Powered by vBulletin

[Projeto] Cherokee SPORT 97 lift 7" + 35"

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 7 de 8 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 02/12/2014, 19:58
    TFelipe
    1 Anexo(s)
    @Juliano

deixa passar umas semanas, por enquanto tenho dó hehehe

Colocando o eixo no lugar:
    Anexo 485686

Houve um pequeno grande erro de cálculo no comprimento do Lower Control arm que aparece na foto, tive que tirar ele fora e agora estou encurtando ele para o eixo ir 20mm mais para tras :shock:

de qualquer forma mesmo sem os braços já esta com rodas dianteiras de volta no chão 8--)

amanhã tiro uma foto completa, com o novo sistema de direção também

Esqueci de mencionar, os rolamentos que prendem a caixa de satélite do dana 30 são de referencia 501349, consegui da SKF por R$50,00 cada
  • 11/12/2014, 17:47
    TFelipe
    4 Anexo(s)
    Demorei mas voltei,
    algumas fotos dela já de volta ao chão com o peso sobre as rodas :D :D

Anexo 486694
    Anexo 486695
    Anexo 486696

Inevitavelmente irei precisar de um estribo, entrar nela com os pneus 255/75 (~30") já está difícil pra caramba, com os pneus 35" vai piorar ainda mais!

a única coisa que falta na dianteira é fixar o upper control arm e terminar o sistema de direção que também esta sendo alterado:

Anexo 486697

Removi o sistema "Y" de direção original primeiramente porque os terminais de direção iriam ficar muito inclinados e estariam logo no limite de trabalho e depois porque o sistema em Y não funciona muito bem quando a suspensão trabalha em angulos muito grandes...
  • 11/12/2014, 18:02
    TFelipe
    6 Anexo(s)
    A Traseira já está no lugar mas ainda não está presa com os feixes de molas, amanhã eu tiro algumas fotos.

Hoje foi o dia de remover o carter do cambio automático para trocar o filtro.

Anexo 486702
    Anexo 486703
    Os imãs do fundo estavam extremamente cobertos de um pó de ferro! observem a diferença para o depois:

Anexo 486704
    o imã ficou quase metade do tamanho

Anexo 486705
    O Filtro novo e o filtro velho, o estranho é que o filtro velho ficou coberto por uma borra preta, mas como se o óleo é vermelho? :pensativo:

E por fim aproveitei para dar uma lixadinha e pintar por fora
    Anexo 486707

Anexo 486706

remover esse cárter não tem mistério, são uns 15 parafusos, o problema é esse tubo na lateral, ele liga em outro tubo que sobe até o cofre do motor, (este é o tubo da vareta de nível do óleo), esses 2 tubos se encaixam por pressão e com um O Ring, é super embuchado um dentro do outro! para conseguir separar estes 2 tubos tive que soltar o suporte da vareta de oleo no cofre do motor e remover tudo junto (o carter mais o tubo da vareta) o tubo fica preso por 1 único parafuso M13 dentro do cofre do motor, mas é num lugar bem sacana de tirar, demorei quase 30minutos para soltar o bendito, com tudo isso fora consegui girar as varetas e remover bem mais fácil...

a junta e o filtro juntos comprei na internet por 30 dólares, considerando que provavelmente isso não foi feito ainda no seu carro, é uma boa pedida, pode salvar muitas dilmas $$$

Ah, atenção ao remover o carter pois mesmo depois de sangrar todo óleo pelo bujão cerca de 1litro de óleo ainda fica dentro (eu levei um banho :chorandoderir:)
  • 12/12/2014, 10:46
    Rubens Linhalis
    Mandando muito bem! e ainda fazendo no quintal de casa! Show de bola! Parece ate tópico do forum gringo.. hehehe
  • 12/12/2014, 14:03
    TFelipe
    1 Anexo(s)
    Valeu Rubens! O carro to fazendo entre 2 pavilhões metálicos com ajuda de 1 empilhadeira e 1 mecânico da empresa hehe

Uma coisa intrigante: Na oficina onde fizeram a troca da coroa e pinhão tiveram que dar uma minima lixadinha em um dente da coroa.

Como troquei a relação original de 3.73:1 para 4.55:1 o diâmetro do pinhão ficou menor e para os dentes se encostarem isso acarreta em uma coroa mais espessa, o problema é que a coroa ficou tão espessa que o pino central da caixa de satélites não sai mais! fica raspando por um fio de cabelo conforme pode ser visto na foto.

Anexo 486779

Era necessário tirar o pino central para botar o C-Clip que prende os 2 semi-eixos.

Agora me pergunto, como fica no caso da relação 4.88:1 que também existe??? a coroa deve ser ainda mais espessa que essa que eu estou usando..
  • 12/12/2014, 18:35
    rogerio_zx
    TFelipe, não lembro se já comentei aqui lá no ínicio do tópico, mas teu trampo tá do carai!!!!!! E vc só com 23 anos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Show de bola!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Parabéns muleque!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
  • 13/12/2014, 09:50
    Pablo.pinto2007
    Citação:

Postado originalmente por TFelipe Ver Post
    Valeu Rubens! O carro to fazendo entre 2 pavilhões metálicos com ajuda de 1 empilhadeira e 1 mecânico da empresa hehe

Uma coisa intrigante: Na oficina onde fizeram a troca da coroa e pinhão tiveram que dar uma minima lixadinha em um dente da coroa.

