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[Projeto] Cherokee SPORT 97 lift 7" + 35"

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  • 24/10/2014, 00:09
    TFelipe
    1 Anexo(s)
    Hoje tirei o eixo traseiro totalmente fora! retirar o cabo do freio de mão deu um trabalho danado, tive que desmontar quase todo sistema de freios para conseguir soltar o cabo! agora decidi que vou mandar o eixo para uma mecânica para acertar 100% a regulagem da C&P, e depois disso vou pintar o eixo.



    Também chegou a encomenda que faltava!

    Anexo 481372

    veio junto até coisas que não comprei :odedo: os dois terminais de direção a esquerda do adesivo da rubicon express eu não encomendei, e nem se quer sei qual a utilidade pois eles tem uma rosca femea de 12mm, me parece um tanto fraco para colocar no tie rod ou em qualquer outra coisa :pensativo:

    adesivos também não vai faltar, rubicon express, morris 4x4, summit racing, quadratec hehe



    esse final de semana acho que vai render um pouco mais :D
  • 28/10/2014, 00:18
    TFelipe
    4 Anexo(s)
    Hoje foi o dia do dana 30 sair, remover todos pivos foi um parto sem as ferramentas adequadas!


    Anexo 481891

    Os braços do 3-Link para prender o eixo dianteiro já estão encaminhados!
    Quero ver se essa semana consigo já trocar a coroa e pinhão do dana 30 pra já começar a montar o eixo de volta.



    Quero mudar também o sistema original de direção:

    sistema original "y", o tie rod fica preso junto ao drag link.
    Anexo 481894


    sistema novo, crossover:
    Anexo 481896
    Anexo 481895

    o drag link e o tie rod são separados e ficam fixos no munhão.




    O Motivo disso é que com tanto lift parece que o carro começa a perder a dirigibilidade e cria umas "vontades próprias" com o sistema de Y padrão, então já que estou com a mão na massa vou logo fazer esse sistema novo e mais reforçado que o original.
  • 29/10/2014, 21:16
    TFelipe
    4 Anexo(s)
    Hoje retirei os semi eixos dianteiros e comecei a mexer na coroa e pinhão dana30. decidi dar uma pausa no eixo traseiro e priorizar a dianteira pois nela podem ocorrer mais imprevistos e assim tenho mais tempo de resolver

    O eixo dianteiro no chão, pouco antes de tirar os semi eixos
    Anexo 482131


    Diferença no tamanho da coroa e pinhão original 3,73 (direita) e a nova 4,55 (esquerda). a imagem não mostra bem mas a diferença é brutal.
    Anexo 482122




    Hoje ainda limpei o eixo traseiro com thinner e passei uma demão de preto no eixo traseiro, só com essa primeira demão já deu outra cara ao eixo! ficou bonitão parece novo :D
    Anexo 482132 Anexo 482133
  • 30/10/2014, 12:22
    RuanEngel
    Bruta a Cherokee, estou acompanhando o tópico, vai ficar mais bruta ainda! Parabéns ! Estou pensando em comprar uma como primeiro carro, se puder me dar uma ajuda no meu tópico, grato! Abraços!

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...ml#post2206296
  • 31/10/2014, 19:09
    TFelipe
    1 Anexo(s)
    Hoje foi o dia de trocar a Coroa do dana 30 dianteiro, para quem está em duvida, esse eixo de fato é High Pinion, reverse rotarion (pinhão alto e rotação reversa)

    Anexo 482273

    Mais tarde acabei levendo os 2 eixos desmontados em um fabricante local de tratores e equipamentos agrícolas (o mesmo que esta me ajudando a fazer os braços e tornear as roscas etc...) como ele tem experiencia em coroa e pinhão pedi para ele fazer o ajuste do backlash, pinion depth, preloads etc... infelizmente ele está com muito serviço e não sei se semana que vem vou conseguir já os 2 eixos de volta ... :/



