUE para android, que quando conectado ao carro via adaptador bluetooth OBD2, ve em tempo real todos os dados do carro, sensores e medições ( potencia, torque, temperaturas da transmissão, oleo, liquidos, temperatura de entrada de ar no intake, mistura de ar combustivel, veocidades, tudo... ) o programa custa por volta de 9 reais e o adaptador não é caro não...
Só pra constar, esses são meus filhotes...
https://lh6.googleusercontent.com/-n...s/Filhotes.png
Eu acho que concordo com o Renato, compra uma SRT8 logo!
http://www.youtube.com/watch?v=9uRSn2IioAA
[ ]'s
Aí que tá... a SRT8 já é conhecida por ser forte e rapida... perde o fator surpresa, entende??Citação:
Eu acho que concordo com o Renato, compra uma SRT8 logo!
Quero montar a "SUV" no estilo "Sleeper". senão já tinha ido para a SRT8. Fora que aqui no RJ é muito mais comum ver SRT8 passando nas ruas aqui do que uma LX 5.9 ( ainda mais: inteira, não blindada ou sem GNV ) a minha é novinha, bem cuidada ( até pq sou chato com detalhes e cuidados no carro )
Bom, ao certo vou fazendo aos pouquinhos tudo que der, não vou correr para nao perder os detalhes e nem fazer mal feito... =P
Onde no RJ tem esse SRT8?? Barra? Zona sul??? Nunca vi!! Deve ser linda!
não disse esse modelo especifico, mas sim "Srt8's", um pouco mais antigas... pelo menos na barra e recreio vejo com uma certa frequencia... linda mesmo está a Srt8 2012 =)
É dessa mesmo que eu estou falando, é de babar!
Cara, chip não deve vir muito de motor... Chip = poneis malditos!!!
Eu aplicaria uma grana num controlador de câmbio antes de chip. Até porque vc terá que refazer programação na hora da preparação.
Abs
http://image.jpmagazine.com/f/jeep-p...programmer.jpg
Pois é, acho que o que ele se referiu foi ao "Superchips", aparelho interface ligado à tomada OBDII Com ele, muda-se alguns parâmetros da configuração do motor, nada mais que alguns malditos pôneis em termos de potência, entretanto muda-se vários parâmetros do câmbio como shift point por exemplo e limitadores de velocidade como também calibragem do velocímetro. Já ajuda a tentar adequar a transmissão à potência adicional.
Acredito que o maior problema numa preparação mais radical é adequar o conversor de torque.
Abraços
exatamente isso renato, superchips flashpaq ... ele altera tudo mesmo e voce mesmo pode programar em casa de tão simples que é...