O cilindro e a chave de ignição – Parte 2
Bem, tenho uma fuga de corrente só de 0,02Ah, então isso não explicaria aquela bateria recente descarregada em tão pouco tempo. Fiquei por semanas olhando com frequência o indicador de carga na bateria: sempre verde, todo OK até hoje.
Naquela época não estava ainda muito acostumado com o carro, mas nas semanas seguintes percebi que as posições da chave dentro do cilindro de ignição estavam com folga e dava para retirar a chave mesmo na posição “Acessórios”. Não me surpreendi muito porque era lógico que este conjunto que girou cada dia por 15 anos devia estar bem usado.
É isso que devia ter acontecido naquela vez: provavelmente retirei a chave sem perceber na posição “Acessórios”, deixando o rádio ligado durante a noite toda. Desde então presto muita atenção em retirar a chave somente na posição “Off”. Meu medo é quando deixo o carro com um manobrista: neste caso prefiro retirar a faixada do rádio para diminuir os riscos.
Há pouco fiz uma trilha e passei por um trecho de estrada de barro ondulado que fez sacudir muito a coluna de direção, em tal ponto que... a chave caiu fora do cilindro de ignição, com o carro ligado e andando!?!
kkkkkk Essa ainda não tinha visto!
Sério: esse conjunto precisa ser trocado. Procurei na Web e me preparei a comprar um novo cilindro. A Dorman faz um bem legal (#924703) que vem com as chaves e que dá para personalizar para seu jogo de chaves originais. Deste jeito é só colocar o novo cilindro reconfigurado e continuar usando as mesmas chaves originais para ele e as portas. É muito fácil e prático. Olham o vídeo a seguir para saber como personalizar o cilindro.
https://www.youtube.com/watch?v=yntb_qGNzEA
Antes de encomendar o cilindro queria tirar uma dúvida, então peguei a segunda chave que estava como nova, coloquei no cilindro, girei ela na posição “ON” sem ligar o motor e tentei retirar ela. Fiz a mesma coisa na posição “Acessórios”. Ela não saiu. Muito bom!
O problema então não era no cilindro com os pinos desgastados mas na chave: era desgastada, não tanto na minha opinião, mas o suficiente para não travar mais dentro do cilindro.
Anexo 496392
Meu Cherokee é um 99 com muitas peças do modelo US 98 e não tinha certeza se a chave era codificada com um transponder embutido dentro da parte de plástico (Sentry key). Seguinte os sites US, os modelos US 99 (com a possibilidade de parte dos carros 98) são os primeiros a vir com chave codificada.
Tem várias fontes para saber se as chaves são codificadas:- pedindo na concessionária o relatório (Star Network) do carro dando o número do chassi, tem na linha GXX: “SENTRY KEY THEFT DETERRENT SYSTEM”;
- o centro da parte de plástico das chaves não codificadas é menos grosso, as com são da mesma espessura em toda a superfície;
- o plástico das originais não codificadas é preto, as com é cinza;
- colocando uma chave codificada dentro do cilindro na posição “On”, vai acender por alguns segundos uma luz amarela na parte de cima esquerda do painel (nos XJs mais recentes) mostrando um círculo barrado com uma chave dentro, indicando que o sistema está lendo o transponder da chave e reconhecendo ele quando apagar, destravando assim o sistema.
Anexo 496394
A minha tem, então encomendei uma virgem deste tipo. Custa 15 US$ cada na carlocksandkeys.com. As sem chip são bem mais baratas.
Anexo 496395
Quando chegou levei ela para um chaveiro para usinar os dentes. Depois disto precisa codificar o transponder dela, usando as duas chaves originais (NÃO FUNCIONA só com uma chave):
Se infelizmente tiverem só uma chave:- levar a nova chave na concessionária para codificar;
- levar a nova chave para um chaveiro que tem o aparelho para clonar a original;
- grudar a chave original na coluna de direção perto do cilindro e usar chaves não codificadas, enganando assim o sistema, mas qualquer ladrão que conseguir girar o contato vai poder ir embora com o carro. E se perder essa chave, vão ficar sem nada;
- desativar a central de segurança pedindo desprogramar o módulo que fica perto do cilindro por alguém. Tem alguns usuários do fórum que fazem isto e é também a solução quando a central der pau e não destrava mais mesmo com as chaves originais. A outra vantagem é que não vão mais ficar presos em um sistema exclusivo da concessionária, mas em contrapartida a segurança ficara menor com um sistema do comércio (se usar), menos difícil a burlar.
Para codificar uma nova chave com as duas originais:1– colocar a primeira chave na ignição e girar na posição “On” sem ligar o motor;
2– deixar ela pelo menos 5 seg. e menos de 15 seg.;
3– colocar em “Off” e retirar ela do cilindro;
4– dentro de 15 seg. colocar a segunda chave na ignição e girar na posição “On”;
5– após 10 seg. a luz amarela com a chave dentro do círculo barrado vai acender piscando e vai ter um único sinal sonoro, indicando que o sistema entrou em modo de programação;
6– girar a chave em “Off” e retirar ela dentro de 60 seg.;
7– colocar a nova chave a codificar na ignição e girar na posição “On”;
8– após aproximadamente 10 seg. vai ter um novo sinal sonoro e a luz amarela vai apagar;
9– esperar 5 seg. e girar a chave na posição “Off”.
Pronto. Podem codificar até oito chaves ao total por veículo usando o mesmo procedimento. Uma chave programada por um veículo não pode mais ser programada para um outro.
https://www.youtube.com/watch?v=ckMtPywqtl8
Pronto? Será? Nhêêê!! Não funcionou! :parede: Não consegui entrar no modo de programação. Tentei várias vezes, deixando um pouco mais ou um pouco menos tempo. Nada.
Procurei mais na Internet e achei um único artigo em um fórum US que dizia que este procedimento só funciona com Cherokee fabricado nos EUA. Como o meu não foi fabricado lá, faria sentido. Que m...! Mas por que habilitar este procedimento só lá?!? :freaking:
Bem, então estou agora com uma chave nova mas não programada, com utilidade quase zero. Se alguém conhecer um jeito com preço razoável para codificar essa chave, me interessa saber.