Achava q só dava p/ tirar 3,5 a 4 lt do fluido da transmissão se abrindo o carter.
Levei a XJ hoje p/ trocar o fluido e o filtro(by Nzardo) num mecânico de A/T muito competente. Ele retirou o carter da transmissão e drenou, aí saíram os 4 lt. Depois ele fez uma retrolavagem do conversor de torque e desconectou a mangueira do arrefecimento da transmissão e ligou um pouco o carro saindo muito mais fluido e por fim drenou a CT.
Total de líquido colocado no sistema: 9 lt !!!!! de fluido da Shell q segundo ele é o melhor dos mais comumente encontrados por aqui, R$ 25/lt.
Espero q minha transmissão não tenha um choque c/ o líquido vermelho e límpido q entrou no lugar daquele chocolate queimado q saiu.
O mecânico falou que provavelmente está entrando água nos cilindros, por isso a água no escapamento. Por causa da entrada de água nos cilindros pode influenciar o desempenho dela também.
Nzardo,
A minha sai água pelo escapamento quando fria no plano. Com relação ao vapor de água, eu reparava a um tempo atrás quando andava com ela na gasolina subindo a serra e a noite, ou seja, com baixa temperatura. Mas já faz tempo que não notei mais esse excesso de vapor de água.
A gasolina dificilmente é batizada, sempre abasteço em postos de confiança e só utilizo aditivada. Geralmente as comuns é que estão em promoção e tem maiores riscos.
Léo, Fredy e Luis
Vou fazer os seguintes testes:
1) Marcar o nível de água e verificar se vai baixar nos próximos dias.
2) Verificar o estado atual do óleo do motor dela. Vou trocar o óleo no sábado.
3) Amanhã a noite vou verificar vazamentos com ela quente.
4) Vou testar ela ligada fria para verificar bolhas no reservatório de água. (O mecânico tinha notado que isso acontecia)
Mais alguma sugestão?
O kit de junta é aquele mesmo da rockauto?
O mecânico falou que se abrir, a junta se estraga e vai ser obrigado a trocar. É isso mesmo?
Um abraço
Jéster,
A afirmação de que se abrir tem que trocar as juntas é verdadeira.
Não há como reproveitar, porque quando é dado o torque no cabeçote, a junta se deforma para propiciar perfeita vedação, sendo "mascada" entre o cabeçote e bloco. A planicidade da área de contato cabeçote/bloco também deve ser verificada em uma retífica que tenha experiência neste tipo de motor. Isto porque, se estas superfícies tiverem algum milésimo de milímetro de empeno, mesmo se você trocar a junta, vai dar vazamento, pois ela é metálica e sofre dilatação/retração em sintonia com o conjunto bloco/cabeçote.
Vale a pena verificar todas as folgas (de bronzinas das bielas e mancais do virabrequim), pois um simples risco por abrasão provocará falha nas películas de lubrificante e com pouca rodagem você terá de abrir o motor novamente para fazer a parte de baixo. Caso contrário, o virabrequim ou o bloco podem ser danificados, aí, já era.
Então, se for abrir, abra por completo, verifique a geometria e folgas. Na montagem, verifique o estado do radiador, das mangueiras e das bombas d'água e de óleo. Sua bomba d'água, mesmo sendo nova, pode ter sofrido erosão por cavitação, pois os constantes vazamentos que você relatou submeteram-na a bombeamento de ar junto com o líquido de arrefecimento.
Vou fazer os seguintes testes:
1) Marcar o nível de água e verificar se vai baixar nos próximos dias.
2) Verificar o estado atual do óleo do motor dela. Vou trocar o óleo no sábado.
3) Amanhã a noite vou verificar vazamentos com ela quente.
4) Vou testar ela ligada fria para verificar bolhas no reservatório de água. (O mecânico tinha notado que isso acontecia)
Mais alguma sugestão?
O kit de junta é aquele mesmo da rockauto?
O mecânico falou que se abrir, a junta se estraga e vai ser obrigado a trocar. É isso mesmo?
Um abraço
Jéster,
tem mais uns testes legais, que seu meca deve ter condições de realizar:
1. instalar um manômetro na tampa do radiador, aquecer o motor e verificar a variação de pressão;
2. esquentar o motor e medir a compressão;
3. esquentar o motor e medir a estanqueidade de cada cilindro, injetando ar comprimido, verificando o comportamento da pressão;
Tem outros, mas olha que se fizer tudo isso não chegar a alguma conclusão, então a coisa tá feia mesmo.