Como troquei a relação original de 3.73:1 para 4.55:1 o diâmetro do pinhão ficou menor e para os dentes se encostarem isso acarreta em uma coroa mais espessa, o problema é que a coroa ficou tão espessa que o pino central da caixa de satélites não sai mais! fica raspando por um fio de cabelo conforme pode ser visto na foto.

Anexo 486779

Era necessário tirar o pino central para botar o C-Clip que prende os 2 semi-eixos.

Agora me pergunto, como fica no caso da relação 4.88:1 que também existe??? a coroa deve ser ainda mais espessa que essa que eu estou usando..

Eu acho que não vai mudar muita coisa a relação 4,88... pelo simples fato de que não se pode fabricar uma peça se ela não encaixa originalmente no seu lugar... o fato da coroa ter ficado mais espessa eu acho que tem a ver mais com a construção que a fábrica q a fez adotou para tal... pois pode-se ter um pinhão de mesmo diâmetro do original só que com mais ou menos dentes, ou seja, o que vai mesmo importar é o passe do dente (como chamamos)... eu acho q me fiz entender...

No caso dessa coroa aí, notamos que ela se torna bem reforçada...

Abraços e parabens pelos serviços!!!

Só uma dúvida... vc tirou o carter do câmbio... quanto de óleo vc teve que repor? Preciso fazer isso mas tô com medo de ter que passar muitos dias com a minha ZJ parado... pois no meu caso existe mais de um tipo de filtro e aí teria que tirar primeiro para saber qual é!!! (pelo menos pelas fotos foi o que pude observar)...

Pablo
  • 14/12/2014, 00:09
    TFelipe
    @Rogerio, valeu fera! já a anos tenho esse sonho de pegar um 4x4 e fazer uma transformação violenta, primeiro tive um vitara para trilhas mas esse tem suas limitações de espaço/motor/conforto então vendi ele pra pegar a cherokee e agora finalmente estou começando os trabalhos nela, é praticamente a realização de um sonho :D

@Pablo Consegui entender sim, faz sentido!! quanto a quantidade de óleo, a caixa da XJ é a "AW4", nela vai 7.8litros ao TOTAL, quando você sangra o óleo pelo bujão sai entre 3,5 e 4litros, e depois de tirar o cárter sai mais 1litro, o resto fica no conversor de torque, radiador etc... mas a ZJ usa uma transmissão diferente, se não me engano as v8 de 96 a 98 usam a transmissão 44RE e as 6cilindros usam a 42RE.

A Quantidade de óleo dessas transmissões 44RE/42RE deve ser diferente da AW4 da cherokee sport. também tens que verificar certo o tipo de óleo, pelo que lembro as ZJs devem usar óleo ATF3+ ou 4+ enquanto a transmissão da sport usa o dexron II/III ...
  • 14/12/2014, 18:33
    Juliano Nitsch
    Felipe, tem um jeito muito interessante e fácil de conseguir trocar todo o óleo do cambio ou a maioria dele, incluindo o conversor de torque. Talvez vc já saiba, mas vou expor aqui.

Depois de retirar o carter e limpar tudo, monte de volta, complete com óleo ate o nível indicado e com o tubo de retorno de óleo desconectado do cambio, de partida no motor com a alavanca na posição N, ate parar de sair óleo pelo tubo de retorno. Desligue o motor assim que parar de sair óleo. Complete com óleo novo e continue o procedimento. Repita o processo até o óleo sair limpo. Se não me engano o tubo de retorno é o traseiro. É fácil desconecta-lo.

Ate mais.
  • 22/12/2014, 00:54
    biriba
    Parabéns pelo projeto!
    Acompanhando e aprendendo.

Quanto à troca do filtro, também levei um banho quando retirei.kkkk
  • 15/04/2015, 11:15
    Eduardo Vieira
    TFelipe,

PARABENS!!!!

ha como me passar seus contatos para trocarmos algumas ideais?
    Estou pensando em fazer o mesmo projeto na minha XJ.

Valeu...!!!
  • 03/07/2015, 17:59
    TFelipe
    2 Anexo(s)
    Bah pessoal foi mal ai, a preguiça e a correria me impediram de ir atualizando o topico, segue algumas fotos dela hoje.Anexo 506415
    Anexo 506416

Terminei o lift de 7.5", instalei o snorkel e entrada de ar no capo, além disso essa semana botei os pneus 35" maxxis trepador, Hoje então ela mede 71cm da caixa de ar até o chão, realmente é preciso se jogar pra conseguir entrar dentro, preciso bolar alguma coisa pra facilitar...
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 7 de 8 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 09:49.