Postado originalmente por
RcPM
Depois de ler os "editoriais" escritos pelo nosso colega do MT, cheguei a uma conclusão: Vou trocar o JK por um corsa!!!
Explico o motivo do Corsa: Em 2011 depois de 10 dias ouvindo 2 donos de Defender 110 contando vantagem no radio, estavamos voltando de San Pedro de Atacama, na Ruta 51 encontramos um casal brasileiro de corsa viajando pela mesma estrada e todo mundo se divertiu imaginando como seria encarar o deserto de corsa. Pois bem, perto de San Antonio de Los Cobres caiu um diluvio nos Andes e como a estrada é conservada passando motoniveladora, vulga patrola, ficam os resaltos nas laterais da estrada e com aquela chuva descendo das montanhas aquilo virou um "rio" de mais ou menos 40cm de profundidade e aprox. 500m de comprimento.
Bom, como eram 2 Defender 110, 2 Troller, 1 Pajero Full, 1 SW4 (modelo antigo) e o mascote da turma era uma TR4, resolvemos passar.
Os dois metidos a besta das Defender foram na frente. A primeira pegou uma pedra mas passou, a outra ficou o caminho. Os outros carros passaram de boa. Quando eu terminei de puxar a 110 até uma parte seca, o cara da SW4 perguntou no radio: como será que o pessoal do Corsa vai fazer pra passar aqui e todo mundo caiu na gargalhada. Nisso o corsa passa pelo nosso comboio parado tentando fazer a 110 voltar a vida e o mineiro da TR4 falou no radio: Eu ia comprar uma Defender, mas agora vou comprar um Corsa. Depois dessa houve acho que houve um problema nos radios das 110, pois não ouvimos mais ninguém contando vantagem.
Já vi muita gente contando vantagem de Defender, Engesa, Band, Troller, CJ, WJ, TJ, JK, e no final é tudo papo furado.
Já vi gente preparando Troller por 6 meses e quebrar ponta de eixo forjada em 20min de trilha, já arrastei Defender com junta do cabeçote queimada por 250km, já vi JK estourando caixa por superaquecimento, Troller literalmente voando pedaço de caixa, Band quebrando caixa em passeio leve e o resumo é simples: o que quebra o carro não é a forma de construção, é cachaça. O povo toma uma, fica macho e quebra o carro e ainda sobra pros amigos tirar o sujeito da trilha ou arrastar até a proxima cidade no caso de expedições.
Segue minha opinião sobre os mais comentados nos "editoriais":
Defender - lenda urbana ou do mato se for o caso - desconfortável, ruim demais para viagens longas e uso diário, bom de trilhas médias. Precisa preparação para trilhas pesadas e se não tiver manutenção constante nos pontos de aterramento na primeira garoa vai deixar vc na mão. (se me derem um e eu não puder vender, não quero)
Band - Pesado, lento, velho, tem mal de Parkinson sem cura - só serve para ir buscar lenha no mato;
Troller - um caminhão de forte, como já foi dito aqui superdimensionado para aguentar porrada e aguenta mesmo - Ruim para uso diário urbano, apesar de cansativo, é extremamente confiável em expedições desde que a manutenção esteja em dia - o ultimo que presta é o o 3.0 2011 - Fuja de qualquer coisa depois disso - precisa de preparação para trilhas pesadas e pede manutenção constante.
JK - É um automóvel no dia-a-dia, perfeito para viagens, perfeito para trilhas leves e apenas precisa trocar pneus para isso. Ruim para expedições para a Argentina e Chile devido a autonomia. Como apenas a versão Sport é importada para o Brasil, tem a desvantagem de ter o Dana 30 na frente o que implica em gastos maiores no caso de preparação para trilha pesada. Os 2102 em diante são muito superiores aos anteriores por conta do conjunto motor+cambio e acabamento interno. O restante é igual do 2007.
Chega, escrevi demais, vou olhar no mercado livre pra ver se acho um Corsa 2010.