Se seu meca não tiver esses instrumentos, vem para Jaú que medimos tudo, garanto que eu sei que eu tenho todos eles, .
Uns 3 minutos. A retrolavagem eu não vi, mas parece que joga o ATF novo p/ o conversor e o excesso é drenado, diluindo o velho q estava lá.
O carro ficou uma seda.
Arbass
li em algum post que é possivel fazer um flush por bomba de vacuo, comprei um compressor de geladeira e fiz a tal bomba usando uma garrafa de vinho 5litros com parede bem grossa, ja testei sugando ATF pela vareta, acho que nunca mais abro o bujao!!! a pergunta é: se tirar uma das mangueiras do cooler, da pra sugar por elas? amanha vou tentar lembrar de tirar umas fotos da tal "bomba", so pra vcs terem ideia, paguei R$10~U$5~€3 pelo compressor numa oficina de refrigeraçao, o problema dele é que vibra qdo esquenta muito...
Jéster, pessoal aqui já deu dicas muito boas mesmo. Se vc fizer direitinho a lição de casa, vai descobrir se está mesmo ou não queimada a junta. De qualquer forma, o código está certo para o kit de juntas....vem todas as juntas superiores, inclusive a do cabeçote.
Postado originalmente por caique1177
li em algum post que é possivel fazer um flush por bomba de vacuo, comprei um compressor de geladeira e fiz a tal bomba usando uma garrafa de vinho 5litros com parede bem grossa, ja testei sugando ATF pela vareta, acho que nunca mais abro o bujao!!! a pergunta é: se tirar uma das mangueiras do cooler, da pra sugar por elas? amanha vou tentar lembrar de tirar umas fotos da tal "bomba", so pra vcs terem ideia, paguei R$10~U$5~€3 pelo compressor numa oficina de refrigeraçao, o problema dele é que vibra qdo esquenta muito...
Muito legal essa idéia. Acho que dependendo do diâmetro da mangueira e do estado da bomba, puxa até o óleo do diferencial que não tem bujão de dreno.
Uma opção seria uma bomba de aquário. Não aqueles compressores de ar, mas uma bomba q é usada naqueles filtros q ficam atrás do aquário e suga a água da parte inferior do filtro e joga de volta para o aquário.
Um "prisioneiro" da roda traseira tá zoado, imagino ser ruim ficar só com 4 parafusos prendendo a roda, alguma dica de como trocar isso, onde, se é caro...
Arbass, o dez das bomabas de geladeira é que tem boa pressão pra esse serviço e são baratas, pq vc pode comprar usada e de geladeiras bem velhas que mesmo assim vai funcinar....as bombas de áquario não dão um pressão tão boa assim...não pro óleo de diferencial, por exemplo, que é onde mais se sofre pra trocar...
Pardini, o Luis Arato teve este problema a pouco tempo e relatou por aqui, creio que ele usou o prisioneiro da F-1000, mas ele vai poder confirmar.
Macpar ja troquei um prisioneiro traseiro da XJ, é muito facil, tira o toco do velho mede o comprimento dum bom e vai numa autopeça comprar um, nao esquece de levar a porca!!!
Falei de bomba de vacuo e resolvi trocar o ATF da DH, a bomba de aquario nao funciona porque ela tem que estar cheia pra funcionar; o sistema à vacuo é o unico que vai sugar o oleo nestas condiçoes. Leo nao aconselho tentar tirar oleo do dif com esta bomba, nem o oleo do carter quente sai em tempo razoavel, como a mangueira é muito fina pra passar pelo tubo da vareta, a vazao é muito pequena. haja paciencia!!!
O meu sistema caseiro é uma simples copia do que existe no posto, aqueles com uma redoma de vidro. O que eu fiz foi passar num tecnico de refrigeraçao e comprar um compressor que na verdade era um "core" ou seja o cara ia vender pro recondicionador por R$10, na base de troca. Claro que eu pedi um menos ruim, e acreditem parece que é zero.
toda essa armaçao pra tirar o oleo me lembra a piada (velha mas boa): pintar a carroça é facil, o fod@ é empapelar o burro!!!