    Hoje também começamos a soldar com MIG os subframes e o suporte para os terminais rotulares que prendem os braços ao chassis. Queria tirar fotos desse processo mas o celular ficou sem bateria, amanhã iremos continuar e posto algumas fotos :concordo:



    Alguem sabe se com MIG da pra soldar escapamento? e será que rola usar tubo simples com costura ou devo usar um tubo especial? vou ter que mudar um pouco o escapamento pois a saída dele depois do silenciador vai pegar no jumelo :(
  • 03/11/2014, 18:52
    FAPO
    Se for trocar os semi-eixos compra logo o melhor: Rcv Ultimate Dana 30 Cv Axles For Jeep Xj

    Citação:

    Postado originalmente por TFelipe Ver Post
    O eixo dianteiro no chão, pouco antes de tirar os semi eixos
    Anexo 482131

  • 03/11/2014, 19:50
    TFelipe
    2 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por FAPO Ver Post
    Se for trocar os semi-eixos compra logo o melhor: Rcv Ultimate Dana 30 Cv Axles For Jeep Xj

    Não vou trocar os semi eixos não! só quando quebrar os originais hehehe, só tive que desmontar eles para cosneguir tirar a coroa e pinhão!

    as imagens meio borradas mas ta valendo:

    Iniciando os cortes no suporte de fixaçao original dos braços inferiores:
    Anexo 482600

    Os 2 subframes novos e o crossmember original já pintado de azul:
    Anexo 482602


    Mandei os feixes de molas para arquear, adicionar uma lamina, e outro negocio para eliminar o ruido "nhec nhec". vai sair cerca de R$300,00
  • 10/11/2014, 19:55
    TFelipe
    3 Anexo(s)
    Então, como o carro vai ficar cerca de 20cm mais alta e com o lift de 2" a linha de freio já ficava meio no limite era certo que teria que dar uma trabalhada nesse ponto. Não queria comparar o kit gringo com flexiveis extendidos porque estava $80,00. Então consegui achar uma solução por aqui mesmo:
    Na foto, o cabo pequeno é o flexivel original, e o maior é o flexivel da F1000. o da F1000 é cerca de 20cm maior e é plug and play, as duas conexões se encaixam, o único problema é que vou ter que fazer um ponto de fixação novo no chassis para prender ele.
    Anexo 483380


    Também consegui a solução para aquele tubo torto onde passava o oleo da transmissão para o radiador:
    Há quem troque o tubo inteiro mas é caro e tem um risco razoavelmente grande de chegar torto numa viagem tão longa (EUA), então optei pela solução tupiniquim mais uma vez, e o melhor, custou só uns R$20,00

    1. Cortei um trecho onde o tubo estava torto e adaptei uma mangueira com paredes de quase 5mm de grossura (se não me falha a memoria é a mangueira do canister do CORSA)
    Anexo 483381
    2. O Tubo entra SUPER justo no cano antigo, passei um pouco de vaselina nos tubos para conseguir coloca-los e depois fixei com abraçadeiras
    Anexo 483382

    Desta forma troquei esse trecho torto de aluminio por uma mangueira.
  • 10/11/2014, 20:07
    TFelipe
    3 Anexo(s)
    Os eixos continuam no mecanico para ajustar a regulagem da coroa e pinhão :(

    Enquanto isso já estou quase pronto com a fixação do subframe no lugar:

    Montando o crossmember de volta.
    Anexo 483383
    a transmissão continua rebaixada em 2,5cm (4,75mm da espessura da chapa do subframe novo + 20mm de um tubo retangular 20x50mm)

    Este Subframe fica preso no chassis com: 7 parafusos de 10mm no assoalho do carro. + 5 pontos de solda (os furos redondos que podem ser vistos na foto) + 2 parafusos de 10mm junto com o o crossmember e espaçador.

    Acho díficil tirar esse subframe do lugar uma vez que tiver preso hehehe.



