Postado originalmente por
RcPM
Abreu,
Eu sou bem conservador quanto a comprar carros no lançamento.
Infelizmente a confiabilidade dos motores diesel não é mais a mesma desde que se começou a enfiar eletrônica neles. Eu uso o T4 para viagens longas e sinceramente, gostaria de ver um motor diesel desses euro 5, de qualquer marca, rodando com diesel agricola (s-1800), mas isto é assunto para outro tópico.
Aqui o objetivo é comparar os 2 carros, então vou postar minhas opiniões (considerando T4 2015 vs Wrangler 2013):
Troller 2015 - Ninguém conhece, ninguém sabe das surpresas (boas e ruins) - Tudo o que foi dito até agora é opinião, achismo, empolgação, publicações na midia e diz-que-me-disse. Foi a mesma coisa quando lançaram o T4 2013 com motor 3.2, depois vieram as dores de cabeça. Se tiver dinheiro sobrando e mais carros na garagem, arrisca. Caso contrário, espera 1 ano para ver o que acontece.
Vi o carro na concessionária, olhei por dentro por fora, por baixo, sentei, liguei, desliguei e fui embora, convencido a continuar com o meu 2010. Nem o test drive tive interesse em fazer.
Consumo: Vantagem do Troller = tanque maior + consumo menor = Autonomia maior.
Acabamento: Vantagem do Wrangler - O item mencionado do limitador das portas, tem um objetivo e é assim desde sempre no Wrangler - Facilidade para remover as portas. Falando em remover portas, tirar as portas e a capota do Wrangler é trabalho de 20 minutos. o Troller novo nem capota mais tem e no antigo é um parto pra retirar e pior para montar. Alias as janelas de teto do novo Troller (no meu conceito teto solar abre) nem persiana tem. Vai ter que meter insufilm 0% naquilo ou pendurar cortinas. Outro item importante no acabamento: Olhe debaixo do paralama esquerdo traseiro. A Troller está vendendo como opcional o protetor para o tubo de combustível ????? Na primeira trilha vc arranca aquilo do lugar e terá sorte se não quebrar o tanque também. Este é um item que piorou muito nesta versão.
Cambio: O Wrangler é o meu primeiro carro com cambio automático, por falta de opção do manual disponivel no Brasil. Particularmente não gosto de cambio automático.
A relação do Wrangler original dos diferenciais 3,21: 1 realmente é longa, ainda mais se usar pneus maiores, mas acontece a mesma coisa no Troller se colocar pneus maiores, fica frouxo também.
Quanto a troca de marchas para cima, não é bem como vc descreve. Um dia eu sem notar mudei para manual no meu. O giro chegou no vermelho o a marcha não subiu. Uns dias depois resolvi fazer o teste. A marcha não sobe. Isso em 4x2 H.
em 4x4 reduzida vc estabelece a marcha mais alta que ele pode ir (por ex.: 3ª) ele não vai passar da 3 de jeito nenhum.
Test drive é uma coisa, usar o carro no dia-a-dia é outra.
Altura: A versão do Wrangler que vem para o Brasil é a mesma exportada para a Europa, portanto os parachoques realmente limitam os angulos. Coisa facil de resolver, basta trocar os parachoques.
O carpete do Wrangler é removível e lavável. Dá mais mão de obra mas limpa do mesmo jeito.
Peças: eu ainda não precisei de peças pro meu, mas se precisar, via DHL ou Fedex a peça chega aqui em 5 dias.
Eixos: Essa diferença do Dana 30 pro 44 é uma discussão antiga assim como eixo flutuante e semi-flutuante. Faz diferença apenas se vc usar pneus 37" e acima. Nesse caso os 44 também quebram, mesmo forjados. Depende muito da peça entre o pedal e o assento.
Fibra vs Lata - verdade - Fibra não amassa. Quanto a enferrujar, sem comentários.
Resumindo, to vendo que vc se apaixonou pelo Troller de novo assim como foi quando vc comprou o anterior.
Não vejo sentido em ficar criticando um ou outro carro, simplesmente pelo prazer de criticar. Vc vem aqui exaltando o Troller como se fosse a maior maravilha e todos sabemos que não é tudo isso, assim como o Wrangler. Os 2 são apenas carros com suas características e diferenças.