Pessoal coloquei na linha de combustível da Cheroka, uma válvula deretenção de 3/8". Utilizadas em linhas hidráulicas industriais, para teste de retorno da gasolina. Agora a vtra pega sempre de primeira. Alguem pode comentar!!!
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Pessoal coloquei na linha de combustível da Cheroka, uma válvula deretenção de 3/8". Utilizadas em linhas hidráulicas industriais, para teste de retorno da gasolina. Agora a vtra pega sempre de primeira. Alguem pode comentar!!!
Olá apicolis.
Quando troquei o óleo no cárter junto com o filtro, acho que saíram aproximadamente 5 litros, mas fiz um flush do sistema: enchi o cárter e desconectei a linha saindo do câmbio, liguei o motor alguns segundos até quase não sair mais óleo, desliguei, enchi, liguei novamente, assim várias vezes até o óleo sair mais claro. Usei mais que os 8 litros que contem o sistema. Se esvaziar só o cárter não vai trocar todo o óleo: sobra ~ a metade dentro do câmbio, dos radiadores e do conversor de torque.
Usei óleo sintética Pentosin (ATF1? Não me lembro), mas não vou usar novamente: não é necessário usar sintética e é muito caro. O bom deste óleo é que, na CT, desentupiu o sensor de posição da tração que funciona direto novamente: o óleo sintético é mais detergente que o mineral.
Ainda não mexi na transmissão, mas vou devido às raspas que encontrei dentro do filtro: funciona mas não confio nela para viagens de longa distância. Vou comprar um master rebuild kit, desmontar tudo e trocar todos os discos e juntas e provavelmente o conversor de torque que deve ser também contaminado. Não sei ainda se vou também trocar as três rodas livres (sprags).
Roberto, essa válvula tomou o papel do regulador de pressão que fica em cima da bomba, correto? Se pegar agora de primeira, parece ser uma solução viável. Nós dá mais informação sobre sua modificação, com fotos.
Caro Roberto, isso me interessa muito porque tenho o mesmo problema. Comprei a válvula de retenção. Pergunta: aonde voce instalou, na saída do tanque (para manter toda a linha pressurizada) ou na entrada da flauta dos bicos injetores ( e manter so a válvula pressurizada)? Grande abraço e obrigado!
Me corrigindo, instalar na saida do tanque ou na entrada da flauta dos bicos injetores (mantendo a pressao da FLAUTA)? Aproveitando, estou pensando em colocar um segundo filtro de combustivel, externo, logo na saida do tanque. Voce ja viu alguem fazer isso, seria eficiente para manter a saúde da válvula e dos bicos? Poderia impactar a pressão/vazao de combustível?
Obrigado.
Erg,
Bem, pelo que entendi vc drenou o oléo existente no cárter da transmissão, colocou alguns litros de óleo novo, abriu algum ponto da linha (que se conseguir uma foto me ajudaria), ligou o carro (precisou jogar no D?), esperou sair todo o fluido sujo até sair o limpo que acabara de colocar, depois disso que abriu o cárter, descartou o fluido remanescente todo novamente, fez a limpeza dos resíduos e trocou o filtro, e depois completou com óleo novo.
Pergunta: não corre risco de entrar ar na linha?
Abraço
Quase: a primeira parte é correta.
Drenei o óleo do cárter, desmontei ele, limpei, troquei o filtro, fechei e enchi de óleo. Como troquei também naquele momento os dois radiadores não queria que óleo sujo entrasse neles, então desconectei a linha que chega no primeiro, de arrefecimento (parte inferior), e liguei o motor. Coloquei nas diferentes posições (D, R, 3, etc.) para alimentar e limpar todos os caminhos no corpo de válvulas, isso até começar a não sair mais óleo. Neste momento desliguei logo o motor: a bomba está começando a bombear ar e para não deixar o CA funcionar a seco tem que desligar logo o motor. Não precisa abrir novamente o cárter, só encher ele com óleo novo pelo tubo no compartimento motor e depois disto recomeçar o procedimento, ligando o motor, colocando a alavanca nas diferentes posições, etc., isso até óleo limpo sair. O importante é não deixar o motor funcionando após o óleo parar de sair para não estragar o CA.
O óleo sai com bastante pressão (>200 psi): é o circuito com mais pressão no carro. Prever um balde de 10 litros para não sujar tudo ao redor.
Se não for trocar os radiadores é melhor desconectar no final da linha que volta para o CA, a traseira, assim você limpa também esses radiadores.
Tem razão: lendo novamente os artigos sobre o assunto, vejo que esqueci falar sobre este flush.
Amigos, as ZJ's mais antigas como a minha 94/95 já vinham com este filtro na linha, logo apos o tanque e de fácil manutenção.
OK Erg, entendias vou ter que comprar maos óleo, comprei 7 litros, mas acho que vou precisar de uns 11 ou 12 litros, o que acha?
Se você já sabe que vai usar o mesmo óleo as próximas vezes é melhor comprar de sobra, assim terá certeza poder fazer o flush completo.
Erg
Quero incrementar meu kit de ferramentas e comprar um torquímetro...estava vendo um de agulha mesmo, eles são precisos? Vc usa qual?
Abraço
Olá apicolis,
Comprei meus torquímetros pela Amazon, da marca americana CDI. São automáticos: não sei se são mais precisos que aqueles com agulha, mas acho que são mais práticos para usar e não pode ter erro de leitura, especialmente quando não dá para olhar de frente.
O único que comprei com agulha é aquele para fazer a precarga dos rolamentos do pinhão do diferencial, porque precisa ser deste tipo.
Abç