    Também mandei arquear o feixe de molas traseiro e adicionar uma lamina para ganhar um pouco de altura. voltou de uma forma que parece novo :euforico:
    Anexo 483385
    Anexo 483386
  • 10/11/2014, 20:24
    TFelipe
    2 Anexo(s)
    Ah e pra finalizar, busquei os braços já para simular o movimento e tentar encontrar alguma possivel interferencia

    Anexo 483387
    Anexo 483388

    A Imagem engana fazem os braços parecerem pequenos mas cada um deles pesa cerca de 3,5kg SEM os terminais rotulares dourados.

    Uma das pontas ainda não esta acabada pois preciso ter o eixo de volta e medir o comprimento correto dos braços, tenho uns 10cm de sobra de tubo pelos meus calculos.




    Quanto ao subframe, já encontrei aluns problemas:
    1. furos oblongos que acabaram caindo fora do lugar e tive que oblongar ainda mais
    2. furação do chassis que caiu bem perto do suporte do extintor de incendio que impossibilita colocar o parafuso de cima para baixo
    3. faltou largura no subframe e tive que retirar uma rebarba de material da longarina original...

    Assim como vou encontrando esses problemas de projeto vou corrigindo no Solidworks para uma futura comercialização dos subframes :D possivelmente o primeiro Kit comercial de long arm do Brasil pois o povo aqui gosta mesmo é de fazer a gambiarra de fazer todo um subframe e todo um trabalho do cão para usar os braços de comprimento original e ainda paga carrissimo por isso pensando que vai ter uma "baita suspensão". Basta ler algumas horas sobre, short arm, long arm,3-link etc para descobrir que os dropped kits não são nem de perto tão eficiente quanto long arms (tão óbvio quanto 1+1 = 2)
  • 11/11/2014, 18:23
    TFelipe
    3 Anexo(s)
    Com os braços no lugar o negocio começa a tomar forma

    Anexo 483511
    Anexo 483512


    Também retirei a track bar e o suporte. essa barra vai para o lixo, vou tentar reaproveitar este suporte que prende a longarina e a bucha com que prende no eixo, vou cortar a barra original mais comprida (perto da marca com a fita crepe) e fazer uma rosca , depois vou então fazer uma drag bar nova (reta) e com regulagem de comprimento
    Anexo 483513
  • 12/11/2014, 13:51
    rogerio_zx
    TFelipe, se puder dar dicas da barra que pretente fazer, medidas, roscas e tal, te agradeceria de montão!!!
    Fiz um Lift de 3" bem ching ling (calço no eixo traseiro + calço mola dianteiro + prolongador amortecedor dianteiro + prolongador bieleta) e o carro ficou uma tremenda porcaria. Eu tinha quase um sedã de luxo e agora tenho uma tranqueira. Só não desfaço porque fica bonito pra caramba rsrsrss... agora o jeito é ir ajeitando o lift ching ling com peças decentes, que na maioria das vezes é gringa mesmo.
    A track bar eu comprei o adaptador porque além do carro ter ficado MUITO, mas MUITO ruim na frente, teve aquele lance de o eixo deslocado pra esquerda. E por incrivel que pareça o adaptador é exatamente na medida que falta para a barra ficar correta com o lift de 3", foi soltar o parafuso da barra e o eixo já deu uma escorregada e voltou pro lugar certo. e a diferença que ficou é exatamente o tamanha do adaptador. Mas mesmo assim não ficou booooooooommmmmmm na frente, melhorou uns 80%, mas ainda dá umas chacolhadas em desnível, buraco e tal.
    então acho que uma barra inteira diminuiria essa balançada, porque com o adaptador é mais uma peça pra sofrer força.
    Valeu!
    Tô acompanhando seu tópico, mesmo seu lift sendo num padrão infinitamente superior, dá pra aproveitar algumas dicas boas.
    abraço!
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